TBT #268 | ‘A Mexicana’ entretém, prende e brilha com sua história

    ‘A Mexicana’ é um daqueles filmes de ação curiosos que nos levam por uma jornada misteriosa. Se assemelhando não apenas a um road movie em partes, mas à um dos mais divertidos trabalhos de Brad Pitt, Julia Roberts e James Gandolfini. Dirigido por Gore Verbinski (Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra, Piratas do Caribe: O Baú da Morte e Piratas do Caribe: No Fim do Mundo), acompanhamos a história de Jerry Welbach (Brad Pitt) um homem envolvido com a máfia por acidente que recebe um ultimato de seu chefe: ele deve viajar até o México e trazer de volta uma lendária pistola de valor inestimável. O outro ultimato vem de sua namorada, Samantha (Julia Roberts), ele deve se despedir do trabalho de gângster ou da relação dos dois.

    Com dois ultimatos que podem mudar sua vida para sempre, Jerry oarte em direção ao México, pois se ele não retornar aos Estados Unidos com a pistola, ele pode ser morto por seu chefe. O longa é ambientado na jornada de Jerry, Sam e de todas as lendas que giram em torno desta arma, da relação dos dois em como o mundo dos dois podem mudar para sempre de uma hora para outra.

    SINOPSE

    Juntos pela primeira vez, as super-estrelas Brad Pitt e Julia Roberts fazem uma viagem hilariante e cheia de ação, ao sul da fronteira, com James Gandolfini (Família Soprano), numa comédia romântica pecluiar, repleta de tiroteios e intrigas. Antes do desafortunado Jerry poder se reconciliar com Samantha, ele se vê obrigado a fazer mais uma viagem louca ao México para ir buscar uma pistola antiga e de valor inestimável a fim de saldar suas dívidas. A medida que as coisas começam a esquentar com o aparecimento de chefes de gangues e assassinos profissionais, a ação transborda com inesperadas voltas e reviravoltas.

    ANÁLISE

    A Mexicana

    ‘A Mexicana’ nos apresenta uma divertida aventura estrelada por dois dos mais promissores atores da Hollywood dos anos 90/2000. E antes mesmo de trabalharem juntos em Onze e um Segredo, Brad Pitt e Julia Roberts apresentam uma estranha conexão, e seus personagens o lançaram em uma aventura única. Que dirigida por Verbinski nos faz entender esse como um road movie perigosamente divertido.

    Conforme viaja pelas estradas dos Estados Unidos, vemos que os perigos podem se apresentar por indivíduos que colocam a vida dos personagens em risco, mas também da lendária pistola, cuja origem muitos acreditam ser diferentes do que ela realmente é: amaldiçoada.

    Com divertidas e curiosas sequências que colocam os espectadores o tempo todo à beira de seus assentos, somos lançados em um mundo em que não apenas a máfia, mas outros fatores parecem colocar Jerry em perigo. Tudo porque muitas parecem querer a lendária pistola que Jerry foi incumbido de buscar. Com interessantes dinâmicas que este que vos escreve pensou que nunca fossem funcionar, como as interações de James Gandolfini e de Julia Roberts, acompanhamos um mundo repleto de surpresas e perigo iminente que podem surgir de qualquer lugar.

    A Mexicana

    Algo neste filme vem de um momento além do que podemos compreender como o principal, tornando não apenas a trama da pistola, como da vida de Jerry como gângster ainda mais profundas. Implicando em um maior aprofundamento da trama, tanto do ponto de vista de Jerry quanto de Sam, quando são puxados para este mundo.

    VEREDITO

    Sem revelar maiores detalhes da história, preciso dizer que ‘A Mexicana’ é um filme que passou despercebido por mim por muitos anos, e talvez este tenha sido um dos maiores erros de assisti-lo hoje. Mesmo com uma enorme qualidade narrativa, detalhes relacionados a trama sendo por vezes datados, e preconceituosos como um falso misticismo incomodam, mas fazem parte desta dinâmica.

    Com uma história curiosa, divertida e repleta de minúcias, viajaremos por um mundo desconhecido, por uma história em que as dificuldades levarão nossos personagens por jornadas ainda não percorridas, sejam elas de violências ou de autodescobrimento.

    Nossa nota

    4,5 / 5,0

    Confira o trailer:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    TBT #273 | ‘Vida Bandida’ é uma comédia repleta de diversão e simpatia

    Vida Bandida acompanha a história de um grupo de ladrões de banco. Estrelado por Bruce Willis e Cate Blanchett.

    A saga olímpica no cinema: Uma jornada de superação e emoção

    Entre dramas, comédias e até mesmo criminais, a melhor maneira de se preparar para as Olimpíadas é conhecendo as melhores histórias da competição.

    Superman: Possíveis vilões do novo filme do Homem de Aço

    Superman ganhará um novo filme. Apesar de quase todo o elenco do filme ter sido anunciado, os vilões ainda são mantidos em segredo.

    TBT #272 | ‘O Exterminador do Futuro’ é terror desesperador e ação absoluta

    'O Exterminador do Futuro' foi criado como um temor em relação ao futuro. E se as máquinas dizimassem a humanidade e colocasse nossa única...