CRÍTICA – Madden NFL 23 (2022, EA Sports)

    Assim como no ano passado, neste ano também fomos agraciados pela EA Sports. Recebemos Madden NFL 23 para avaliação, o mais recente título da principal franquia de jogos de futebol americano.

    O game foi lançado no dia 19 de agosto de 2022 e está disponível para Xbox Series X e Series S, Xbox One, PlayStation 4, PlayStation 5 e PC. A versão que recebemos e que baseará nossa avaliação é a de PC.

    SINOPSE

    Trazendo novas maneiras de controlar seu impacto a cada decisão, Madden NFL 23 permite a você dar as cartas no modo Franchise com total liberdade e atualizações lógicas nas transações. Jogue até alcançar seu lugar nos livros de história em Face of the Franchise: The League e reúna o elenco mais poderoso de todo o Madden Ultimate Team.

    ANÁLISE DE MADDEN NFL 23

    O novo título da franquia presta uma significativa homenagem àquele que dá nome à mesma. A lenda do futebol americano John Madden faleceu no final do ano passado, mas construiu um legado gigante tanto como treinador, quanto como comentarista.

    Desde inúmeros comentários em alusão às célebres frases do ícone do esporte, Madden NFL 23 conta com um modo exclusivo chamado The Madden Legacy Game. Neste modo, podemos jogar com estrelas do passado e da atualidade no mesmo time, podendo escolher entre as lendas da AFC e da NFC neste embate épico.

    Um título, dois jogos

    Assim como ocorre normalmente em títulos lançados em épocas de transição de gerações em consoles, Madden NFL 23 possui diferenças consideráveis entre suas versões. Basicamente, temos um jogo para Xbox One, PlayStation 4 e PC, e outro bem mais robusto para Xbox Series X | S e PlayStation 5.

    As avaliações presentes nesta crítica serão pertinentes a versão “geração passada” do jogo, pois tivemos a oportunidade de jogá-lo no PC.

    Gráficos

    Muito em razão de não ser a versão mais robusta do jogo, a grande maioria dos ativos gráficos do jogo são muito semelhantes aos da versão 22, também avaliada aqui no Feededigno no ano passado.

    Desde as animações de pré-jogo e comemorações até os próprios modelos de jogadores, pouco se vê de mudanças significativas (se é que existem). No entanto, há de se dar destaque para o trabalho nos visuais dos estádios que, realmente, tiveram uma melhora perceptível, deixando-os muito mais realistas.

    Jogabilidade

    Infelizmente não pudemos usufruir dos novos recursos do FieldSENSE™, nova tecnologia da EA para captação e reprodução da movimentação dos jogadores e influências do ambiente no campo de jogo.

    Na versão que tivemos acesso, durante as partidas a sensação é que as características são basicamente as mesmas da versão do ano passado, até mesmo com as mesmas limitações de hitbox que tornam as animações de corrida e esbarrões menos orgânicas.

    Ainda que com essas limitações, o jogo se mantém fluido e bastante dinâmico. 

    Novos recursos e funções

    Além do já mencionado modo The Madden Legacy Game, Madden NFL 23 conta com adições de peso em seus modos de gerenciamento, seja no Franchise ou no Face of The Franchise.

    Apenas abrindo um parênteses para os que não são familiarizados, Franchise é o modo de jogo em que controlamos uma franquia durante todo o calendário. O Face of The Franchise é um “modo história”, onde assumimos o papel de um jogador que está tentando resgatar sua carreira após 4 anos de profissional sem tanto sucesso. Neste modo, o jogador recebe a chance de um contrato de um ano para tentar seu comeback em uma das 32 franquias da NFL.

    Independente da versão do jogo, nestes temos as funções de Free Agency, Tags de jogadores e motivações dos jogadores. Estas características dão uma nova camada aos principais modos do jogo, refinando o que já tinha sido acertado na edição do ano passado.

    Existem ainda algumas novas missões e atividades secundárias que podem ser escolhidas durante o modo Face of The Franchise que tornam a experiência mais rica, viva e palpável.

    VEREDITO

    Em minha primeira experiência com a versão para PC de Madden NFL 23, logo na data de seu lançamento, tive algumas decepções simplesmente porque o jogo não rodava com fluidez alguma.

    Muitos problemas de stutter e quedas de FPS constantes faziam com que o título ficasse praticamente injogável. Felizmente estes problemas foram rapidamente corrigidos e pude aproveitar a maioria das funções do jogo com plena fluidez. 

    Madden NFL 23, na versão de PC, assim como os títulos anteriores da franquia, apresenta algumas melhorias em relação ao seu predecessor, mas ainda bate nos mesmos problemas. Eu entendo não dedicar grandes esforços em um jogo que não é para a atual geração, mas com um valor de mais de R$ 200,00, eu esperava um pouco mais.

    Para fãs do esporte e também para players que buscam um game com muitas emoções, Madden NFL 23 é uma recomendação por ser realmente bastante divertido e variado em seus modos.

    Nossa nota

    3,5 / 5,0

    Confira o trailer de Madden NFL 23:

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    EU CURTO JOGO VÉIO #20 | ‘Grand Theft Auto: San Andreas’ foi um marco para a franquia

    GTA: San Andreas nos leva por caminhos inesperadamente divertidos e recompensadores. O game brilha em tudo que se propõe.

    PRIMEIRAS IMPRESSÕES – Beta Test de Valorant para os consoles

    Valorant ganhou um beta. O game para PC chegará em breve para PlayStation 5 e Xbox Series X/S. Confira o que achamos!

    Os jogos de roleta ao vivo mais populares em junho de 2024

    Jogos de roleta ao vivo em português se destacam no estudo mensal da KTO como os títulos mais populares da categoria.

    EU CURTO JOGO VÉIO #19 | Samurai Warriors 2: Empires utiliza a história para proporcionar batalhas incríveis

    Samurai Warriors 2: Empires é o segundo título do spin-off de sucesso. Lançado em 2007, confira nossa análise do game.