Marvel Studios: 15 cenas originadas nos quadrinhos

0
612
views

É difícil acreditar que o Universo Cinematográfico da Marvel está para completar seu 10º aniversário. Antes disso, todos os estúdios lutavam para criar seu próprio universo compartilhado, até que a Marvel e Kevin Feige tiveram a chance de criar seu próprio universo com nomes não tão conhecidos. Ninguém esperava que o universo compartilhado da Marvel faria tanto sucesso e seria tão consistente. Filme após filme – muitos deles estrelando heróis que eram desconhecidos para o público em geral – a Marvel teve uma arrecadação enorme e impressionou a crítica.

O sucesso do Universo Cinematográfico Marvel é inegável, e possui um material fonte extremamente rico – algo como 50 anos de história. Não apenas o UCM trouxe a vida alguns dos personagens mais espetaculares, mas também transferiu arcos incríveis para a telona. Algumas cenas dos filmes parecem ter sido arrancadas das páginas dos quadrinhos. E são esse tipo de homenagens que fazem os fãs voltarem e trazem novos leitores aos quadrinhos que inspiraram os filmes. Dito isso, podemos esperar que o UCM se expanda após Vingadores: Guerra Infinita e o filme e os quadrinhos deem material um ao outro.

Aqui estão 15 incríveis momentos que o Universo Cinematográfico Marvel tirou direto dos quadrinhos.

SPOILERS DE TODOS OS FILMES DA MARVEL A FRENTE!

15Pantera Negra contra um rinoceronte

Dos muitos momentos hipnotizantes em Pantera Negra, a introdução de um rinoceronte com armadura no ato final, é algo a ser colocado como um dos melhores momentos do filme.

Durante a tentativa das Dora Milaje de parar o golpe iniciado por Killmonger, W’Kabi traz à luta suas melhores armas. Ele monta um rinoceronte com uma armadura altamente tecnológica e segue em direção às Dora MilajeAté que o Pantera interfere a tempo, e fica entre suas guerreiras e o rinoceronte, à tempo de impedir que ele as atinja.

Acontece que essa sequência é muito parecida com a dos quadrinhos ao olharmos para a cena de Jungle Action #9, onde T’Challa precisa salvar uma criança de um rinoceronte enfurecido. A diferença é que o Pantera Negra se garantia mais em seu conhecimento da floresta do que em força bruta e seu traje melhorado de vibranium. Em ambos os casos, a fera foi derrotada com sucesso por T’Challa.

14Fauce de Ébano e Doutor Estranho

O último trailer de Vingadores: Guerra Infinita deu aos fãs dos quadrinhos uma visão de uma cena familiar. Uma cena de Doutor Estranho sendo torturado, seguida de uma visão do Fauce de Ébano – um membro da Ordem Negra de Thanos. É possível que ambas as cenas tenham sido apenas montadas no trailer daquela forma, para dar aos fãs uma impressão de que o Fauce de Ébano torturava Doutor Estranho.

Porquê? Bem, o UCM – e especialmente os Irmãos Russo – possuem um hábito de adaptar cenas direto dos quadrinhos. No arco dos quadrinhos intitulado “Infinito”, há uma cena onde Fauce tortura o Doutor Estranho e o força a ser um agente duplo, servindo a Ordem Negra. Esses eventos podem ter um papel importante no filme, enquanto Thanos procura as últimas Joias do Infinito.

13Asgard destruída

Thor: Ragnarok foi ousada em inúmeros aspectos, desde seu tom quanto às sérias mudanças feitas. Thor perdendo um olho. O Executor e muitos dos asgardianos perecerem. Matt Damon fazendo uma aparição. Mas talvez a parte mais chocante do filme tenha sido o que o título prometia.

Como Korg hilariamente apontou no fim, Asgard – incluindo suas fundações – estavam completamente destruídas.

