CRÍTICA – Super Mombo Quest (2021, Orube Game Studio)

    Super Mombo Quest é o novo lançamento da empresa brasileira indie Orube Game Studio. O jogo de plataforma de precisão no estilo metroidvania foi lançado em 04 de novembro de 2021 para PC, Android/iOS e Nintendo Switch.

    A Orube é uma empresa fundada em 2017, situada atualmente em Niterói (RJ), que possui importantes distinções no mundo gamer. Entre elas: o jogo mobile Adventure Llama conta com mais de 2 milhões de downloads e foi premiado pelos editores do Google com o selo Editor’s Choice, além de ter sido eleito como um dos melhores jogos casuais de 2018 da Google Play Store.

    De acordo com a empresa, Super Mombo Quest será lançado para Xbox One e Series X | S ainda em 2021, sem data oficialmente definida. Por sua vez, o novo jogo só chegará para PlayStation 4 e 5 no começo de 2022. Confira nossa análise do game para Nintendo Switch.

    SINOPSE

    Super Mombo Quest é um jogo de plataforma de precisão no estilo metroidvania com clássicas mecânicas de arcade. Um jogo que mistura desafios de Super Meat Boy com a fofura de Kirby, com combates inspirados em Shovel Knight e Sonic.

    Seu objetivo é salvar as terras de Subrosa do temível Rei dos Pesadelos – mas primeiro, você precisará descobrir se realmente é o herói profetizado para evitar a destruição. Jogue contra inimigos perigosos e complete combos cada vez mais desafiadores.

    ANÁLISE DE SUPER MOMBO QUEST

    A sinopse oficial não mente: Super Mombo Quest é uma junção do que há de melhor nas mecânicas de clássicos atemporais como Sonic, Metroid e do sucesso indie Super Meat Boy – quanto a esse último, a similaridade é perceptível antes mesmo de jogar, pois o personagem Mombo é visivelmente inspirado no Meat Boy.

    A similaridade com Kirby fica principalmente por conta da pixel art e das cores vivas, além de personagens que remetem a elementos infantis. No entanto, é preciso mencionar novamente o Super Meat Boy, pois os personagens e alguns diálogos são levemente debochados, o que fica ainda melhor por se tratar de um jogo brasileiro com o português-BR disponível. Isso tudo remete ao exótico herói indie feito de carne e sua turma de personagens.

    O jogo começa com uma rápida contextualização sobre o vilão da história. Logo, o gato Tomé começa a interagir com o herói Mombo, e a jornada então se inicia.

    Super Mombo Quest é um jogo indie brasileiro desenvolvido pela Orube Game Studio que atualmente está disponível para PC, celulares e Nintendo Switch

    Os primeiros minutos do game apresentam um tutorial fluido para ensinar os comandos simples que farão parte da aventura. Assim como nos metroidvanias, as habilidades são aprendidas e logo utilizadas, mas aqui os desafios são explicitados para testar se você assimilou bem os comandos. No entanto, cedo na história já é possível notar ambientes ocultos nas fases, remetendo ainda mais a títulos como Metroid e cia.

    Além de simples, os comandos são ótimos a ponto de dar gosto de utilizar cada movimento do Mombo. É interessante notar detalhes bem trabalhados pela Orube, como a necessidade de acertar os inimigos com precisão. Caso você bata um pouco à frente ou atrás de um adversário, você perderá parte da sua vida. Embora não seja um jogo altamente complexo, acredite: não é difícil de ser penalizado com erros como esse.

    Super Mombo Quest transita muito bem entre as fontes das quais buscou referências para criar um título original. A necessidade de ir e vir, típica das explorações dos metroidvanias, é fluida em uma gameplay em que área por área do mapa apresenta uma nova fase com objetivos específicos. As fases são rápidas e com uma progressão natural de dificuldade.

    Super Mombo Quest é um jogo desenvolvido pela empresa brasileira independente Orube Game Studio, que misture elementos de arcade, metroidvania e plataforma para criar uma experiência única

    O jogo tem tudo para ter um ritmo alucinado, pois um dos objetivos das fases é emendar sequências de hits para conquistar o Mombo Combo. No entanto, a cadência de Super Mombo Quest é interessante porque também há espaço para voltarmos ao vilarejo, a fim de coletarmos recompensas por salvarmos animais (moradores locais) e aprimorarmos armamentos, habilidades e recursos do mapa.

    Ou seja, cada jogador(a) pode fazer sua gameplay como bem entender e aperfeiçoar os recursos que mais fizerem sentido para seu estilo de jogo.

    VEREDITO

    Super Mombo Quest mistura elementos de jogos clássicos de arcade, metroidvania e plataforma, para criar uma experiência única em termos de jogabilidade e visual. O novo jogo da Orube Game Studio é imperdível, especialmente se você é fã de jogos independentes, e um motivo de orgulho para o Brasil.

    Vida longa e muito sucesso aos jogos produzidos por empresas brasileiras!

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Assista à nossa gameplay comentada de Super Mombo Quest:

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Sker Ritual’ combina terror com muita ação

    Sker Ritual é um fps de terror repleto de ação. O game é o sucessor espiritual do game do mesmo estúdio Maid of Sker.

    EU CURTO JOGO VÉIO #8 | ‘The Darkness’ era uma escapada da rotina dos FPS

    The Darkness é um jogo FPS desenvolvido pela Starbreeze e publicado pela 2K, lançado em 2007 para PlayStation 3 e Xbox 360.

    Indie World: Confira todos os anúncios da conferência da Nintendo

    A Indie World chegou rapidinho e trouxe incríveis anúncios. O evento anunciou indies que chegarão ao Switch durante todo o ano.

    CRÍTICA: ‘Harold Halibut’ é aventura sci-fi stop-motion com narrativa profunda e envolvente

    Harold Halibut é uma aventura única. Em uma viagem ao desconhecido, somos lançados na história de Harold à bordo da Fedora, uma nave submersa.