Início FILMES Crítica TBT #77 | Garotos de Programa (1991, Gus Van Sant)

TBT #77 | Garotos de Programa (1991, Gus Van Sant)

48
0
Garotos de Programa

Mesmo que Garotos de Programa faça sentido perante ao enredo do filme, ainda é uma tradução estranha para o título My Own Private Idaho, que é um nome perfeito por si só; além de não passar a ideia real do filme, essa tradução pode afastar quem não conhece a história.

Garotos de Programa acompanha a jornada de Mike Waters (River Phoenix) e Scott Favor (Keanu Reaves) que saem em jornada por Idaho a procura da mãe de Waters, mas acabam encontrando alguns obstáculos e se envolvem com prostituição e outros problemas.

Garotos de Programa

O filme trata literalmente de uma jornada e como os dois acabam se envolvendo cada vez mais durante ela. River e Reaves têm uma química incrível que facilmente faz o telespectador torcer para que ambos fiquem juntos, mesmo que essa seja uma temática secundária que o filme aborda, além dos personagens serem totalmente opostos entre si, suas ambições, suas origens.

A tradução literal do título diz muito sobre ele e sobre a jornada, “minha própria e pessoal Idaho”, um filme subjetivo e pessoal, pela busca dele mesmo. Mike busca compreender a si mesmo e por isso ele parte em busca de respostas. E você se conecta com ele e torce por ele.

Garotos de Programa

O filme se torna um pouco mais pesado quando você pesquisa sobre a vida de River Phoenix, um jovem ator extremamente experiente, mas que infelizmente teve sua vida interrompida. Phoenix morreu 2 anos após o lançamento do filme, de overdose, e essa perda é sentida por muitos até hoje, até para o próprio cinema em si. Joaquin Phoenix, seu irmão, citou ele algumas vezes nas premiações do início do ano, e você sente e se arrepia com ele.

Dizem que River, mesmo que talentoso, se sentia insatisfeito e não gostava muito de atuar e desse mundo; ele queria ser músico. Ele também foi um dos primeiros grandes nomes a se envolver no mundo vegano, este que seu irmão luta publicamente até hoje.

Garotos de Programa

Garotos de Programa foi um sucesso de crítica e de público em sua época, tendo uma média de 77 pontos no Metacritic e aprovação de 79% no Rotten Tomatoes.

O filme estreou no Festival de Veneza, trazendo o Leão de Ouro para o diretor Gus Van Sant e o prêmio de melhor ator para River. Também ganhou outros prêmios importantes no Festival de Toronto e no Independent Spirit Awards. Infelizmente, acabou sendo esnobado no Oscar.

Os personagens de River e Keanu acabaram sendo usados como inspiração para Banana Fish, um mangá LGBT da década de 80/90 que também ganhou uma adaptação em anime, que está disponível na Amazon Prime Video.

Nossa nota

Confira o trailer de Garotos de Programa:

 

Nota do publico
Obrigado pelo seu voto

No Brasil, o filme está disponível pela HBO GO.

E você, gosta do filme? Deixe sua avaliação e comentários. Lembre-se de conferir nossas indicações anteriores do TBT do Feededigno.

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Comentários