EU CURTO JOGO VÉIO #9 | ‘Paper Mario’ é o início incrível de uma franquia cheia de personalidade

    Paper Mario‘ é um dos RPGs da geração do Nintendo 64 mais marcantes para esse que vos escreve. Ao nos lançar por uma aventura com um visual diferente da linha tradicional, controlamos Mario e uma incrível party para impedir que Bowser consiga realizar seus atos maléficos após aprisionar as Star Spirits. Agora com um visual 2D que se assemelha a papel, ou seja, flat, o level design se faz brilhante e tudo parece ser pensado para que possamos avançar com habilidades bem específicas dos membros da nossa party.

    Com cerca de 20-30 horas de duração, o game nos lança por um mundo conhecido, mas com regras bem peculiares. Aqui, a mecânica do já tradicional muda e este se torna um RPG de aventura. Ou seja, todos os golpes, insígnias e poderes das estrelas importam para o nosso progresso.

    Ao longo da gameplay, vemos aqui algumas dinâmicas que mais tarde seriam replicadas e melhoradas em Paper Mario: The Thousand Year Door, lançado em 2004 para o GameCube.

    SINOPSE

    O Mario está em 2D, mas esta aventura é bem curiosa! Paper Mario combina ação em plataformas com missões em um RPG hilariante, cheia de personagens estranhos e desafios originais. Embarque em uma jornada épica através do Reino Cogumelo para libertar as Star Spirits aprisionadas por Bowser.

    Pelo caminho você enfrentará inimigos em fantásticas batalhas de turnos, formará equipe com parceiros com habilidades únicas e descobrirá minigames secretos.

    ANÁLISE

    Paper Mario

    Lançado em 2000 para o Nintendo 64, o game foi desenvolvido pela Intelligent Systems, subsidiária da Nintendo, responsável por desenvolver games fora da linha principal do Mario. O game não mergulha tanto nas mecânicas de RPG como em Super Mario RPG, lançado em 1996 para o SNES, mas faz uso de atributos bem interessantes para se tornar único.

    Trazendo de volta a franquia um elemento apresentado pela primeira vez em Super Mario Land 2: 6 Golden Coins, vemos aqui o retorno das estrelas.

    As estrelas aqui, tem um papel importante. De auxiliar Mario em sua jornada. Cada uma das 7 concedem buffs em Mario, sendo eles de ataque, de cura, aumento de FP e até mesmo ataca os inimigos.

    Paper Mario

    As 7 estrelas reunidas garantem a Mario uma vantagem contra Bowser no final desta história. Seja explorando todos os níveis que passamos, ou batendo em árvores derrotando inimigos e encontrando baús escondidos, aqui, o game nos permitirá encontrar insígnias que melhoram nossa party.

    E mais: com um sistema de nível interessantíssimo, podemos melhorar não apenas nosso HP, quanto nosso FP – flower points, o mesmo que MP – e também os slots para equipar insígnias.

    VARIEDADE DE GAMEPLAY E MUITAS POSSIBILIDADES

    Paper Mario

    Com a possibilidade de utilizar 8 diferentes parceiros na party, o game nos oferece a opção de escalar entre estes o que nos garante a melhor opção ofensiva de acordo com nossas estratégias de combate. Entre eles estão um goomba, dois koopas, uma bob-omb, uma boo e mais! Entre os itens, estão cogumelos de cura, itens para restaurar flower points e outros itens mais ofensivos. Mas um dos aspectos mais interessantes vem das insígnias equipadas, que garante aos membros da nossa party diferentes habilidades, além das já padrões de cada um deles, que possuem tradicionalmente um ataque normal, e outro especial que faz uso de FP.

    Desde o que podemos ver, até pelo level design, Paper Mario é um dos mais densos games da franquia Mario. Tendo sido lançada para três diferentes sistemas posteriormente ao seu lançamento original para o Nintendo 64, o game pôde ser jogado no Wii e no Wii U via Virtual Console. Já no Nintendo Switch, o game está disponível no Nintendo Switch Online. E aqui, eu ouso dizer que é a melhor experiência.

    Não só pelo save state que nos permite salvar o game fora de save points. Mas também pela qualidade gráfica, sem ruídos, mas com o visual original.

    Paper Mario

    Além dos encontros aleatórios e padrões em cada um dos níveis, nosso progresso e a melhoria da nossa party só depende de nós mesmos. Ao derrotar inimigos, Mario e seus parceiros coletam Star Points e ao reunir 100, podemos melhorar um dos três atributos principais: HP, FP e slots de insígnias.

    Pelo Reino do Cogumelo, nossas aventuras são tão incríveis e mais densas do que muitos games da franquia. Sendo até mesmo mais longo que games da linha principal do adorado encanador.

    VEREDITO

    Cerca de um mês antes do lançamento do remake de The Thousand-Year Door, resolvi revisitar um dos meus games favoritos da infância, Paper Mario. Me vi imerso e surpreso pelo tamanho da minha jornada e até chegar ao fim, vi como este mundo era mais brilhante do que me lembrava. Paper Mario é o incrível início de uma aventura que retornará aos consoles Nintendo em breve e está disponível no Nintendo Switch Online.

    Sendo este o ponto de partida para uma franquia inteiramente nova, ouso dizer que jogá-lo antes de sua continuação é essencial não apenas para entender as mecânicas, mas entender o que te espera em The Thousand-Year Door.

    Paper Mario diverte, encanta e te coloca não apenas no controle de Mario e uma incrível party, como também de Peach em algumas ocasiões. E que após ser feita refém fará de tudo para se libertar das garras do temível Rei Koopa.

    Paper Mario está disponível no Nintendo Switch Online.

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    EU CURTO JOGO VÉIO #29 | ‘Castlevania: Lords of Shadow’ é divertido e profundo hack’n slash

    Lords of Shadow marca o reboot da franquia Castlevania pela MercurySteam. O game nos põe no controle de Gabriel, enquanto muda sua história.

    CRÍTICA: ‘Until Dawn’ busca se atualizar para seguir em frente

    Nove anos depois de seu lançamento original, chegou a versão remake de Until Dawn para o PlayStation 5 e PC. Veja o que achamos!

    CRÍTICA: ‘Metaphor: Refantazio’ é game mais profundo, real e fantástico já feito pela Atlus

    Metaphor: Refantazio é um dos mais profundos e realistas games da Atlus, mesmo sendo ambientado em um mundo fantástico.

    PS5 Pro: Rumores e expectativas da nova versão do console

    O lançamento do PS5 Pro, está finalmente quase chegando; despertando grande expectativa entre os gamers com isso, novidades estão a caminho.