No arco do Ragnarok dos quadrinhos, muitas coisas similares aconteceram – mas claro de formas diferentes e por razões diferentes. Surtur (conhecido como um grande cara furioso) teve um papel principal na destruição de Asgard e na morte de todos os asgardianos. Claro, todos eles – incluindo Thor e Loki. Não podemos culpar a Marvel Studios por não tomar essa medida drástica – o Ragnarok total seria uma significante mudança do tom divertido do UCM.

12O feito de força do Homem-Aranha

A estreia do Homem-Aranha no UCM não desapontou. Eles conseguiram nos dar um completo misto entre o adolescente moderno e a caracterização de Peter Parker. E também fizeram homenagem ao Homem-Aranha clássico dos primeiros momentos de seus quadrinhos. No ato final de Homem-Aranha: De Volta ao Lar, o Amigão da Vizinhança se encontra em um momento de extrema dificuldade. Parker se vê sozinho, então precisa encontrar força interior para se desvencilhar do peso que estava em suas costas.

A cena é referência ao momento de O Espetacular Homem-Aranha #33. Na história, Doutor Octopus havia roubado a cura para a doença que ameaçava a vida da Tia May. Com isso em jogo, Peter precisa enfrentar os problemas para escapar e salvar sua tia.

11Hulk gladiador

Thor: Ragnarok reuniu alguns dos arcos mais interessantes das duas últimas décadas dos quadrinhos da Marvel. As referências mais notáveis dos quadrinhos foram Ragnarok, O Indigno Thor, e Planeta Hulk. Como o filme, a saga Planeta Hulk mostrou Hulk perdido em um planeta alienígena, em que era forçado a participar de jogos em uma arena, como gladiador. No quadrinho, não havia Thor. Ao invés disso, Hulk tentava destronar o imperador do planeta, o Rei Vermelho.

A história do filme é completamente diferente.

Hulk, utilizava adereços de gladiador, e sai no braço com o Deus do Trovão. Não havia o Rei Vermelho aqui, a história do Hulk ficou em segundo plano para Thor e seu Ragnarok. Não podemos reclamar. Mas a melhor parte de Planeta Hulk, era ver o Hulk competindo em um jogo gladiatório.

10Pantera Negra cai da cachoeira

Um dos momentos mais chocantes de Pantera Negra foi quando Killmonger derrotou T’Challa no duelo ritualístico para se tornar o Pantera Negra. Os dois duelaram no alto de uma cachoeira – que era um sinal de que a qualquer momento alguém poderia ser jogado de lá do alto. Killmonger ganhou a liderança ao vencer a luta e lançar T’Challa da cachoeira, se estabelecendo como o novo rei de Wakanda.

Esse momento foi retirado diretamente do quadrinho Jungle Action #6. Killmonger procura tomar o trono, levando ele a lutar contra T’Challa nas Quedas dos Guerreiros. Como no filme, T’Challa falha ao tentar se mostrar um melhor lutador que Killmonger e acaba flutuando no final da cachoeira. Nesse momento ambas as histórias seguem caminhos diferentes, T’Challa é resgatado por um amigo americano, enquanto no filme, a tribo Jabari o encontra.

9Exército de Ferro

Homem de Ferro 3 foi desprezado por muitos fãs por tentar enganar os fãs com todo o plot mostrado nos trailers, que seria a introdução do Mandarim, mas o filme tem indiscutivelmente umas boas partes incríveis. Um desses elementos legais do filme é ver os trajes de Tony alinhados (uma cesta de easter eggs para os fãs). Também podemos ver ao final do filme esses trajes em ação. Controlados por J.A.R.V.I.S., o pequeno exército de trajes do Homem de Ferro ajuda Stark à derrotar Aldrich Killian.

Nós já vimos a Legião de Ferro de Tony Stark muitas vezes nos quadrinhos. Talvez o momento mais marcante das armaduras de Tony Stark, são de Ultimate Homem-Aranha #153 onde o Homem de Ferro dá ao Homem-Aranha um tour pela sua oficina. As duas páginas estão repletas de trajes de diferentes épocas do Homem de Ferro nos quadrinhos.

