CRÍTICA – Persona 5: Tactica (2023, Atlus) 

    Os jogos Persona, um spin off da franquia Shin Megami Tensei, é um jogo conhecido para os fãs de RPG tendo diversos lançamentos e seus próprios spin-offs dentro de seu universo que teve início na década de 90 com Revelations: Persona.  O mais recente título da franquia é Persona 5 Tactica lançado em 17 de novembro para os consoles de antiga e nova geração Playstation 4, Playstation 5, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X/S e PC via Steam

    O jogo é um RPG de turnos tático single player desenvolvido pela P Studios, um braço de desenvolvimento da Atlus responsável pelos jogos da franquia Persona e publicado pela Sega. 

    SINOPSE

    Após um estranho incidente, os Ladrões-Fantasma entram em um mundo bizarro em que cidadãos vivem sob a opressão de um regime tirânico. Cercados por um grupo militar chamado Legionários, eles são resgatados de um grande perigo por Erina, uma misteriosa revolucionária que oferece uma oportunidade atraente em troca da ajuda deles. Qual é a verdade por trás de Erina e sua proposta aos Ladrões-Fantasma?

    Persona 5 Tactica apresenta uma história inédita, o retorno de personagens populares e novos aliados e inimigos. Junte-se ao grupo na liderança de uma revolução de emoções nesta eletrizante aventura de combate!

    Lidere uma revolução do coração em uma história inédita ambientada no universo emblemático de Persona. Reúna uma equipe espetacular de heróis para enfrentar inimigos perigosos em batalhas por turno emocionantes e derrote seus inimigos usando um arsenal de armas e acabe com eles com estilo!

    ANÁLISE

    Tactica

    Persona 5 Tactica  é um jogo que combina de forma divertida os elementos visuais de um cozy game com uma jogabilidade de um bom RPG tático com o toque especial que a franquia possui.

    Os aspectos visuais que sempre foram muito bonitos de Persona ganham um brilho diferente ao analisarmos a abordagem utilizada em Tactica. A estética dos personagens em estilo anime neste título é mantida como em toda a franquia, ganhando contornos mais elegantes abordando-os no formato chibi (um personagem pequeno) sendo capaz de ganhar o coração do jogador por sua fofura. 

    As animações das cutscenes e ataques dos turnos combinadas com os diálogos que ocorrem de acordo com o desenrolar da história são agradáveis por reforçar a faceta de role play que o gênero possui, dando fluência a jogabilidade em turnos. Desta forma este jogo torna-se uma excelente entrada para novos jogadores para a franquia e até mesmo para o gênero. 

    Tactica

    A dificuldade do jogo é desafiadora mesmo que por muitas vezes o jogador encontre o mesmo tipo de inimigo durante a jornada pela história podendo ser o ponto de monotonia em toda a experiência de jogar Persona 5 Tactica.

    A jogabilidade em turnos outra característica marcante da franquia fica interessante com outros elementos como as coberturas, algo que permite o bloqueio ou diminui a intensidade de ação tanto para o ataque quanto defesa. Sendo necessário utilizar estratégias diferentes para afastar o adversário da proteção ou encontrar um ângulo favorável para que seu ataque seja por arma ou persona tenha seu efeito máximo. 

    Ainda em aspectos estratégicos é possível conhecer o alcance e movimentação dos membros de sua equipe formada por três personagens, seus adversários e saber utilizar estas informações a favor do jogador é importante não apenas para o planejamento durante o seu turno de ataque, mas para posicionar seu time na defesa.

    Os ataques persona são o destaque que mais ressalta aos olhos quando se analisa a jogabilidade como um todo e cada peculiaridade em seus atributos é um fator que pode garantir uma vitória mais rápida, uma virada quando as coisas não parecem ir muito bem, proteger um aliado de um dano grave ou ser derrotado. 

    A história é interessante não deixando de ter os elementos relevantes que tornam a franquia persona um rpg tão agradável de se jogar sendo uma experiência que pode garantir boas horas de diversão e quebrar a cabeça para garantir a melhor estratégia para vencer seus confrontos. 

    VEREDITO

    Persona 5 Tactica é uma excelente opção para atrair um novo jogador que esteja interessado em conhecer o gênero de RPG tático e consegue agradar significativamente um jogador mais experiente por sua abordagem estética diferente e uma jogabilidade dinâmica. 

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Confira o trailer do game:

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Harold Halibut’ é aventura sci-fi stop-motion com narrativa profunda e envolvente

    Harold Halibut é uma aventura única. Em uma viagem ao desconhecido, somos lançados na história de Harold à bordo da Fedora, uma nave submersa.

    5 novos jogos de Nintendo Switch para toda a família explorar

    O Nintendo Switch dá as boas-vindas à primavera com seleção incrível de jogos casuais no portátil da Big N. Confira a lista!

    EU CURTO JOGO VÉIO #7 | ‘Congo’s Caper’ é platformer do SNES cheio de personalidade

    Congo's Caper é um game divertido e cheio de desafios. O game foi lançado em 1993 para o Super Nintendo e ganhou uma versão ocidental.

    CRÍTICA: ‘Raccoo Venture’ é platformer brasileiro divertido, que empolga

    Raccoo Venture é game indie Brasileiro que encanta por sua jogabilidade direto ao ponto e sua dificuldade enorme, acima de tudo.