CRÍTICA – Monster Energy Supercross 5 (2022, Milestone S.R.L.)

    Tivemos neste dia 17 de março o primeiro lançamento do ano da desenvolvedora italiana Milestone S.R.L., Monster Energy Supercross 5. O estúdio é bastante conhecido por muitos jogos de motovelocidade, tanto de motocross como os MotoGP, além do Hot Wheels Unleashed, lançado em 2021.

    Monster Energy Supercross 5 está disponível para PC, PlayStation 4 e 5, XBOX One e Series X | S.

    SINOPSE

    A estrada para a fama nunca foi tão incrível! Ponha-se no lugar das maiores lendas do SX com todas as pistas oficiais, os pilotos e as motos da temporada 2021 do Monster Energy Supercross. O próximo campeão pode ser você!

    Segure firme o guidão da sua moto, pois um novo capítulo da série finalmente chegou. Experimente Monster Energy Supercross 5 – The Official Videogame e descubra o primor do supercross em ambiente fechado!

    ANÁLISE DE MONSTER ENERGY SUPERCROSS 5

    Antes de tudo, deixo claro que este foi o primeiro jogo da série Monster Energy Supercross que tive acesso, apesar de já ser o quinto da franquia. Portanto, minha análise vai ser do ponto de vista de alguém que não está acostumado ao estilo.

    Jogabilidade

    Dito isto, trago alguns pontos sobre a jogabilidade. Por ter como proposta simular uma competição de supercross, os aspectos físicos e mecânicos são bastante trabalhados e destacados.

    Desta forma, para alguém não experienciado no estilo, ainda que no modo fácil, apropriado segundo o jogo para quem não é íntimo do jogo, este é um game bastante complexo. Caí bastante e muitas vezes não consegui nem ser competitivo em corridas por não conseguir ter um domínio da moto.

    Mas entendo que apesar da minha incapacidade, o rigor da física e detalhamento mecânico são elementos que ornam bem a experiência para os fãs da série e são muito bem trabalhados.

    Ainda assim, ressalto o estranhamento em relação à inteligência artificial, que constantemente gera batidas e tombos, e consegue acelerações em pontos pouco prováveis.

    Simulação no aspecto sensorial

    Graficamente, temos um bom resultado entregue por Monster Energy Supercross 5. A ambientação dos estádios e os detalhamentos dos mesmos foi feito com rigor, permitindo cenas muito bonitas. A riqueza de detalhes das motos e dos pilotos também é um ponto alto.

    A trilha sonora é boa e conversa bastante com a temática, mas muitas vezes acaba abafada pelo barulho dos motores, o que é aceitável.

    Aqui comento um pouco sobre minha experiência, ressaltando que em alguns momentos me senti nauseado. Acredito que isso tenha acontecido pela frequência de saltos e curvas, aliados com o alto barulho de motores somado à música.

    Modos de jogo

    Uns dos maiores acertos de Monster Energy Supercross 5 são os modos carreira e multijogador. O modo carreira permite uma escalada em sua jornada pelo supercross, crescendo à medida que aprende e conquista novos melhoramentos.

    O modo multijogador, principalmente em sua opção local, permite uma diversão que, pelo que pesquisei, não era possível em edições anteriores. O modo de tela dividida permite boas disputas de uma maneira bem executada.

    VEREDITO

    Apesar da minha falta de familiaridade com o gênero, e dos problemas relatados, fiquei surpreso com a preocupação em criar uma simulação bem executada como em Monster Energy Supercross 5.

    Do ponto de vista do jogador, estes detalhes são bastante perceptíveis. No entanto, quando projetamos a experiência para os demais competidores na pista, a simulação perde alguns pontos.

    Pesquisando também as edições anteriores da franquia, pode-se perceber pouca evolução, permanecendo o grande destaque mesmo em relação ao modo local de multijogador.

    Apesar da minha experiência, consigo tranquilamente recomendar Monster Energy Supercross 5 para fãs do gênero, pois certamente já estão propensos ao alto som dos motores e às frequentes guinadas de câmera.

    Nossa nota

    3,5 / 5,0

    Confira o trailer de Monster Energy Supercross 5:

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Princess Peach: Showtime!’ traz ao palco principal quem sempre deveria ter estado

    Princess Peach: Showtime! coloca os holofotes em Peach e a colocam no palco principal de sua própria história. Confira o que achamos!

    CRÍTICA: ‘CorpoNation: The Sorting Process’ nos lança por mundo distópico, controlado pelas corporações

    CorpoNation: The Sorting Process é o mais novo game da Canteen e da Playtonic. O game nos faz pensar e diverte. Confira o que achamos!

    CRÍTICA: ‘A Ascensão do Ronin’ é uma ótima aventura samurai

    Samurais sempre foram personagens cativantes da cultura pop, marcando seu território no mundo dos games com diversas produções que se tornaram clássicos ao longo...

    EU CURTO JOGO VÉIO #5 | ‘Jackie Chan Stuntmaster’ era ação incessante e divertida no PS1

    Jackie Chand Stuntmaster foi um marco para mim no mundo dos games e merece ser revisitado. Confira o que achamos do game.