8Arnim Zola está vivo… Quase

Os fãs do UCM pensaram que nunca mais veriam Arnim Zola após os eventos de Capitão América: O Primeiro Vingador. O cientista da Hydra estava em um período de tempo diferente, afinal. Entretanto, os Irmãos Russo pareceram retirar o personagem novamente diretamente das páginas dos quadrinhos e Zola estava de volta, mesmo em outra forma. O filme revelou que pouco depois da Segunda Guerra Mundial, a S.H.I.E.L.D. recrutou Zola, que reconstruiu em segredo a Hydra dentro da organização. Perto de morrer nos anos 70, Zola optou por transferir sua mente para um computador.

A ideia de existência digital de Zola foi originada nos quadrinhos. Como cientista nazista, Zola conduziu experimentos terríveis em inocentes. Durante um desses experimentos, ele contraiu um vírus, e viu que a única chance de se manter vivo, era transferindo sua consciência para um computador. Desde esse dia, Zola ainda é uma ameaça para o Capitão América nos quadrinhos.

7Hulk contra os Vingadores

Ao longo dos quadrinhos da Marvel – e ao longo da história do UCM – Hulk lutou contra os Vingadores. E até agora, já aconteceu em três filmes. Se com sua mente controlada ou não, ou em outro caso, ele estava incontrolavelmente nervoso, os roteiristas sempre encontram uma forma de colocar o Hulk contra os outros super-heróis.

Uma das homenagens mais diretas feitas no UCM ao Hulk contra Vingadores foi o momento dos quadrinhos que aconteceu em Os VingadoresNo filme, as ações de Loki fazem Bruce Banner se transformar no Hulk dentro do aeroporta aviões da S.H.I.E.L.D., levando ao embate de Hulk e Thor. O evento lembra o que aconteceu quando os Vingadores se uniram pela primeira vez nos quadrinhos. Loki manipulou Hulk e Thor para lutarem um contra o outro antes de concordarem em se juntar e destruir o deus da trapaça.

6Loki toma o trono de Asgard

Ao contrário dos quadrinhos, Loki não precisou muito para tomar o trono de Odin e brincar de rei de Asgard. Na verdade, Kenneth Branagh decidiu não perder tempo com Loki em Thor. O irmão adotivo do Deus do Trovão criou um plano para destruir sua família e subir ao trono – e tudo aconteceu rapidamente, embora momentaneamente. Thor foi banido de Asgard e Odin entrou em seu sono, permitindo que vejamos o deus da trapaça rapidamente como o Rei de Asgard.

Tudo isso demorou muito mais para acontecer nos quadrinhos. Loki, que há muito planejava governar Asgard, teve a chance somente na série de 2004 que ganhava o nome dele. Tenha em mente, que Loki foi introduzido em 1962. Que vontade de se tornar rei!

5Amigo do Homem-Aranha, Lego e a revelação

Homem-Aranha: De Volta ao Lar trouxe um elenco mais jovem ao UCM, que incluía Ned Leeds. Ned, enquanto carregava o nome de um personagem clássico dos quadrinhos do Homem-Aranha, é baseado em Ganke Lee, o melhor amigo de Miles Morales, outra versão do Homem-Aranha. Na verdade, a cena onde Ned descobre os poderes de Peter é incrivelmente semelhante à como Ganke descobre os poderes de Miles nos quadrinhos. Ambas as cenas mostram o hilário amigo do Cabeça de Teia e a destruição de uma peça de Lego.

No filme, Peter volta para seu quarto com o traje de Homem-Aranha e descobre numa surpresa que Ned Leeds montava a Estrela da Morte de Lego, escondido. As coisas acontecem diferente nos quadrinhos. Miles entra correndo no quarto de Ganke com a intenção de revelar seus poderes para o amigo. Como no filme, a peça de Ganke paga o pato com a revelação.

