CRÍTICA – ‘Shin Megami Tensei V: Vengeance’ ouve os fãs trazendo diversas melhorias e mais!

    Shin Megami Tensei V foi lançado em 2021 apenas para o Nintendo Switch, porém em 14 de Junho de 2024 o game chegou para as demais plataformas, sendo elas o Xbox One, Xbox S/X, PC, Switch, Playstation 4 e PlayStation 5, porém agora com excelentes melhorias no jogo e com uma nova rota para você aproveitar por volta de mais 80 horas de gameplay.

    HISTÓRIA

    Nosso protagonista precisa decidir entre dois caminhos, sendo eles o caminho da criação e o caminho da vingança, o caminho da criação seria o jogo base, porém com todas as novas melhorias e o da vingança adiciona uma nova campanha.

    O jogo começa no final da aula do nosso protagonista, nós podemos nomear ele como quisermos e o professor comenta dos últimos casos estranhos acontecendo, pedindo para que os alunos tenham cuidado e formem grupos para irem embora. No caminho um acidente acontece e curioso em investigar o que está acontecendo, nosso protagonista começa a procurar mais sobre, porém um evento faz com que toda Tokyo mude para um local devastado e ao encontrar um NPC, podemos nos fundir a ele e assim juntos, teremos força para derrotar os demônios que estão vagando por ai no nosso mundo.

    Shin Megami Tensei

    Essa junção é chamada da Nahobino, seremos chamados assim ao longo da história toda e tudo isso acontece em mais ou menos 30 minutos de gameplay, então sim, é quase nada de informação se comparado as 160 horas que você terá pela frente explorando as duas campanhas.

    Shin Megami Tensei é um franquia que apresenta sempre uma narrativa pós apocalíptica e com tema bem moderno, fugindo um pouco dos JRPG’s convencionais com tema medieval e similares, foi isso esse estilo e tema que me cativaram quando conheci a franquia meses atrás, porém ela tem outras características apaixonantes também. Inclusive, é um JRPG ao estilo “Dungeon Crawler” e que apresenta elementos de Horror.

    Apesar de ambos os arcos começarem basicamente da mesma forma, o novo arco tem uma história mais cativante que o primeiro, porém ambas são excelentes histórias do meu ponto de vista, adoro como eles desenvolvem a trama ao longo do jogo. Para quem adquiriu a Deluxe, poderá aproveitar duas missões extras, podendo comprar a parte essas DLC’s na loja da sua plataforma escolhida também, caso não tenha pego a Deluxe.

    NOVIDADES

    Shin Megami Tensei

    A nova campanha acrescenta e muito no fator replay do jogo, mas além dela, temos novidades acrescentadas ao jogo base, novidades essas que segundo a Atlus, foram introduzidas após ouvirem diversos fãs do jogo. Então teremos novos demônios, local para descanso e conversar com esses demônios que fazem parte do nosso time, fazendo isso, você ganhará itens e experiência, para o demônio em si e para você. Falando em experiência, o limite de level anteriormente era 99 e agora é 150.

    No jogo base, não podíamos escolher as ações dos personagens convidados da party; porém, agora temos como fazer isso. Uma nova dinâmica na exploração melhorou muito a vida do jogo ao explorarmos. Shin Megami Tensei sempre teve um estilo bem tradicional no JRPG, mas também sempre tenta trazer um pouco da modernidade atual, que, ao meu ver, apresenta o melhor dos dois mundos. Para alguns, o jogo ainda estava muito lento em progressão, como os antigos títulos.

    Então, nessa nova adição, teremos alguns “trilhos” que podemos interagir e ir de um lado ao outro no mapa, fazendo com que a exploração seja mais satisfatória, permitindo que você alcance locais mais facilmente e de fato aproveite o mapa. Com essa adição, a de novos demônios, mais níveis e também a de um local para falar com seus demônios, já temos aqui novas possibilidades de experiência, sem depender tanto de ficar “grindando” durante a gameplay.

    Shin Megami Tensei

    Além disso, tivemos diversos outros pequenos balanceamentos no jogo, que são muito bem-vindos, e também os Mitamas, que são criaturas que podem te ajudar a conquistar mais dinheiro (chamados de Macca aqui no jogo), mais experiência e novos milagres. Eles aparecerão com mais frequência se você adquiriu a versão Deluxe. Esses carinhas podem ajudar muito quem já tinha jogado o game anteriormente e agora está refazendo tudo; é um belo adianto.

    Mas não se preocupe: apesar de ser um facilitador para quem precisa, você também pode selecionar níveis de dificuldade, caso queira se desafiar mais, e, ao completar o jogo uma vez em qualquer uma das rotas, você terá uma nova dificuldade adicionada ao jogo.

    Outra grande novidade, que me surpreendeu muito, é que agora teremos legendas em português do Brasil. Eu nunca achei que veria um Shin Megami Tensei com localização oficial. Fiquei feliz demais e, claro, parabenizo e agradeço à empresa por isso.

