TBT #179 | A Lenda (1985, Ridley Scott)

    Para os fãs mais jovens que veem Tom Cruise se arriscando em cenas de tirarem o folego na franquia Missão Impossível ou descobrindo o icônico piloto Pete “Maverick” Mitchel em Top Gun: Maverick, nem imagina que o astro hollywoodiano já atou em um filme de fantasia! A Lenda, apesar do fracasso de bilheteria, ajudou a pavimentar grandes franquias de fantasia conhecidas atualmente.

    O elenco é formado por Tom Cruise, Mia Sara, Tim Curry, David Bennent, Alice Playten, Billy Barty, Cork Hubbert e Annabelle Lanyon.

    SINOPSE

    Jack (Tom Cruise) é um jovem camponês que vive numa floresta mágica, repleta de seres fantásticos, como unicórnios e fadas. Num belo dia, Jack resolve levar a Princesa Lili (Mia Sara) para passear e ela acaba chamando a atenção do Senhor das Trevas (Tim Curry), um demônio cruel que planeja raptar a donzela e mergulhar o planeta numa era glacial. Os planos dessa criatura maléfica começam a se concretizar quando os goblins, à seu comando, capturam Lili. Jack irá correr contra o tempo, e com a ajuda de um elfo, uma fadas e dois anões, para salvar sua amada.

    ANÁLISE

    A Lenda é um conto de fadas com todos os pré-requisitos para uma boa história de fantasia: um jovem camponês que se torna herói, animais fantásticos, elfos, anões, goblins e um vilão demoníaco que captura uma linda princesa.

    O filme em si, do ponto de vista crítico, é um pouco lento em algumas partes e algumas das atuações são ruins. Mas para os dias de hoje onde o CGI toma grande parte de um longa, muitas vezes substituindo os próprios atores, este filme oferece através de maquiagem e iluminação momentos icônicos que ajudam a criar uma sensação mágica real e especial, a cinematografia é pura genialidade.

    Enquanto Ridley Scott estava assistindo The Rocky Horror Picture Show ele viu Tim Curry e achou que o ator seria ideal para interpretar o Senhor das Trevas porque Curry tinha experiência cinematográfica e teatral.

    A maquiagem de Tim Curry como Senhor das Trevas em A Lenda é considerada uma das imagens mais icônicas de todo o cinema de fantasia tamanha a transformação realizada; com exceção de Tom Cruise e Mia Sara, todos os atores principais passavam horas no processo de maquiagem. Cada pessoa precisava de três maquiadores trabalhando nelas por um tempo médio de três horas e meia gastas aplicando próteses.

    Curry teve que usar uma grande estrutura semelhante a um touro no topo de sua cabeça com chifres de fibra de vidro de um metro apoiados por um arnês sob a maquiagem. O desenho inicial dos chifres colocou uma tensão na parte de trás do pescoço do ator porque eles se estendiam para a frente e não para cima. A certa altura, o ator ficou muito impaciente e tirou a maquiagem muito rapidamente, machucando sua própria pele no processo. Com isso, Ridley Scott teve que filmar em torno do ator por uma semana como resultado.

    VEREDITO

    Definitivamente, A Lenda não é um filme perfeito; mas Tim Curry como o Senhor das Trevas é algo fora da curva dentro da produção e um marco na carreira do ator; assim como todo o trabalho de maquiagem realizado por Rob Bottin marcou a sétima arte.

    Se você é fã de produções como a trilogia O Hobbit, a trilogia O Senhor dos Anéis e séries como Game of Thrones e a vindoura O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, agradeça aos fracassos de filmes oitentistas como O Feitiço de Áquila (1985), Willow: Na Terra da Magia (1988) e claro A Lenda, por darem os primeiros passos para o que temos hoje.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Assista ao trailer original (sem legenda):

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    TBT #183 | Platoon (1986, Oliver Stone)

    Platoon, de Oliver Stone sem dúvida está na lista dos fãs de filmes de guerra. Veja nossa clássica indicação de TBT!

    CRÍTICA – Amor & Gelato (2022, Brandon Camp)

    Amor & Gelato é a nova aposta de filme de romance da Netflix. Baseado no livro homônimo de Jenna Evans, o longa é dirigido por Brandon Camp.

    Thor: Amor e Trovão | Conheça o elenco do filme

    Agora falta pouco para Thor: Amor e Trovão chegar aos cinemas! Confira neste artigo quem são os personagens e atores envolvidos na produção.

    CRÍTICA – O Apocalipse do Amor (2022, Hilal Saral)

    O Apocalipse do Amor é um filme turco dirigido pela diretora Hilal Saral. Veja o que achamos da produção de estreia da diretora turca.