EU CURTO JOGO VÉIO #15 | ‘PaRappa The Rapper’ é aconchegante de um jeito muito especial 

    Ao longo dessa jornada chamada existência tive o prazer de ter contato com games desde um bom tempo na infância, indo desde o Atari, Master System até o pouco lembrado Dreamcast. Na época do primeiro Playstation havia um disco muito semelhante a um vinil contendo uma boa quantidade demos para conhecer o console e entre eles estava o nosso jogo veio desta edição. ‘PaRappa The Rapper‘ é um jogo musical desenvolvido pela NanaOn-Sha criada pelo músico e desenvolvedor de jogos Masaya Matsuura, publicado pela Sony Interactive tendo sendo lançado inicialmente em dezembro de 1996 no Japão e posteriormente a outras regiões.

    O título foi um sucesso em seu lançamento rendendo uma sequência em 2002 para o Playstation 2. Em 2017 foi lançada a versão remaster de PaRappa The Rapper estando atualmente disponível na Playstation Store para os jogadores da recente geração de consoles.

    POST RELACIONADO

    EU CURTO JOGO VÉIO #14 | ‘Mad Max’ voou baixo e se mostrou mais do que o esperado em 2015

    EU CURTO JOGO VÉIO #13 | ‘Streets of Rage 2’ é um marco para o gênero de beat’em up!

    SINOPSE

    PaRappa the Rapper é um jogo de música original e sua história é sobre a jornada de PaRappa para conquistar o coração de Sunny Funny enquanto aprende com seus mestres do rap favoritos, como Chop Chop Master Onion, Instructor Mooselini e Cheap Cheap The Cooking Chicken.

    ANÁLISE

    PaRappa

    Depois de umas boas décadas e muitos consoles cada vez mais modernos, consegui a oportunidade de jogar PaRappa The Rapper por completo, mesmo que em sua versão remasterizada, o que considero um achado bem interessante enquanto navegava pela loja.

    No caso de PaRappa é uma experiência diferente de visitar um jogo que não tive a oportunidade de conhecer por completo, tornando-se um misto de algo novo porém um velho conhecido.

    É muito interessante que a escolha visual combinada com a proposta do jogo torna a experiência muito divertida, sendo nesse aspecto gráfico algo muito parecido com paper Mário e Born of Bread.

    Por ter jogado uma versão mais lapidada para os consoles atuais não acontece aquele natural estranhamento que ocorre ao jogar algo de uma geração anterior. Porém a nível de experiência foi possível ter algo semelhante ao seu lançamento original.

    Falando especificamente desta versão alguns elementos são incluídos na mecânica de jogabilidade, o mais evidente é a função de vibração sincronizada com o ritmo da música e os comandos dando um toque de modernidade muito interessante.
    Ele não é um jogo muito longo sendo uma excelente opção de passar o tempo quando se busca uma noite de jogatina mais leve e descontraída. As fases são divididas entre uma parte da história e um desafio musical que é necessário apertar os botões no momento certo para conseguir uma boa pontuação e seguir na história.

    Nesse ponto não é nada difícil realizar essa sequência de ações, permitindo a possibilidade aproveitar as músicas disponíveis no jogo que são bem divertidas e um verdadeiro chiclete à medida que vai conhecendo cada uma.

    Acredito que essa facilidade também esteja relacionada por ser indicado para um público mais infantil, inclusive a estética de PaRappa reforça isso. Mas apesar disso, é um jogo que um adulto consegue se divertir.

    É muito interessante em uma época anterior a jogos como Guitar Hero ou Just Dance que utiliza esse conceito de combinar notas com comandos, mesmo que seja de uma forma mais simplificada provavelmente pelo recorte tecnológico da época.
    Revisitar jogos assim da mesma forma que tantos outros é sempre uma experiência amorosa pela questão afetiva que eles carregam e, neste caso, uma oportunidade de ter contato com um jogo que não era fácil de se adquirir em sua época, mesmo que seja uma versão adaptada.

    VEREDITO

    PaRappa The Rapper é mais um achado do que exatamente um clássico dos games, com uma proposta diferenciada para a sua época, entretenimento excelente embalada em uma trilha sonora de música dançante e divertida.

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    Xbox Game Pass: Games para jogar de até 5 horas

    O Xbox Game Pass conta com diversos games divertidos. Mas trazemos aqui uma lista de games de até 5 horas para se divertir. Confira!

    Summer Game Fest 2024: Confira todos os anúncios e trailers do evento

    Summer Game Fest 2024 contou com grandes anúncios. Durante o evento foram mostrados games que serão lançados nos próximos meses.

    CRÍTICA: ‘Sand Land’ é diversão envelopada em história consciente

    Sand Land é uma das obras menos conhecidas de Akira Toriyama. A história gira em torno de Belzebub e sua improvável equipe. Confira!

    EU CURTO JOGO VÉIO #14 | ‘Mad Max’ voou baixo e se mostrou mais do que o esperado em 2015

    Mad Max foi lançado em 2015 para os consoles da época. Em uma jornada curiosamente divertida, o game cativou fãs por todo o mundo.