Início FILMES Artigo Denis Villeneuve: 5 filmes para conhecer o diretor de Duna

Denis Villeneuve: 5 filmes para conhecer o diretor de Duna

15
0
Denis Villeneuve: 5 filmes para conhecer o diretor de Duna

O mundo do cinema está em euforia com o trailer de Duna. Além de um elenco incrível com nomes como Timothée Chalamet, Oscar Isaac, Josh Brolin, Dave Bautista, Zendaya, Jason Momoa e Javier Bardem, a história que inspirou Star Wars é dirigida e roteirizada pelo criativo Denis Villeneuve

Atualmente o diretor franco-canadense é um dos cineastas mais influentes do cinema. Seus filmes são aclamados pela crítica por carregarem uma linguagem própria construindo uma estética totalmente autoral de Villeneuve

Sua filmografia transita por vários gêneros, desde suspenses como Os Suspeitos, a filmes de ficção com A Chegada. Por isso, o diretor foi a escolha perfeita para criar o universo de Duna. A ficção científica criada em 1965 por Frank Herbert carrega um tom crítico e dramático, abordando temas como imperialismo, fanatismo religioso e ecologia.

Dessa forma, a direção de Denis Villeneuve promete uma estética marcante (Lembra Blade Runner 2049?) que levam a uma profunda imersão na trama.

Duna só chegará às telas em Dezembro de 2020, antes disso, entenda a estilo de Villeneuve:

O HOMEM DUPLICADO (2013)

Um suspense incrível. O Homem Duplicado é o tipo de história que cresce à medida que assistimos, dessa forma, apresenta um roteiro enigmático e uma estética surrealista.

Na trama, Adam (Jake Gyllenhaal) é um professor de história que descobre a existência de um homem exatamente igual a ele, que se chama Anthony e é ator.

A medida que a vida dos dois se misturam como uma teia de aranha, Denis Villeneuve brinca com o que é real e o que é ilusão.

É um filme potente que lança um olhar desafiador para as produções que sempre querem explicar tudo, aqui, fica por conta do espectador montar o quebra cabeça.

OS SUSPEITOS (2013)

O título original deste filme de Villeneuve, Prisoners em português Prisioneiros, realça o verdadeiro significado do longa. Uma vez que cada personagem acaba em um tipo de prisão, seja literal ou abstrata.

Na história, duas meninas desaparecem no Dia de Ação de Graças e suas famílias desesperadas procuram a polícia. A medida que o detetive Loki (Jake Gyllenhaal) vai ficando sem pistas, os pais das crianças, Keller (Hugh Jackman) e Franklin (Terrence Howard) resolvem fazer justiças com as próprias mãos.

Denis Villeneuve cria um filme angustiante e intenso do começo ao fim, mostrando toda sua habilidade para o suspense. Ao longo do filme, encaramos o sofrimento e o labirinto que é quando não se há respostas.

SICARIO: TERRA DE NINGUÉM (2015) 

Villeneuve faz tudo! Em Sicario, o cineasta contou sobre a guerra às drogas que o mundo vem travando ao longo dos anos. No entanto, através do olhar do diretor temos um filme que não dispensa a crítica ao sistema.

Na trama, Kate Macer (Emily Blunt) é uma agente do FBI que está ajudando em uma ação para conter o tráfico de drogas na fronteira com o México. No entanto, do outro lado da fronteira, a violência e o horror dominam o ambiente.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Emily Blunt: Conheça a atriz e seus 10 melhores filmes

Além de garantir o suspense, pois passamos a questionar as ações dos personagens, Denis Villeneuve também entrega ótimas cenas de ação e tensão. 

A CHEGADA (2016)

A ficção científica de Villeneuve é sempre um acontecimento no cinema, em A Chegada, o diretor apresenta uma trama sensível e cativante.

Na história, espaçonaves alienígenas pousaram em diferentes locais na Terra e a linguista Louise Banks (Amy Adams) é chamada para traduzir a língua alienígena na tentativa de descobrir as intenções dos aliens no planeta.

Filmes sobre extraterrestres invadindo a Terra existem aos montes, mas poucos foram tão longe nas ações e consequências que teríamos como o filme de Denis Villeneuve.

A Chegada por ser considerado difícil de entender, mas é quase como uma viagem, onde o começo e o fim se encontram no meio.  

BLADE RUNNER 2049 (2017)

Blade RunnerVilleneuve foi o responsável pela volta do tão aclamado mundo de Blade Runner (1982). O primeiro filme foi dirigido por Ridley Scott e ficou conhecido como um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA – TBT #3 | Blade Runner: O Caçador de Andróides (1982, Ridley Scott)

Essa história que carrega conceitos de existência atrelado a enigmas e suspense foi brilhantemente igualado na continuação de 2017. Villeneuve trouxe de volta o sentimento da obra original, ao mesmo tempo que, apresentou uma estética cheia de personalidade.

Na trama, o replicante (Ryan Gosling) que trabalha para a polícia de Los Angeles começa a questionar sua própria historia e existência ao descobrir um segredo em uma missão.

Logo, nas mãos do diretor, Blade Runner 2049 provocou reflexões sobre realidade e humanidade. 



Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.