Noites Sombrias #123 | Jogos de terror para aproveitar o Halloween

    O Halloween é uma celebração que historiadores indicam ser inspiradas no Samhain da cultura celta, sendo modificado após a cristianização de seus países praticantes e atualmente é um feriado que celebra-se em todo o mundo. 

    Entre as grandes semelhanças entre a celebração original e a moderna o uso de fantasias para pedir de porta em porta alguma coisa seja uma doação para o Samhain, um bolo como um sinal de uma alma sendo livre do purgatório ou como atualmente as gostosuras e travessuras. 

    Na cultura pop o Halloween é celebrado através do universo do terror seja com uma boa maratona de filmes do gênero ou bons jogos e iremos deixar algumas dicas bem interessantes para aproveitar este momento. 

    Fatal Frame Mask of the Lunar Eclipse (2008 / 2023)

    Fatal Frame é um tipo de jogo que utiliza os aspectos sobrenaturais para causar um bom susto, sendo uma franquia que, para fãs de terror, é um clássico do universo dos games além de ser uma boa forma de conhecer essa história é começando por Mask of the Lunar Eclipse que acontece antes dos eventos do primeiro jogo. 

    A história é sobre o sequestro de cinco garotas na ilha de Rougetsu que são salvas pelo detetive Chōshiro Kirishima, mas alguns anos após este ocorrido duas delas morrem misteriosamente as três restantes Ruka Minazuki, Misaki Asō e Madoka Tsukimori retornam ao local para recuperar as memórias perdidas enquanto o detetive as segue para encontrar a mãe de Ruka. 

    Ele foi lançado originalmente em 2008 para Nintendo Wii e neste ano foi disponibilizado para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S | X e PC. 

    Sillent Hill 2 (2001)

    Passar por uma lista de jogos de terror e não citar um título de Silent Hill é praticamente um sacrilégio digno de uma passagem sem volta para a cidade da neblina e a escolha desta franquia é um dos seus jogos mais elogiados. 

    Sendo considerado um clássico do terror de sobrevivência seguindo um caminho oposto de Resident Evil que utilizava-se do apocalipse zumbi para ambientação do seu universo e Silent Hill sempre foi marcado pelos elementos sobrenaturais e as referências a demonologia que estão inseridos em seu universo. 

    Ele foi originalmente lançado para PlayStation 2 e Xbox no ano de 2001 mas ganhou uma versão para PlayStation 3, Xbox 360 e PC sendo já realizado um remake para a próxima geração de consoles com previsão para o ano de 2024. 

    A história é sobre o víuvo James Sunderland que recebe uma carta de Mary, sua esposa falecida anos antes pedindo para reencontra-la em Silent Hill e o protagonista ruma para a cidade sem imaginar o mundo sobrenatural que o espera.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Noites Sombrias #82 | Silent Hill, a cidade mais sombria dos games

    Scorn (2022)

    Essa dica não é só um desafio para quem tem uma alta tolerância ao terror, mas um estômago para cenas altamente violentas e perturbadoras. Portanto é bom estar preparado não apenas se tratando de gameplay, mas mentalmente também. 

    Scorn é um jogo de quebra-cabeças e sobrevivência desenvolvido pela Ebb Software sendo e foi lançado primeiramente para Xbox Series X | S e PC chegando posteriormente para o PlayStation 5 com classificação etária para maiores de 18.

    Ele não tem uma história linear sendo aberto a interpretação, mas o que realmente assusta e incomoda em joga-lo são os aspectos visuais inspirados nas obras de H.R. GigerZdzislaw sendo o personagem uma criatura sem pele que acorda em um mundo aterrador com poucas memórias. 

    The Dark Pictures Anthology: The Devil In Me

    Dark Pictures Anthology é um estilo de jogo direcionado a narrativa interativa sendo uma experiência diferente em relação a outros jogos do universo do terror sendo cada capítulo uma nova experiência em relação ao seu antecessor. 

    The Devil In Me assim como os seus antecessores pode ser jogado sozinho ou com um companheiro sendo a experiência cooperativa muito mais interessante garantindo uns bons sustos ao longo da jogatina. 

    O título foi lançado em 2022 para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X | S além de PC via Steam; sendo o capítulo que encerrou a primeira temporada de contos da franquia. 

    A história é sobre um grupo de realizadores de documentários que recebe um misterioso telefonema convidando-os para uma réplica moderna do “castelo da morte” do assassino em série de H. H. Holmes sendo uma boa oportunidade para realizar um trabalho de sucesso garantido.

    CRÍTICA – The Dark Pictures Anthology: The Devil in Me (2022, Bandai Namco)


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    EU CURTO JOGO VÉIO #20 | ‘Grand Theft Auto: San Andreas’ foi um marco para a franquia

    GTA: San Andreas nos leva por caminhos inesperadamente divertidos e recompensadores. O game brilha em tudo que se propõe.

    PRIMEIRAS IMPRESSÕES – Beta Test de Valorant para os consoles

    Valorant ganhou um beta. O game para PC chegará em breve para PlayStation 5 e Xbox Series X/S. Confira o que achamos!

    Os jogos de roleta ao vivo mais populares em junho de 2024

    Jogos de roleta ao vivo em português se destacam no estudo mensal da KTO como os títulos mais populares da categoria.

    EU CURTO JOGO VÉIO #19 | Samurai Warriors 2: Empires utiliza a história para proporcionar batalhas incríveis

    Samurai Warriors 2: Empires é o segundo título do spin-off de sucesso. Lançado em 2007, confira nossa análise do game.