Início GAMES The Witcher: Desenvolvedora dos games se recusa a pagar autor dos livros

The Witcher: Desenvolvedora dos games se recusa a pagar autor dos livros

174
0

A desenvolvedora dos games The Witcher, CD Projekt RED, disse ao autor original Andrzej Sapkowski que não lhe pagará mais dinheiro pelos direitos de seus livros.

Sapkowski exigiu milhões da CD Projekt RED depois de inicialmente vender os direitos para o desenvolvedor para uma quantia fixa, em vez de uma porcentagem sobre as vendas. O autor e sua equipe jurídica afirmam que esses direitos eram apenas para o primeiro jogo e, portanto, a desenvolvedora lhe deve dinheiro referente as sequências e expansões.

Em um aviso emitido a CD Projekt RED, ele exigiu 60 milhões de zlotys poloneses (mais de 16 milhões de dólares americanos) da desenvolvedora polonesa, alegando que é esperado entre 5% e 15% dos lucros dos jogos com base em seu trabalho.

Em comunicado oficial a CD Projekt RED se manifestou sobre a cobrança:

“Na opinião da Companhia, as exigências expressas no comunicado são infundadas em relação ao seu mérito, bem como o valor estipulado. 

A Companhia adquiriu legitimamente e legalmente direitos autorais sobre o trabalho do Sr. Andrzej Sapkowski, na medida em que é necessário para seu uso em jogos desenvolvidos pela Companhia. Todos os passivos a serem pagos pela Companhia em associação com eles foram devidamente pagos.

É da vontade da Companhia manter boas relações com os autores de obras que inspiraram as criações do CD PROJEKT RED. Consequentemente, a Diretoria fará um grande esforço para assegurar a resolução amigável dessa disputa; entretanto, qualquer resolução desse tipo deve respeitar as intenções previamente expressas de ambas as partes, bem como os contratos existentes.”

O escritório de advocacia, que representa Sapkowski, parece estar alegando que sua notificação não foi tomada de ânimo leve e que tem mais argumentos para reforçar suas reivindicações:

“A breve análise apresentada acima de forma alguma exaure o conjunto de argumentos e evidências em nossa posse. Estamos cientes do fato de que a alegação do Autor expressada não é um pedido típico e que exigir o pagamento de dezenas de milhões de Zlotys poloneses não é uma ocorrência cotidiana.

No entanto, queremos assegurar-lhe que o caso está em preparação há um bom tempo e que o Autor está plenamente ciente dos cenários que podem se desdobrar dependendo de suas ações. Ainda mais importante, tanto nós como o Autor estamos determinados e preparados para ver este assunto até uma conclusão bem-sucedida.”

Vale lembrar que Andrzej Sapkowski vendeu os direitos autorais de seus livros para a CD Projekt RED, por uma ninharia, antes mesmo do primeiro jogo The Witcher. Hoje a franquia conta com 3 games, sendo The Witcher 3: Wild Hunt um dos games mais premiados já feitos, que possui 2 expansões e 2 spin-offs (Gwent: The Witcher Card Game e o próximo lançamento Thronebreaker: The Witcher Tales).

Vamos aguardar os próximos capítulos dessa treta milionária!

Atualmente a franquia está sento adaptada para a TV com uma série original Netflix, onde teremos Henry Cavill dando vida ao nosso querido Geralt de Rívia.

Leia mais sobre The Witcher.

Comentários