Funko Pop: O guia definitivo para você começar sua coleção

    Pois bem, você finalmente decidiu começar a sua coleção de Funko Pops. Seja muito bem vindo ao maravilhoso mundo das miniaturas colecionáveis de vinil! Com o início desta jornada é natural que você esteja cheio de perguntas: “O que são? Por onde começar a minha coleção? Onde posso encontrá-los? Como posso exibi-los? Quais cuidados devo ter com a minha coleção?

    Pode ficar tranquilo que o Feededigno preparou um super guia com tudo que você precisa saber para começar a sua jornada de colecionador. E pra ficar ainda melhor vamos incluir aqui algumas dicas para você gerenciar, otimizar e manter a sua belíssima coleção em perfeito estado.

    Confira o nosso guia abaixo:

    1. Escolha um tema inicial

    Antes de comprar seu primeiro Pop, você deve se perguntar qual (ou quais) categoria mais te agrada. A nossa dica é que você comece colecionando miniaturas relacionadas a temas dos quais você seja fã. Aqui estão alguns exemplos: filmes da Marvel, Disney, astros dos esportes, ícones da música, personagens de games, etc. O céu é o limite!

    O site popvinyls.com apresenta a lista completa de todas as categorias (Series) existentes para os Funko Pops. São elas: Heroes, Marvel, Disney, Star Wars, Harry Potter, WWE, Television, Movies, Animation, Game of Thrones, Games, Rocks, Muppets, Sesame Street, Pets, Ad Icons, Sports, Rides, Books, Stan Lee, My Little Pony, Holiday, Freddy Funko, Pop Asia, DIY, Ugly Dolls, Pop the Vote, Conan O’Brien, Sanrio, Wreck it Ralph, Classics e Sci-Fi.

    Classificações de tamanho

    Para o colecionador iniciante, a diversidade de tamanhos dos colecionáveis podem assustar. No site oficial da Funko é possível conferir todas as variações e classificações com base no tamanho dos Pops. Em resumo:

    • Standard – São os Pops de tamanho padrão, possuindo por volta de 4 polegadas de altura (aproximadamente 10 cm);
    • Big-in-box – Compreende os Funko Pops que possuem em torno de 5 polegadas de altura (aproximadamente 13 cm). Esta é uma classificação “informal”, já que este colecionáveis são vendidos em caixas com as mesmas medidas dos de tamanho padrão;
    • Super – Este é o termo usado para indicar os colecionáveis com cerca de 6 polegadas de altura (em torno de 15 cm);
    • Jumbo – Classificação dada aos Pops com 10 polegadas de altura (por volta de 25 cm);
    • Mega – É a linha mais recente de tamanhos da Funko, com Pops chegando a 18 polegadas de altura (aproximadamente 45 cm).

    Variantes

    Além da versão padrão (mais conhecida como Vinyl), algumas coleções também possuem variantes. Dependendo da coleção e tipo da variante, o Pop pode vir com um adesivo indicativo na porção frontal da caixa: Comic Con Exclusive, Hot Topic Exclusive, Chase, Amazon Exclusive, etc.

    Confira as principais nomeclaturas abaixo:

    • Chase – São as variantes mais raras, muito procuradas por qualquer colecionador. Essas variantes normalmente possuem algum detalhe que difere da versão padrão: uma peça de roupa, acessório, cor, etc;
    • Flocked – São variantes que, em vez da textura lisa e usual de vinil, foram revestidas com uma textura macia e difusa;
    • Diamond/Glitter – São Pops que possuem um revestimento especial de glitter, adicionando mais brilho ao colecionável;
    • Glow in the dark – A princípio essa variante é muito semelhante a uma versão padrão do personagem, mas ela é revestida com um tinta especial que brilha no escuro. Alguns Pops são totalmente revestidos, enquanto outros brilham apenas em áreas específicas;
    • Metallic – Possuem uma pintura metálica e normalmente valem mais do que a versão original;
    • Chrome – Também possuem um acabamento metálico, porém com um aspecto polido (igual a um troféu);
    • Black light – São colecionáveis também revestidos com uma tinta que brilha no escuro, porém somente com a aplicação de luz negra sobre a peça;
    • 8-bit – São versões pixeladas dos colecionáveis, adicionando um aspecto mais “clássico” de jogos antigos.