    Shin Megami Tensei

    Dessa forma, abrem-se portas para novos fãs conhecerem a saga e, além disso, outros jogos também receberam legendas. Até o momento, tivemos o remake de Persona 3, conhecido como Persona 3 Reload, um patch de tradução para Persona 5 Tatica e, também, o futuro grande jogo da série que chega ainda em 2024, Metaphor ReFantazio, que chegará com legendas em português do Brasil.

    Eu acho que é sim a volta da época dos JRPGs, e eu não poderia estar mais feliz. Eu apenas sonho com um patch de tradução para o Persona 5 Royal. Faz a boa para nós, Atlus e Sega, juro que nunca te pedi nada!

    Brincadeiras a parte, vamos continuar!

    QUAL SHIN MEGAMI TENSEI JOGAR PRIMEIRO?

    Shin Megami Tensei V: Vengeance, sim, estou recomendado o título mais atual e vou explicar, você não precisa jogar todos os jogos anteriores para entender o novo, já que cada história é particular e tendo poucas continuações diretas, além de que não existem apenas cinco jogos da franquia, pois além dos numerados, também temos diversos spin-off, o mais conhecido é Persona, que ficou tão famoso quanto sua série mãe. Citei ele apenas para dizer que vocês não devem cobrar que Shin Megami Tensei seja Persona e vice-versa, ambos tem propostas diferentes, apesar de terem semelhanças.

    Eu recomendo esse título, pois ele é o mais completo, com diversas melhorias, com tradução, não tem que jogar os anteriores para entender e também, vale a pena aproveitar para aprender tudo sobre sua mecânica nele. Esse é o título mais tranquilo para se jogar, ainda mais em português, pois esse JRPG é desafiador e você não vai passar dos bosses apenas atacando aleatoriamente.

    Falando de uma forma pessoal, eu decidi jogar alguns jogos famosos do gênero como Final Fantasy, os títulos antigos e um de cada título dos Pokémon, alias, Pokémon não foi o primeiro a trazer essa ideia de coleção de monstros, na real foi Shin Megami Tensei, mas pulando essa curiosidade, esses jogos que citei, eles são mais fáceis e quando comecei a procurar por algum JRPG mais desafiador, me deparei com Shin Megami e foi onde me apaixonei por criar diversas builds e aprender sobre seu sistema de batalha, que não é complexo, mas também não é super simples como usar qualquer ataque. Vale ressaltar, que o título ser desafiador, não quer dizer que seja impossível, com a nova adição de poder salvar em qualquer local, esse é o ato que mais recomendo, salvar é importante e vai te ajudar muito. Jogue do seu jeito e no seu tempo, aos poucos você dominara por completo a gameplay.

    JOGABILIDADE

    Já que puxei sobre combate, vamos conversar sobre sua jogabilidade. No básico, podemos nos mover para todas as direções, pular, correr, interagir com itens, NPC’s e demônios, além de podermos acessar os menus para configurarmos nossa equipe, realizar fusões de demônios e utilizar itens, isso você provavelmente já esperava, mas na movimentação do mapa, nos poderemos ver os demônios do mapa andando, recomendo fortemente que acertem eles com um ataque básico para levar vantagem e começar sempre no seu turno, acredite em mim, deixar que os demônios tenham chance de iniciar o turno, poderá te frustrar demais, já que todas as suas mecânicas de vantagens também são as mesmas deles.

    Explicando isso, nesse jogo, quando realizamos um critico ou até mesmo acertamos um fraqueza, por exemplo, usar ataque de fogo em um inimigo que tem fraqueza a fogo, isso nós dará uma excelente vantagem, conseguimos turnos extras e só essa brincadeira, pode decidir o rumo de uma partida, mas não é um mecânica exclusiva nossa, os demônios podem utilizar essas mesmas vantagens, acertando críticos e fraquezas suas e da sua equipe, você também pode alterar as fraquezas do seu protagonista equipando ele com armaduras diferentes, além de poder mudar o estilo de gameplay ao investir em magia, agilidade, tipos de armas e afins.

    E por fim, podemos interagir com os demônios para capturar eles, mas em vez de jogarmos um bolinha e torcer para dar tudo certo, nós devemos iniciar uma conversa e convencer eles a se juntarem a equipe, cada um tem uma particularidade, alguns vão te pedir coisas, te fazer perguntas confusas e afins, irritar eles, fará com que você perca o turno e eles te ataquem, assim como algum deles podem só pegar todos os seus presentes e ir embora para tomar um chá. Sim, um demônio já pegou todos os itens que me pediu e foi embora.

    É bem divertida essa parte, ainda mais em português, alguns diálogos causarão risadas bem sinceras e vale a pena ter novos demônios, fundir eles te dará um novo leque de ataque, você poderá ter demônios mais fortes e eu indico fortemente que não se apegue a eles, pois estará constantemente trocando sua build e testando coisas novas. Falo isso já tendo me apegado a alguns, sempre acontece no final das contas, todos eles tem histórias interessantes e claro, falando de demônios, anjos e afins, muitas das criaturas que vemos são inspiradas em diversas mitologias já conhecidas e eu acho isso sensacional.

