TBT #274 | ‘Madrugada dos Mortos’ é de longe o melhor filme de Zack Snyder

    Madrugada dos Mortos‘ é o filme definitivo para amantes de zumbis. Como um remake do filme ‘O Despertar dos Mortos‘ de George Romero, acompanhamos um grupo de sobreviventes que se isolam em um shopping. Quando a situação escala ao ponto de ninguém poder confiar em ninguém, onde reside a humanidade?

    Com um grande elenco, Madrugada dos Mortos é dirigido por Zack Snyder e nos lança por uma das histórias de maior sentido já dirigidas por Snyder. Mesmo tendo ganhado uma continuação pela Netflix intitulada ‘Exército dos Mortos,’ podemos considerar o filme de 2004 como uma história standalone, que não precisa de uma continuação ou material de apoio. E assim como em todas histórias de zumbi, destruição desenfreada e muito sangue inegavelmente farão parte desta jornada.

    SINOPSE

    Depois de um mal transforma a maior parte da humanidade em zumbis sedentos de sangue, um pequeno grupo de sobreviventes encontra refúgio em um shopping center. É apenas uma questão de tempo até que os mortos-vivos cheguem, e a comida está acabando. Quando a eletricidade é cortada, o grupo precisa encontrar uma maneira de escapar das centenas de zumbis que tomam conta das ruas.

    ANÁLISE

    Madrugada dos Mortos

    Lançado em 2004, Madrugada dos Mortos foi o filme que lançou Snyder ao estrelato. Tendo colocando-o como um dos personagens centrais dos cinemas nos anos seguintes. Responsável por dirigir outros ótimos filmes como 300 (2006), Watchmen (2009) e Sucker Punch (2010), o diretor passou a desenvolver uma forma de fazer cinema.

    Ouso dizer que aqui, é onde o diretor vemos mais a vontade. Seja por contar uma história de sobrevivência de maneira experimental, o diretor mantém sempre no centro da trama as relações. Sem uso de câmera lenta, ou sequências megalomaníacas, aqui, vemos uma jornada pela sobrevivência.

    Com incríveis sequências de ação e linhas de diálogo potentes, Madrugada dos Mortos se mostra como um ótimo filme de terror/ação 20 anos depois de seu lançamento.

    O BOM, O MAL, O SOBREVIVENTE E O ZUMBI

    Madrugada dos Mortos

    Bem similar ao filme original, vemos aqui alguns dos instintos mais humanos entrando em ação: o instinto de sobrevivência, o de grupo e o de rebanho. Seja por aqueles já transformados e pelos que ainda não se tornaram zumbis, um ator é crucial para esta história. O que é humanidade quando esta não mais existe?

    E quando a conta não fecha? Será mesmo necessário abrir mão de tudo que acredita para sobreviver, independente de qual seja o custo? Talvez, sim. O filme parece brincar o tempo todo com a moralidade, mostrando que o mundo não é preto e branco como muitos o fazem parecer ser, ele possui diferentes tons de cinza, como a vida real. Em suma, este faz uso de um conceito ainda mais urgente.

    Sendo creditado por muitos como cinema de zumbi que viriam a se estabelecer nos anos que viriam a inundar o início dos anos 2000, Madrugada dos Mortos propõe ao gênero aspectos muito mais humanos.

    VEREDITO

    Seja por brincar com aspectos mais profundos da personalidade e moral, temos aqui, um ótimo estudo de personagens, verdadeiramente complexos e concisos. Trazendo de volta atores dos filmes originais como Tom Savini, Ken Foree e Scott Reiniger, vemos o compromisso de Snyder com a obra de George Romero e mais. Por meio de aspectos mais profundos de cada indivíduo, vemos que já não parece haver esperança.

    Snyder flerta com o real e o irreal, nos lança por uma jornada de descobertas de um mundo em que a humanidade não mais parece existir, nem mesmo nos vivos.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Madrugada dos Mortos está disponível no Prime Video. Confira o trailer do filme:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Filmes inspirados em eventos reais que você vai querer ver para acreditar

    Existem muitas opções disponíveis, mas selecionamos uma lista de 7 filmes inspirados em histórias verdadeiras e que valem a pena.

    TBT #280 | ‘Janela Indiscreta’ é um filme de suspense à frente de seu tempo

    Janela Indiscreta é estrelado por James Stewart e Grace Kelly e é um dos maiores filmes de suspense de seu tempo, brincando sempre com nossa perspectiva do real e irreal.

    Planeta dos Macacos: O Reinado | Conheça os personagens

    Planeta dos Macacos: O Reinado está disponível nos cinemas. Conheça os personagens principais dessa nova aventura!

    TBT #279 | ‘Família do Bagulho’ é comédia sobre absurdos que diverte

    Família do Bagulho diverte, e é o TBT dessa semana. O longa diverte e mostra o quão absurda a trama pode ser se encarada levemente.