CRÍTICA: ‘Horizon Zero Dawn Remastered’ é o mesmo de sempre, com um visual muito mais bonito

    A era moderna de games entregou muitos títulos de RPG de ação que utilizam de um mundo aberto para que possamos abraçar cada detalhe deste universo e alguns até deixaram a sua marca, como no caso do jogo ‘Horizon Zero Dawn‘.

    Desenvolvido pela Guerrilla Games e publicado pela Sony Interactive como um exclusivo do Playstation no seu lançamento em 2017 recebeu muitos elogios, rendendo indicações e três anos depois uma versão para PC além da sequência Horizon Forbiden West e o spin-off Horizon Call of the Mountain.

    Em 31 de outubro de 2024 o jogo que deu início a franquia recebe uma versão remasterizada para Playstation 5 e PC, desenvolvido pela Nixxes Software cujo os trabalhos mais recentes foram a realização da portabilidade de alguns jogos para outras plataformas como os títulos da franquia Horizon.

    SINOPSE

    Em um futuro distante, dominado por máquinas colossais que vagam pela Terra, a natureza retomou as ruínas da nossa civilização esquecida, e pequenos grupos de sobreviventes se dividem em diferentes tribos. Empunhe o arco e a lança da Aloy, uma jovem caçadora de máquinas e exilada da tribo, que parte em busca da verdade sobre suas origens e o misterioso mundo que ela precisa salvar.

    Ao longo da jornada, Aloy encontrará tribos únicas, assentamentos cheios de vida, personagens peculiares e companheiros cativantes. Mas esse mundo aberto também é repleto de vida selvagem e perigo. Máquinas formidáveis, porém letais, patrulham a exuberante paisagem corrompida por uma força desconhecida.

    ANÁLISE

    Horizon Zero Dawn

    Sempre se discute muito a respeito da necessidade de um remaster, principalmente em um caso como este jogo que não é tão antigo a ponto de sentirmos uma diferença nítida na experiência e neste caso provavelmente veremos muitas opiniões positivas e negativas a respeito disso.

    Na minha perspectiva eu vejo muitas coisas positivas porque o trabalho realizado pela Nixxes fica centrado em torno de aprimoramentos visuais, com foco em tornar a experiência muito mais imersiva e tornar a experiência muito mais fluída quando se trata de jogabilidade.

    As melhorias visuais realmente se tornam muito evidentes assim que reencontramos os cenários deslumbrantes deste universo que ganham mais destaque com as melhorias em iluminação, com cores mais vibrantes e tornando os locais muito mais vívidos dando como o exemplo as mudanças de clima como a chuva ou neve.

    Horizon Zero Dawn

    Outro ponto que de fato é muito impressionante é a utilização das funções táteis do controle dual sense do Playstation 5, que fica notório ao exercer pressão de disparo com os diferentes arcos do jogo ou armas de fogo e isso torna a experiência um tanto mais divertida porque ganha um tom de imersão que afeta o seu comportamento ao escolher algum dos equipamentos.

    Em questão de narrativa todos os elementos do lançamento original são conservados, com melhorias na fluidez nos diálogos que realçam a expressão dos rostos e a emoção transmitida pelos personagens, o que particularmente torna essa revisitação a Horizon muito impressionante por ser uma das narrativas mais marcantes de sua geração de consoles.

    Horizon Zero Dawn

    Ainda sobre a narrativa acredito que para alguns jogadores que apenas tiveram contato com o jogo base e não fizeram a aquisição da edição completa, pode ser uma experiência interessante conhecer este remaster pela inclusão da expansão The Frozen Wilds, que praticamente é um outro jogo pelo tamanho do conteúdo incluso e os desdobramentos de história que ele proporciona.

    VEREDITO

    Para um jogador que já conhece tudo a respeito de Horizon Zero Dawn talvez não seja tão recompensador adquirir este remaster, mas se você é um entusiasta das melhorias tecnológicas e desempenho pode ser uma experiência muito gratificante jogar esta nova versão de um grande título como este.

    Nossa nota

    3,8 / 5,0

    Confira o trailer do game:

    Horizon Zero Dawn Remastered chegou ao PlayStation 5 e ao PC no dia 31 de outubro.

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Alan Wake 2’ é jogo do ano moral com história e gameplay imersiva

    Alan Wake 2 é um dos melhores e maiores jogos da franquia. Confira o que achamos do capítulo da franquia 13 anos depois.

    ‘LEGO Horizon Adventures’ é um jogo confortável e divertido

    Chegou para PlayStation 5, Nintendo Switch e PC via Steam e Epic Games Store, LEGO Horizon Adventures. Veja o que achamos!

    CRÍTICA: ‘The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom’ é jornada que a icônica princesa sempre mereceu

    Echoes of Wisdom é o respiro na franquia que coloca Zelda no controle da princesa mais icônica do mundo dos games.

    CRÍTICA: ‘Call of Duty: Black Ops 6’ é respiro narrativo em franquia já fatigada

    Call of Duty: Black Ops 6 representa um respiro à uma já longeva franquia. Acompanhando um mundo em que a balança de poder está prestes a mudar.