TBT #167 | O Corvo (2012, James McTeigue)

    O Corvo é um filme de 2012 que conta a história de Edgar Allan Poe. Enquanto precisa mudar completamente sua vida, Poe se vê como o suspeito número 1 em diversos casos de assassinato, o escritor então precisa se juntar à polícia a fim de descobrir quem está cometendo crimes inspirado em seus contos.

    Ainda que o filme aborde um dos detalhes mais importantes da vida do escritor, ele o faz de maneira respeitosa e nos leva por um filme tão poético quanto contundente.

    SINOPSE

    Na Baltimore do século XIX, um assassino está cometendo crimes inspirados nas apavorantes histórias do famoso escritor Edgar Allan Poe. O autor une forças com um detetive da polícia para evitar que seus contos se tornem realidade.

    ANÁLISE

    O Corvo

    “Em 7 de Outubro de 1849, Edgar Allan Poe foi encontrado quase morto em um parque em Baltimore, Maryland. Seus últimos dias de vida continuam sendo um mistério.”

    Com uma frase de abertura contundente, temos início com uma expectativa: Poe estará morto ao fim desta trama.

    Enquanto romantiza acerca dos últimos dias de vida de Poe, o diretor e o elenco encaminham essa trama e lançam Edgar Allan Poe (John Cusack) em uma viagem em direção ao que parece ser um dos maiores mistérios de sua vida, um assassino que se inspira em seus contos para cometer assassinatos.

    Como um suspense investigativo, O Corvo coloca John Cusack em uma das suas melhores atuações, fugindo de atuações mais cartunescas como em Conexão Mortal, Batalha dos Impérios e Obsessão.

    Enquanto presta uma homenagem ao trabalho da vida de Poe, o filme omite fatos como a adicção do escritor ao ópio, e escancara seu alcoolismo. O brilhantismo do filme se dá por meio de seu fator poético, louvando os aspectos mais obscuros da persona do escritor e sua depressão.

    VEREDITO

    O Corvo

    A ambientação do filme nos lança de cabeça à Baltimore do século XIX. Com Luke Evans, Alice Eve o filme nos apresenta as diversas interações que passarão a definir quem Poe é diante das dificuldades que ele irá enfrentar ao longo da trama.

    De maneira poética, o filme nos faz entender as dores e a vida que Poe levou enquanto nos aproximamos de seus últimos dias.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Confira o trailer do filme:

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    TBT #183 | Platoon (1986, Oliver Stone)

    Platoon, de Oliber Stone sem dúvida está na lista dos fãs de filmes de guerra. Veja nossa clássica indicação de TBT!

    CRÍTICA – Amor & Gelato (2022, Brandon Camp)

    Amor & Gelato é a nova aposta de filme de romance da Netflix. Baseado no livro homônimo de Jenna Evans, o longa é dirigido por Brandon Camp.

    Thor: Amor e Trovão | Conheça o elenco do filme

    Agora falta pouco para Thor: Amor e Trovão chegar aos cinemas! Confira neste artigo quem são os personagens e atores envolvidos na produção.

    CRÍTICA – O Apocalipse do Amor (2022, Hilal Saral)

    O Apocalipse do Amor é um filme turco dirigido pela diretora Hilal Saral. Veja o que achamos da produção de estreia da diretora turca.