Início CURIOSIDADES Star Wars: Os 17 usuários mais poderosos da Força

Star Wars: Os 17 usuários mais poderosos da Força

4332
0

Há muitos elementos icônicos em Star Wars. Poucos são mais importantes para a mitologia do universo do que a Força, a energia que flui através de tudo e todos. Ela também é responsável por incríveis saltos, empurrões e mortais, e outros feitos inacreditáveis no Universo Star Wars, que todas as crianças, que já assistiram algum filme da franquia, tentaram reproduzir.

A Força é magnífica e uma das razões da franquia de George Lucas ter se tornado tão especial e através do imenso universo de Star Wars, dentro e fora da cânon, há um grande número de usuários da Força com níveis diferentes de controle sobre a mesma.

É um pouco difícil medir qual deles é mais poderoso que o outro. Não são muitos personagens de Star Wars que podem lutar cara-a-cara. E parte da diversão de ter tantos personagens poderosos com incríveis currículos, é tentar imaginar qual deles é o “melhor”. Essa não é uma lista definitiva, mas é uma tentativa de criar uma.

Entretanto, um rápido aviso deve ser dado, de que essa lista fala apenas de personagens canônicos no universo de Star Wars, ou que tem a sua existência citada na atual continuidade, como aquele dos games de Os Cavaleiros da Velha República. Não existem limites reais impostos a respeito de quem está incluído e porquê, além de seu controle sobre a Força.

Aqui estão os dezessete usuários da Força mais poderosos:

17Bastilla Shan

Bastilla é a parceira do jogador e possível interesse amoroso no game Cavaleiros da Velha República. Quando qualquer um fala sobre Bastilla, incluindo ela mesma, eles rapidamente se referem à ela como uma das Jedi mais poderosas. Isso a faz ser bem marcante, além do fato dela ser bem mais jovem que a maioria dos Mestres Jedi presentes no jogo.

O aspecto que faz Bastilla ser tão poderosa é que ela pode acessar o raro poder da Meditação de Batalha. Essencialmente isso significa que se Bastilla pensar com vontade, ela pode virar a batalha a favor de seus aliados.

Bastilla é a versão Jedi de uma Tinkerbell violenta, se ela acreditar que é forte o suficiente, isso acontece. E mais, Bastilla pode quebrar o controle do Lado Negro (ou abraçá-lo) dependendo da escolha do jogador.

Apesar de Bastilla ser mais poderosa que um Jedi comum, ela nunca consegue ir além de um papel de apoio.

16Darth Plagueis

Darth Plagueis ainda é um personagem canônico em Star Wars, sendo um nome relativamente importante em A Vingança dos Sith. Entretanto, a história do personagem é mostrada no Universo Expandido de Star Wars Legends. Ele é como Os Cavaleiros da Velha República, esperando para ser confirmados.

Mesmo assim, Plagueis é um dos mais interessantes – e obviamente – poderosos usuários da Força. Plagueis não era o único malvadão e era como um cientista da Força.

Como um devoto do Lado Negro, Plagueis procurou formas de levar a Força ao limite, incluindo uma forma de derrotar a morte. Em outras palavras, Plagueis não só possui uma aparência similar ao Voldemort de Harry Potter, eles podiam ter sido melhores amigos.

Infelizmente, Plagueis teve Palpatine como seu aprendiz. O futuro imperador matou Plagueis tomando sua pesquisa afim de superar seu mestre. E assim o vilão se tornou um fator importante para a ascensão do Império.

15Mace Windu

Apesar de ter sido interpretado por Samuel L. Jackson, Mace Windu não se dá bem na segunda trilogia de Star Wars. Mesmo conseguindo derrotar Palpatine em um combate de sabres, ele não parece ter mais experiência que um Jedi comum – especialmente pela forma ridícula que ele morre, no fim do mesmo confronto.

Entretanto, fora dos filmes, sendo em fontes canônicas ou semi-canônicas, Mace recebe plenamente o título de Mestre Jedi. Nos quadrinhos e particularmente na animação As Guerras Clônicas, Mace é mostrado como um exímio usuário da Força. Um de seus feitos mais impressionantes, é ser capaz de quebrar a vontade do forte e teimoso caçador de recompensas, Cad Bane.

Apesar de não ser um dos mais habilidosos usuários da Força, a real habilidade de Mace vem do controle de seu sabre de luz, sendo assim um dos melhores combatentes Jedi.

14Conde Dooku

Dooku se dá muito melhor do que Mace na segunda trilogia no que se refere à poder. Ele, afinal, conseguiu bater de frente com Yoda em um combate com a Força. Enquanto ele perdeu e teve que partir em retirada, ele conseguiu mais do que deveria, especialmente porquê ele havia lutado contra Obi-Wan e Anakin.