4Homem-Formiga e o Gavião Arqueiro unem forças

Entre as muitas homenagens em Capitão América: Guerra Civil, a cena onde o Homem-Formiga pega uma carona em uma das flechas do Gavião Arqueiro, provavelmente foi a referência mais antiga vista pelos fãs. A imagem do Homem-Formiga na ponta da flecha do Gavião Arqueiro enquanto ele mira é saída direto da capa de Os Vingadores #223. No quadrinho, os dois Vingadores lutam contra o Treinador.

A luta culmina com o Gavião Arqueiro lançando o Homem-Formiga em uma de suas flechas para que o Homem-Formiga pudesse desativar a arma do Treinador. A tática foi usada para um propósito parecido no filme, só que quem estava na mira era o Homem de Ferro. O Homem-Formiga saltou da flecha para destruir a armadura de Tony Stark por dentro.

3Momento de glória do Executor

Thor: Ragnarok levou os fãs à um raro misto de comédia, absurdos e épico. Enquanto é considerado um dos filmes mais engraçados do UCM, é cheio de drama e momentos monumentais épicos.

Um desses momentos é quando o Executor salta da nave e enfim tem seu momento de glória perto do fim do filme.

A cena é verdadeiramente parecida com O poderoso Thor #362 de Walt Simonson, apropriadamente intitulada de “A Morte do Executor”. no filme o Executor comanda a horda de mortos-vivos de Hela, sabendo o que o destino o reserva. Atirando à torto e a direito, o Executor destrói muitos dos mortos-vivos. Tudo da história do personagem foi usado à perfeição, até o momento em que ele usa suas armas para destruir grande parte da horda de Hela.

2A culpa de Tony Stark

Os Irmãos Russo fizeram um ótimo trabalho colocando nas telonas a sua versão da minissérie dos quadrinhos intitulada, Guerra Civil, até o momento o filme mais sério do UCM. Para o filme ficar adaptável, muitas mudanças precisaram ser feitas. O evento do quadrinho foi iniciado quando o vilão chamado Nitro se explodiu perto de uma escola. Pouco depois disso, Tony Stark é confrontado por uma mãe de uma das vítimas da explosão. Ela o convence de que é necessário aumentar a culpa dos heróis nos eventos trágicos que acontecem enquanto eles atuam, não apenas no acaso, cheio de culpa, Stark entra em conflito com seus amigos Vingadores.

Uma mulher confronta Stark com uma enorme tristeza em Capitão América: Guerra Civil. Como nos quadrinhos, ela convence Tony Stark que esse tipo de acidente que resultou com a morte de seu filho se tornaria menos provável se os super-heróis fossem considerados culpados por tais acontecimentos por seus governos.

1Capitão América contra Homem de Ferro

Capitão América: Guerra Civil entregou quase tudo que podíamos pedir de um filme de super-heróis contra super-heróis. E também fez um ótimo trabalho ao adaptar os eventos dos quadrinhos Guerra Civil como uma forma de organicamente misturar o UCM. E as duas histórias entraram tão em sincronia que no ato final, pudemos ver a luta pesada entre os líderes dos Vingadores, o Capitão América e o Homem de Ferro.

Os eventos que levaram à batalha são diferentes nos quadrinhos e no filme, mas o resultado é o mesmo.

Capitão América e o Homem de Ferro brigam. Há uma cena específica no filme que reflete diretamente os quadrinhos. Quando o Capitão América bloqueia o disparo de energia do Homem de Ferro com seu escudo, nenhum dos dois cedeu e a cena foi uma bela representação de uma das cenas finais de uma das melhores sagas da Marvel, Guerra Civil.

E aí, o que achou da nossa lista? Ansioso para descobrir quais referências teremos em Vingadores: Guerra InfinitaO filme estreará no dia 25 de Abril. Fique ligado aqui no Feededigno, deixe seus comentários sobre o que você espera de Vingadores: Guerra Infinita.

Tá afim de assistir ao filme DE GRAÇA? Vá em nossas redes sociais e confira a PROMOÇÃO INFINITA!

Facebook – Twitter – Instagram – Pinterest