    Vale lembrar que nem toda categoria de Funko Pop irá possuir todos os tamanhos e/ou variantes descritas acima, mas é praticamente certo que a maioria delas terá pelo menos uma versão alternativa!

    Outros produtos

    Além dos Pops de vinil, a Funko também produz diversas outras linhas de produtos e colecionáveis para todo os amantes dessa arte. Dentre as mais conhecidas podemos citar: Pens (presilhas de lápis), Pocket Pops (versões “mini”), Cereal (caixas de cereal), Card Games (jogos de cartas), Keychain (chaveiros), Ornaments e Party Lights (decorativos de festas), além de canecas, máscaras, suporte de celular, NFTs, jogos de tabuleiro e edições especiais!

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Espadas icônicas da cultura pop que você pode ter em casa

    2. Prepare um espaço para sua coleção

    Caso você esteja apenas começando a sua coleção, não terá muito problema em achar um espaço para colocar seus Pops: em sua mesa de trabalho, na cabeceira, em prateleiras ou até mesmo como parte da decoração. Fique a vontade para usar a criatividade! Mas, à medida que sua coleção for crescendo, você precisará de um espaço dedicado (e seguro) para exibi-la.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Decoração nerd/geek: Dicas criativas e inspiradoras

    Dentro ou fora da caixa?

    Você pode manter seus Funkos nas caixinhas originais, exibir as miniaturas sozinhas ou usá-las em conjunto com alguns adereços. Para os colecionadores, os Funko Pops são mais valiosos com a caixa original, porém muitas vezes as caixas não são fotogênicas ou não funcionam como decoração. Dessa forma, tudo depende do motivo pelo qual você coleciona seus Pops.

    Não está nem ai para o valor das miniaturas, ou não pensa em revendê-las? Fique à vontade para tirá-las da caixa!

    Se você quiser tentar obter o maior valor possível de sua coleção, talvez deva considerar manter seus Pops na caixa original. Também é importante manusear sua coleção com cuidado: se a caixa original for danificada, o valor do seu Funko Pop cairá consideravelmente!

    Como gerenciar sua coleção

    Está procurando uma forma de não perder o controle da sua coleção Funko Pop? Já que novos Pops estão constantemente sendo lançados, isso significa que a forma que você escolher para gerenciar sua coleção precisará ser atualizada com as tendências, lançamentos e preços praticamente em tempo real.

    Muitos optam por usar uma simples planilha do Excel inicialmente, porém esta não é uma opção que nós recomendamos. Uma das maiores desvantagens deste método é que você perde a capacidade de calcular o valor de mercado do seu Funko em tempo real (ou terá muito trabalho para mantê-la sempre atualizada!).

    O aplicativo oficial da Funko é, na nossa opinião, a melhor forma de gerenciar a sua coleção Funko Pop. Nele a própria empresa colabora com um serviço chamado Pop Price Guide para fornecer valores de mercado para mais de 24 mil itens colecionáveis ​​verificados pela Funko. E todas as informações são atualizadas diariamente! O aplicativo também te permite compartilhar sua coleção, montar uma lista de desejos, acompanhar novos lançamentos, produtos limitados, variantes e versões exclusivas.

    O aplicativo oficial da Funko está disponível para download na App Store (IOS) e também na Google Play (Android).

    Cuidados importantes com seus colecionáveis

    As 3 regras de ouro sobre como guardar seus Funko Pops são:

    1. Mantenha fora do nível do chão;
    2. Longe de qualquer umidade e
    3. Evite a incidência de luz solar diretamente sobre a peça!

