Início GAMES Crítica CRÍTICA – Pokémon Unite (2021, Nintendo Switch)

CRÍTICA – Pokémon Unite (2021, Nintendo Switch)

Saiba tudo sobre Pokémon Unite, primeiro MOBA da franquia, lançado primeiramente para Nintendo Switch, tendo como atrativo o mítico Zeraora

O primeiro Multiplayer Online Battle Arena (MOBA) de Pokémon chegou primeiro para o Nintendo Switch. Lançado neste 21 de julho para o console híbrido da Nintendo, Pokémon Unite futuramente será lançado também para dispositivos móveis.

O MOBA de Pokémon está disponível gratuitamente na Nintendo e-Shop e não é preciso ser assinante do serviço Nintendo Switch Online para jogar o multiplayer via internet.

Esqueça quase tudo o que você está acostumado sobre a franquia, pois Pokémon Unite é algo inovador no universo dos monstrinhos de bolso.

SINOPSE

Junte-se a jogadores de todo o mundo rumo à Ilha de Aeos para competir em Unite Battles! Em Unite Battles, os treinadores se enfrentarão em batalhas de 5 contra 5 para ver quem consegue marcar mais pontos antes do tempo acabar.

Trabalhar em equipe é essencial para que você e seus amigos derrotem Pokémon selvagens, subam de nível, evoluam os seus parceiros Pokémon e derrotem os Pokémon do time oponente, impedindo que eles marquem pontos.

ANÁLISE DE POKÉMON UNITE

Cinco anos após o lançamento do inovador Pokémon GO, a The Pokémon Company acerta por ousar mais uma vez. O primeiro MOBA dos monstrinhos de bolso talvez não seja o melhor e mais completo jogo desse estilo, mas certamente tem tudo para garantir muita diversão e competitividade em um jogo altamente estratégico.

Jogos tipo MOBA até então não me atraíam, mas como sou fã de Pokémon fiquei empolgado com o game desde que foi anunciado. A espera foi recompensada!

Pokémon Unite apresenta muito bem as mecânicas inéditas no universo Pokémon. Os tutoriais obrigatórios para começar a jogar são simples, rápidos e fáceis de entender.

O storytelling do jogo te apresenta a Professora Phorus e seu assistente, Pesquisador Erbie, ao mesmo tempo em que os comandos e os recursos de Pokémon Unite são explicados dentro do contexto da Ilha de Aeos.

Após os tutoriais e a contextualização sobre a Ilha de Aeos, as Energias Aeos e as batalhas 5v5, Pokémon Unite ainda te apresenta uma série de possibilidades no jogo. Entre elas:

  • Licenças Unite, que são uma espécie de cartão que habilita um Pokémon a fazer parte do seu elenco;
  • Eventos em andamento;
  • Customização de avatar e de Pokémon;
  • Moedas e lojas;
  • Missões e recompensas;
  • Passe de batalha.

Jogabilidade de Pokémon Unite

Simplicidade é a marca do jogo. E isso é uma virtude.

A jogabilidade é fácil de se adaptar, o que deve se traduzir em uma boa experiência também em smartphones e tablets. Imagino que vá ser melhor ainda se você plugar um controle ao seu celular quando o jogo mobile for lançado, em setembro deste ano.

Saiba tudo sobre Pokémon Unite, primeiro MOBA da franquia, lançado primeiramente para Nintendo Switch, tendo como atrativo o mítico Zeraora

Atualmente existem 20 Pokémon jogáveis em Pokémon Unite. São eles:

  • Pikachu
  • Charizard
  • Machamp
  • Venusaur
  • Gengar
  • Mr. Mime
  • Slowbro
  • Snorlax
  • Wigglytuff
  • Absol
  • Lucario
  • Garchomp
  • Crustle
  • Greninja
  • Talonflame
  • Alolan Ninetales
  • Zeraora
  • Eldegoss
  • Cramorant
  • Cinderace

Apesar disso, a variedade no jogo é maior, pois há Pokémon como Aipom, Zapdos, Rotom e Ludicolo que fazem parte das arenas de batalha.

Embora haja Pokémon evoluídos na lista dos jogáveis, você inicia a partida com a forma básica do monstrinho (exceto o Pikachu, cuja primeira forma seria o Pichu). Portanto, se você escolhe o Charizard para participar da partida, você utilizará um Charmander e poderá evoluí-lo para Charmeleon e Charizard ao derrotar Pokémon selvagens, adversários e pontuar no jogo.

A mecânica de evolução é facilitada. Seu Pokémon evolui automaticamente quando atinge o nível necessário. Isso também é um ponto positivo que favorece a experiência portátil, tanto no Nintendo Switch, como possivelmente no futuro em dispositivos móveis.

Trabalho em equipe e foco em pontuar

O foco de Pokémon Unite é pontuar. Por mais que seja divertido atacar seus oponentes reais, o importante é derrotar os Pokémon selvagens, adversários e NPCs com mecânicas específicas para coletar as Energias Aeos.

Ao coletar as Energias Aeos, você deve procurar um dos cinco pontos específicos na arena para marcar os “gols”. O número de “gols” será a mesma quantia de energias que você coletou. Essa quantidade poderá ser multiplicada se você pontuar junto com companheiros de equipe ou alguma outra mecânica esteja ativa nesse ponto do mapa.

