Início GAMES Crítica CRÍTICA – Asterix & Obelix: Slap them All! (2021, Microids)

CRÍTICA – Asterix & Obelix: Slap them All! (2021, Microids)

Asterix & Obelix: Slap them All! é um jogo do estilo Beat'em Up lançado pela francesa Microids para PC, Switch, PS4 e PS5, Xbox One e Series

Asterix & Obelix: Slap them All! é mais um jogo lançado pela Microids nesta reta final de 2021. Desenvolvido pela Mr. Nutz Studio, o game no estilo Beat’em Up traz a dupla gaulesa mais carismática dos quadrinhos para consoles e PC.

O novo jogo da franquia Asterix & Obelix está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4 (compatível com PS5) e Xbox One (compatível com os Xbox Series) desde o dia 2 de dezembro. O game ainda será lançado para PC e Mac no dia 7 deste mês. Confira nossa análise de Asterix & Obelix: Slap them All! para o Switch.

SINOPSE

O ano é 50 a.C. A Gália está inteiramente ocupada pelos romanos. Bem, não inteiramente… Um pequeno vilarejo de gauleses indomáveis ainda resiste aos invasores.

Tudo está desmoronando! Nossos dois heróis viajarão por todo o mundo para lutar contra o Império Romano em um jogo Beat’em Up de rolagem horizontal 2D, totalmente desenhado à mão e feito na mais pura tradição do gênero.

Inimigos e javalis terão que ser cautelosos! Asterix e Obelix estão de volta… E vai ser mais uma grande luta!

ANÁLISE DE ASTERIX & OBELIX: SLAP THEM ALL!

Quem tem acompanhado o Feededigno ultimamente reparou que analisamos jogos de franquias clássicas que fizeram parte da infância de muita gente. São os casos dos jogos The Smurfs: Mission Vileaf e Marsupilami: Hoobadventure. Bem, ambos são publicados pela Microids, e mesmo que os trabalhos sejam com desenvolvedoras diferentes, é sempre maravilhoso ver o cuidado gráfico, que é a assinatura dessa empresa francesa.

Asterix & Obelix é uma franquia histórica e respeitável. Por isso, o primeiro destaque dessa análise não poderia deixar de ser o visual desenhado à mão. Jogar Asterix & Obelix: Slap them All! é como folhear quadrinhos com interatividade. Ou ainda, é como assistir a desenhos clássicos que marcaram época e são relíquias atemporais.

O jogo de Beat’em Up em 2D em consoles e PC de última geração não é nenhum desperdício de hardware. Pelo contrário, a experiência é bastante fluida. São raríssimos os momentos em que ocorre uma leve perda de FPS por conta das dezenas de inimigos quebrando tudo em tela. Nada que comprometa a jogabilidade.

Os controles também são básicos, de modo que a gameplay é facilmente acessível a pessoas de diversas idades e com diferentes níveis de experiência em jogos do gênero. No entanto, é importante destacar que Asterix & Obelix: Slap them All! possui quatro dificuldades, mas já no “normal” ele é difícil – especialmente no modo solo.

Habilidades essenciais dos personagens

O comando mais básico no Nintendo Switch é o botão Y, com o qual você dá soco ao utilizar ambos personagens. Apertá-lo diversas vezes possibilita dar combos de hits. O botão R é o que faz com que os personagens se defendam.

Os demais ataques de Asterix & Obelix são especiais por requererem energia. Eles são similares, mas com diferenças que tornam a gameplay ainda mais estratégica. E isso é um ponto forte do jogo, pois dessa forma a diferença entre os personagens não se limita a skin.

O botão A faz com que ambos segurem os adversários. Asterix rodopia o inimigo até que você pressione A novamente para jogá-lo em linha reta até o lado oposto da tela, com uma mobilidade ágil. Por sua vez, Obelix fica segurando o oponente e, quando o arremessa, faz isso mais lentamente. Os milissegundos nos movimentos de ambos fazem toda diferença, especialmente jogando solo em uma situação caótica.

Asterix & Obelix: Slap them All! é um jogo do estilo Beat'em Up lançado pela francesa Microids para PC, Switch, PS4 e PS5, Xbox One e Series

O botão X também difere entre ambos. Ao segurá-lo com o personagem parado, Asterix sai rodopiando e batendo em todos até que você pare de apertar, ou que sua energia acabe. Se em movimento, ele dá um poderoso soco em quem estiver próximo. Obelix por sua vez alterna entre dois tipos de socos, estando parado ou em movimento.

Há ainda a possibilidade de realizar outros combos com os botões de ação, bem como correr em direção aos adversários se você colocar a alavanca ou o analógico para frente duas vezes seguidas. Essas são habilidade muito úteis e que gastam energia.

Asterix & Obelix: solo e multiplayer

A diversão é garantida em ambas modalidades. O que vai realmente diferenciar é o nível de desafio que você quer experienciar.

No modo solo, se faz necessário conhecer melhor todos os golpes e mesclá-los de modo mais cuidadoso, para não ficar sem energia em uma situação repleta de inimigos. Também é importante estudar a situação para alternar entre Asterix e Obelix (botão L), algo possível somente no modo solo, pois se um deles perder toda a vida, será preciso reiniciar a fase.

O modo multiplayer local também exige estratégia, mas num contexto de saber trabalhar bem em dupla. Para jogar com mais uma pessoa e ter uma boa dose de desafio, talvez seja interessante jogar pelo menos um nível acima do que estiver acostumado a jogar solo, pois após pegar o jeito, a experiência entre ambos modos de jogo se diferenciam pra valer, mesmo que seu co-op não esteja com a mesma fluência que você. E isso também é interessante em Asterix & Obelix: Slap them All!

Além do modo aventura, há também o freeplay com mini-games que também fazem parte da jornada principal, agregando ainda mais horas de diversão. É preciso concluir a aventura para poder jogar o freeplay mode.

VEREDITO

Asterix & Obelix: Slap them All! é muito divertido e desafiador em todos os modos de jogo. Um game feito com muita dedicação e fidelidade aos quadrinhos, capaz de oferecer uma experiência diferenciada no gênero Beat’em Up.

Com certeza merece ser jogado por fãs da franquia, de jogos com gráficos desenhados à mão e de porradaria desenfreada em 2D. Infelizmente para o público brasileiro Asterix & Obelix: Slap them All! não está disponível na Nintendo eShop do Brasil, sendo necessário comprar em moeda estrangeira nas lojas digitais dos Estados Unidos ou do Reino Unido.

Nossa nota

4,5 / 5,0

Assista ao trailer de Asterix & Obelix: Slap them All!

Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

Artigo anteriorCRÍTICA – Um Menino Chamado Natal (2021, Gil Kenan)
Próximo artigoCRÍTICA – Ataque dos Cães (2021, Jane Campion)
Jornalista pós-graduado em Jornalismo Digital, fã de Mr. Robot, Pokémon e com uma menção honrosa a 24 Horas, o seriado que me fez entrar no mundo de séries e filmes.