CRÍTICA – EA Sports UFC 5 (2023, Eletronic Arts)

    O ciclo de jogos de esportes ganha mais um título neste mês de outubro com mais uma adaptação para games assim com os já lançados EA Sports FC 24 para o futebol, o Madden NFL 24 para o futebol americano, F1 23 para a fórmula 1, MLB The Show 23 e agora chega o mais recente jogo para os fãs do octógono: EA Sports UFC 5

    O game é um jogo de esporte desenvolvido pela EA Vancouver e publicado pela Eletronic Arts sendo mais um capítulo da série EA Sports UFC. O jogo está sendo lançado momentaneamente para Playstation 5 e Xbox Series X/S com a possibilidade de um lançamento para PC no futuro. 

    O título foi lançado nas plataformas mencionadas em 27 de outubro com um acesso antecipado para os compradores na pré-venda de edição deluxe que tem inclusos os lutadores como Mike Tyson, Fedor Emelianenko, Muhammad Ali, Bruce Lee com mais 3 versões, Valentina Shevchenko além de reforços de XP e outros conjuntos e versões origens de lutadores inclusos no jogo. 

    SINOPSE

    EA SPORTS UFC 5 é o mais realista possível. Utilizando a renderização avançada do motor gráfico Frostbite, seus atletas favoritos agora possuem uma fidelidade visual sem precedentes aliada à fidelidade de reprodução dos ambientes, que farão a entrada deles no Octógono parecer um evento principal PPV. O novo sistema de impacto real dá vida à intensidade e estratégia de uma luta, porque cortes e golpes absorvidos podem afetar a mobilidade, a defesa, o vigor e muito mais. Se você receber muito dano, o médico vai avaliar se consegue continuar. 

    Para quem é fã da luta no chão, as finalizações sem interrupções fazem a luta agarrada ser mais fluida e realista do que nunca. E se você gosta de apreciar a luta, o novo Replay Cinemático de Nocaute captura a finalização da vitória em toda a sua glória. Atualizações do UFC 5 com conteúdo, recursos e desafios novos da Semana da Luta todo mês perto de eventos reais do UFC. 

    Além disso, o recurso Alter Ego oferece novas versões dos seus atletas favoritos todo mês para você jogar. Tenha em casa a nova evolução das lutas com o UFC 5.

    ANÁLISE

    EA Sports UFC 5

    Tratando-se de jogos de esportes, o realismo é um elemento que sempre é a  grande busca dos desenvolvedores em relação ao que de fato é experiência tanto para quem pratica ou gosta de acompanhar um esporte e, neste aspecto, UFC 5 consegue satisfazer. 

    O ponto negativo mais evidente a se ressaltar está relacionado a não ter melhorias em modos offline como o modo carreira que é sempre uma experiência mais fantasiosa do jogo, podendo ser o que mais se poderia passar as suas horas de jogo. Entretanto a falta de novidades o torna algo menos atrativo em toda a experiência como um todo. 

    As mecânicas de golpes não são tão diferentes em relação ao seu lançamento anterior, mas as melhorias em como elas funcionam é evidente tornando menos automatizado as combinações ganhando uma ótima fluidez. Sendo um jogo que tem um leque amplo de comandos a assistência para os jogadores iniciantes é um elemento que tem mais orientações tendo uma maior compreensão dos aspectos mecânicos do jogo. 

    Os visuais estão muito melhorados tanto nos aspectos físicos dos lutadores quanto em outros elementos evidentes como arena, lesões quem acontecem durante um combate e nas apresentações que ganham um destaque diferente com a melhoria da sonoridade de arena realizada nesta nova edição. 

    A experiência online também é um atrativo sendo possível jogar com um avatar criado pelo jogador em todas as categorias sendo que em cada é possível criar mais de um personagem com características diferentes. Desta forma é possível escolher entre estas categorias qual personagem deseja aumentar os atributos nos combates tendo disputas em torneios ( o que é o mais agradável) ou partidas aleatórias. 

    Existem diversos lutadores lendários da modalidade no elenco disponível de personagens jogáveis com a possibilidade de novos chegadas além da presença de outras lendas Muhammad Ali e Mike Tyson que são de modalidades diferentes sendo uma experiência divertida de realizar dream matchs como Anderson Silva vs Ali ou Mike Tyson vs Jon Jones

    O sistema de moedas do jogo também favorece os jogadores que não costumam comprar moedas com dinheiro real podendo adquiri-las através do modo contrato de lutas que são cenários com diversas dificuldades premiando com moedas que podem ser utilizadas na loja do jogo. 

    VEREDITO

    Com melhorias interessantes mas sem tantas novidades, UFC 5 é um jogo que pode agradar fãs do octógono que anseiam por um jogo da modalidade e podendo ser uma boa opção para jogadores que gostam de um gênero de ação diferente. 

    Nossa nota

    3,7 / 5,0

    Confira o trailer do game:

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    EU CURTO JOGO VÉIO #15 | ‘PaRappa The Rapper’ é aconchegante de um jeito muito especial 

    Ao longo dessa jornada chamada existência tive o prazer de ter contato com games desde um bom tempo na infância, indo desde o Atari,...

    Summer Game Fest 2024: Confira todos os anúncios e trailers do evento

    Summer Game Fest 2024 contou com grandes anúncios. Durante o evento foram mostrados games que serão lançados nos próximos meses.

    CRÍTICA: ‘Sand Land’ é diversão envelopada em história consciente

    Sand Land é uma das obras menos conhecidas de Akira Toriyama. A história gira em torno de Belzebub e sua improvável equipe. Confira!

    EU CURTO JOGO VÉIO #14 | ‘Mad Max’ voou baixo e se mostrou mais do que o esperado em 2015

    Mad Max foi lançado em 2015 para os consoles da época. Em uma jornada curiosamente divertida, o game cativou fãs por todo o mundo.