    A maioria dos colecionadores guardam seus Pops dentro de casa, em uma estante e mantendo as figuras em suas caixas originais. Os colecionadores mais sérios normalmente preferem uma camada adicional de proteção: além das caixas originais, utilizam protetores plásticos no formato das caixas (também conhecidos como protective cases). Tais protetores plásticos podem ser facilmente encontrados na Amazon e em diversas outras lojas.

    Por que você não deve guardar sua coleção em qualquer lugar? Funko Pops são feitos de vinil, e podem deformar ou desbotar quando expostos a altas temperaturas, umidade e raios UV por longos períodos de tempo. Além disso a exposição das caixas originais aos raios UV por um longo perídio também fará com que as cores desbotem e a umidade tornará o material mais frágil.

    3. Procure pelas melhores barganhas

    Hoje em dia não é difícil encontrar na internet, em lojas ou até mesmo quiosques que vendam Funko Pops nos principais shoppings da sua cidade. Porém, infelizmente esses lugares oferecem pouca ou nenhuma possibilidade de negociação em relação ao preço dos colecionáveis.

    De acordo com a nossa pesquisa, você terá maiores chances de conseguir os melhores preços usando as seguintes plataformas:

    • Mercado Livre / Ebay – Ambos possuem categorias de pesquisa exclusivas para colecionáveis da Funko. O Ebay, por exemplo, conta atualmente com mais de 500 mil Pops listados, com entrega internacional a partir diferentes países;
    • Facebook – Praticamente toda grande cidade tem seu próprio grupo Funko Pop no Facebook. Basta digitar: “Funko Pop + sua cidade” no campo de pesquisa e certamente você irá encontrar um grupo relevante para suas necessidades. Além disso, a plataforma possui um Marketplace onde milhares de produtos (incluindo colecionáveis) são listados diariamente;
    • Reddit – Esta opção é válida caso você more fora do Brasil e seja um usuário da plataforma. Um fórum muito conhecido de troca de Pops é o r/funkoswap;

    Cuidado com falsificações! Atenção à pequenas imperfeições, número de série, design da caixa, cores e detalhes. Nós recomendamos que você leia esta publicação com dicas valiosas para identificar falsificações e evitar ter prejuízo ao comprar seus Funkos.

    4. Participe de grupos de colecionadores

    As comunidades de colecionadores permitirão que você faça amigos que podem te oferecer muitas informações úteis sobre promoções, eventos e últimos lançamentos. Você também conseguirá negociar alguns Pops que esteja procurando nestas páginas. Praticamente todas as redes sociais terão espaços dedicados aos colecionadores de Funko Pops. Caso você esteja começando sua coleção agora, nós recomendamos que você procure por grupos de colecionadores no Facebook e siga alguns influencers no Instagram.

    5. Divirta-se!

    Se você chegou até aqui, parabéns! Você está pronto para começar a sua coleção de Funko Pops. Uma última coisa: não se limite a obter apenas os colecionáveis mais raros. Tudo bem se você perder um ou outro lançamento, sempre haverá chances de o Pop ser reabastecido, e você poderá obtê-lo por um preço justo mais tarde.

    A nossa conclusão é: divirta-se! Aprecie a jornada de colecionador e lembre-se que toda grande coleção começa com apenas um ou dois itens.


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Elektra: 10 curiosidades sobre a personagem nos quadrinhos

    Desde a estreia nas HQs da Marvel, Elektra tem sido uma das personagens mais intrigantes e complexas do universo dos super-heróis.

    Tekken 8: Confira as principais novidades do novo lançamento da franquia

    Tekken 8. A franquia de luta da Bandai Namco está completando 30 anos e sua nova entrada apenas mostra que não poderia estar em melhor forma.

    Avatar: O Último Mestre do Ar | 17 curiosidades sobre a série sensação do momento na Netflix

    Após alguns dias após sua estreia, Avatar: O Último Mestre do Ar está na lista das Top 10 produções mais assistidas da Netflix em 92 países.

    Ícones do Big Brother Brasil: Celebrando os vencedores excepcionais

    Enquanto esperamos para saber quem será o novo vencedor do reality show, vamos relembrar os vencedores mais marcantes do Big Brother Brasil!