Mapa com todos os pontos de Remoat Stadium no Pokémon Unite
Clique na imagem para vê-la em alta resolução

Digo isso porque nesse dia de lançamento do jogo muitas pessoas estão focando em derrotar os Pokémon dos adversários e esquecendo de chegar às áreas para marcar pontos. Embora os tutoriais sejam fáceis de entender, eu acredito que essa postura de muitos jogadores se deva às mecânicas consolidadas historicamente pelos outros jogos da franquia.

Portanto, utilize um Pokémon com características ofensivas, parta para o ataque e desde já vá subindo de nível.

Classes, funções e dificuldade dos Pokémon

Atualmente são cinco classes de Pokémon no jogo:

  • Atacante (Attacker)
  • Velocista (Speedster)
  • Polivalente (All-Rounder)
  • Defensor (Defender)
  • Suporte (Supporter)

Cada classe possui características próprias e, por consequência, determinados status são superiores a outros. Pokémon atacantes, como Greninja, tem mais ataque e menos atributos de suporte, por exemplo.

Além disso, cada Pokémon tem uma característica própria de combate:

  • Melee, indicados para combate corpo a corpo;
  • Ranged, indicados para ataques distantes.

As classes são essenciais para determinar as funções que cada Pokémon deverá executar para que a estratégia da equipe seja vencedora em Pokémon Unite. Um exemplo disso é que é extremamente importante contar com pelo menos um atacante no 5v5, pois pontuar é o que te fará vencer nas Unite Battles.

Por sua vez, os níveis de dificuldade servem como “barreiras” que você deve superar para conquistar os Pokémon. À medida que você sobe de nível se torna possível obter Licenças Unite para liberá-los gratuitamente, mas algumas também podem ser compradas.

Missões e temporadas no Pokémon Unite

Atualmente é difícil encontrar jogos online que não sejam por temporada, ou ao menos tenham eventos periódicos.

Pokémon Unite é mais uma opção que oferece missões e temporadas como atrativos para aumentar a retenção dos jogadores e tornar a experiência mais desafiadora. Isso porque o jogo oferece também as batalhas ranqueadas, cujo ranking deve se atualizar a cada temporada.

Níveis disponíveis nas batalhas ranqueadas (Ranked Matches) de Pokémon Unite
Clique na imagem para vê-la em alta resolução

Embora ainda esteja disponível somente para o Nintendo Switch, Pokémon Unite já mostra que tem muito para oferecer para a comunidade. A começar pela possibilidade de conseguir Zeraora gratuitamente para o seu elenco até 31 de agosto de 2021.

Como conseguir Zeraora em Pokémon Unite

Para pegar Zeraora em Pokémon Unite tudo que você precisa fazer é logar no jogo! O prêmio é concedido automaticamente se você jogar pela primeira vez até 31/08/2021.

Apesar disso, acrescentá-lo à sua equipe não é automático. Você precisa reivindicá-lo nas mensagens do jogo que informam sobre o evento de lançamento.

Zeraora é um Pokémon especial de evento e está disponível até 31 de agosto de 2021 no Pokémon Unite

Zeraora é um Pokémon de nível Expert no jogo e possui ataques que encurtam a distância entre ele e os adversários. Acredite, você vai querer tê-lo no seu time!

Embora seja um presente especial limitado, desenvolvedores indicam que futuramente Zeraora será disponibilizado novamente em eventos. Então, se você não tem um Nintendo Switch para jogar Pokémon Unite, não se preocupe quanto a isso.

Confira nossa gameplay com o Zeraora:

VEREDITO

Com uma jogabilidade simples e tutoriais fáceis de entender as mecânicas deste inédito MOBA, Pokémon Unite chegou com diversos recursos que indicam que o jogo terá vida longa e constante atualização.

Fruto de uma uma parceria entre The Pokémon Company com GAME FREAK inc., Tencent e Nintendo, Pokémon Unite exige muita estratégia e trabalho em equipe dos jogadores. As missões e as temporadas tornam tudo mais interessante e tem tudo para fazer com que os treinadores tenham muitas e muitas horas de diversão.

A única ressalva que faço não é sobre o jogo, mas sobre a estratégia de lançamento. Lançar primeiro para o Nintendo Switch e só em setembro de 2021 para Android e iOS vai colocar os jogadores do console em níveis muito mais avançados que os de quem jogar via mobile.

Pokémon Unite será um jogo com cross-play e cross-save entre console e dispositivos móveis. Então, como as empresas vão tornar justa a disputa entre quem está jogando desde agora e quem só começará daqui a dois meses?

Eu espero que algum evento bonifique os jogadores mobile, para que Pokémon Unite possa oferecer uma experiência justa e agregadora a todo mundo. Isso certamente possibilitará vida longa ao primeiro MOBA de Pokémon.

Nossa nota

5,0 / 5,0

Assista ao trailer de Pokémon Unite:

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Artigo anteriorCRÍTICA – Os Ausentes (1ª temporada, 2021, HBO Max)
Próximo artigoCRÍTICA – Insecure (1ª temporada, 2016, HBO Max)
Jornalista pós-graduado em Jornalismo Digital, fã de Mr. Robot, Pokémon e com uma menção honrosa a 24 Horas, o seriado que me fez entrar no mundo de séries e filmes.