    Devo avisar sobre a questão de religião, no começo do jogo ele te avisa que qualquer semelhança com pessoas, figuras e afins, são exatamente isso, apenas semelhanças, nada demais, é um jogo que pega elementos de diversos contos, locais, criaturas e implementa nele, é muito legal, então deixo o aviso para os mais religiosos, levarem o jogo como apenas um jogo e ir se divertir. Não adentrarei muito nesse assunto.

    NOVOS CONSOLES

    Com a chegada do jogo em consoles de última geração e computadores mais atuais, podemos rodar ele até em 4k 60fps, ou mesmo acima dos 60fps dependendo da resolução, eu tenho jogado em um notebook que tem tela FullHD, porém que alcança facilmente 150fps no jogo, para os curiosos que gostam de tech, assim como eu, esse notebook é equipado com GeForce Nvidia RTX3050 e Intel Core i5 11400h, não é um notebook baratinho, mas ainda sim está listado como os de entrada da linha de notebooks gamers, porém acredito que o foco seja o jogo, então vamos retomar.

    No Switch ainda teremos quedas de FPS, o que não surpreende e relatos de conhecidos, sobre pequenos momentos de quedas bruscas em consoles mais atuais, mas ainda sim, jogando eles, você terá uma qualidade de imagem linda e uma fluidez que é maravilhosamente bem-vinda.

    Alias, você não precisa de um console atual e nem de um computador muito robusto para rodar o jogo, na real, as especificações mínimas e recomendadas são bem honestas, diversos dispositivos conseguirão entregar bem o jogo, além de poder jogar ele em consoles como Xbox One, Switch e Playstation 4.

    DESIGN E TRILHA SONORA

    Galera, desde o game base isso aqui não é segredo, combinado? Shin Megami Tensei tem músicas fantásticas, tem horas que fico apenas ouvindo elas e também, não só nesse título, a série toda tem um design lindíssimo e sinceramente, que encanta muito.

    Acho os designs dos protagonistas e dos demônios muito bem trabalhados e que só me cativa mais e mais, essa mistura de JRPG com horror é bem única, no meu ponto de vista e acredito que no de muitos, tenho apenas elogios a essa parte do jogo.

    VEREDITO

    Devo dizer que ainda não zerei as duas campanhas, nós agradecemos a Sega pelo envio da chave de PC para essa review acontecer, recebi ela no dia do lançamento e estou jogando desde então, impossível correr para alcançar o final das duas campanhas e também diria que é um pecado, esse jogo é para ser aproveitado no seu tempo, com a build que você quiser, explorando cada ponto como preferir. É um JRPG que sabe trazer um estilo tradicional e ainda aproveitar uma modernização do título para agradar diversos jogadores, sendo eles antigos e novos fãs.

    De tudo que joguei e vi até o momento, vale a pena demais, porém preciso citar a situação do Switch e não estou falando de performance. Eu cheguei a comprar a edição base do jogo para meu Switch e com a notícia do relançamento, me animou demais em adquirir essa nova versão como uma DLC ou Expansão e isso não é possível, para jogadores de outras plataformas, vocês irão adquirir direto a versão mais completa pela primeira vez, mas para jogadores do Switch, provavelmente, você terá que recomprar o jogo, assim como eu o fiz.

    Sim, recebi essa chave para review, mas gostei bastante e acabei comprando uma edição física do Switch para jogar no console hibrido da Nintendo, então acredito que vale ponderar essa situação, já que o preço do jogo é cheio.

    Todas as adições são extremamente bem vindas, sejam em melhorias, ou na nova campanha, mas principalmente a de legendas em português do Brasil, finalmente estamos vendo mais jogos em nossa língua e isso é sim um fator de acessibilidade, mesmo que você saiba outras línguas, poder jogar no seu idioma nativo é com certeza muito mais confortável.

    É fã de JRPG? Shin Megami Tensei V: Vengeance deve estar na sua lista!

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Confira o trailer do game:

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    Os melhores jogos de cassino ao vivo

    Os jogos de cassino ao vivo vem ganhando destaque com as recentes regulamentações, proporcionando interação e entretenimento.

    Jogos de cassino com maiores chances de ganhar: Confira 5 games com alto RTP

    Este artigo apresenta, com base em informações de uma plataforma de cassino, jogos com alto RTP (Return to Player), ou Retorno ao Jogador.

    EU CURTO JOGO VÉIO #20 | ‘Grand Theft Auto: San Andreas’ foi um marco para a franquia

    GTA: San Andreas nos leva por caminhos inesperadamente divertidos e recompensadores. O game brilha em tudo que se propõe.

    PRIMEIRAS IMPRESSÕES – Beta Test de Valorant para os consoles

    Valorant ganhou um beta. O game para PC chegará em breve para PlayStation 5 e Xbox Series X/S. Confira o que achamos!