Entretanto, Dooku compartilha a distinção de Mace Windu, pois alguns de seus melhores feitos aconteceram durante as Guerras Clônicas. Através da série, Dooku mostrou um tremendo controle da Força, sendo incrivelmente preciso e multi-tarefa.

Enquanto a maioria dos usuários do Lado Negro enforcam suas vítimas, ou os jogam longe, Dooku foi capaz de enforcar utilizando a Força, e remotamente, atirou um blaster com a Força.

Por fim, ele foi morto facilmente por Anakin Skywalker. Como um dos muitos aprendizes de Palpatine, ele não deve ser retirado da lista.

13Leia Organa

Leia pode não ter recebido nenhum treinamento formal da Força nas trilogias. Mas o poder da linhagem Skywalker é inegável. Leia tecnicamente não é uma Jedi mas ela ainda é uma incrível (quase que inacreditável) usuária da Força.

Qualquer um que tenha assistido Os Últimos Jedi sabe, Leia usou a Força para sobreviver após ter sido jogada no vácuo do espaço, e conseguiu voltar em segurança para sua nave. Esse é um feito incrível utilizando a Força nos filmes.

Ela também foi mostrada repetidamente sentindo eventos importantes atráves da galáxia, o que é importante (e útil) para ela trabalhar como princesa e general.

Se Leia tivesse se tornado uma Jedi, ela com certeza seria uma das personagens mais formidáveis da história de Star Wars. E podemos dizer que a personagem eternizada por Carrie Fisher continua tendo um potencial imenso.

Leia também:

CRÍTICA – Star Wars: Os Últimos Jedi (2017, Rian Johnson)

12Darth Nihilus

Um grande antagonista de Cavaleiros da Velha República II, Darth Nihilus é um Vampiro da Força. Se referem a ele como “ferido na Força” e foi capaz de se alimentar da energia de outros usuários.

Isso permitiu que ele expandisse exponencialmente suas habilidades. Ele ultrapassou os poderes de seu mestre, Darth Traya, uma mulher que podia portar três sabres de luz telecineticamente.

Nihilus é facilmente um dos Lordes Sith mais aterrorizantes, já mostrados no Universo Star Wars. Ele foi capaz de destruir sozinho, um Conselho Jedi inteiro, apenas se alimentando da incrível Força do ambiente, e matou assim sua mestre.

Nihilus no entanto, possui um grande calcanhar de Aquiles – se ele não se “alimentar” por um longo período de tempo, ele começará a enfraquecer.

11Kylo Ren

Como Ben Solo, Kylo Ren foi imediatamente reconhecido por seu tio Luke Skywalker por sua extrema conexão com a Força. Combinado com os ensinamentos de Luke e do seu Mestre do Lado Negro, Snoke, Kylo é um animal selvagem na Força.

Ele provou ser um adepto de poderes telecinéticos em seu curto período de tempo no cânon de Star Wars, com um dos seus feitos mais marcantes sendo congelar o tiro de um blaster no meio do ar por mais de um minuto. Kylo usa sua raiva extrema para alimentar seu poder na Força.

Entretanto, ele ainda é um pouco instável. O maior medo de Kylo, entre muitos, é de que ele nunca vá ser tão poderoso quanto seu avô, Darth Vader. Apesar de sua história estar apenas na metade, isso é algo que já se provou real.

10Rey

Em Os Últimos Jedi ficou provado que Rey e Kylo são iguais na Força, quando eles disputaram o controle do sabre de Skywalker. Parece ser desrespeitoso colocar Rey uma posição acima de Kylo Ren, mas essa posição parece mais justificável para ela.

Rey tem muito menos treino na Força que Kylo e já conseguiu se tornar tão poderosa ao ponto de bater de frente com ele. Apesar disso ser apenas a Força se movendo através dela, o poder da jovem Jedi não pode ser subestimado.

Rey mostrou grande habilidade em um curto período de tempo, sendo assim uma personagem inteligente, que já havia sido treinada em combate em Jakku. Nesse ponto, seus poderes crescerão exponencialmente, e farão de Rey uma das personagens mais promissoras.

No final de sua história, Rey pode facilmente se tornar a usuária da Força mais poderosa de sua era – quem sabe de todas as eras – mas ainda falta muito.

9Obi-Wan Kenobi

Obi-Wan é muito mais que um mentor e mestre para Anakin e Luke Skywalker. Ele não é nem um dos melhores personagens da franquia Star Wars. Obi-Wan é um dos usuários da Força mais poderosos.

As maiores habilidades de Obi-Wan são com sabres de luz e suas habilidades chegam a quase se equiparar com sua maestria na Força.

Obi-Wan usou a Força para aumentar bastante suas habilidades de combate, dominando o uso da Explosão da Força, saltos e pôde usar a Força para destruir grande objetos.

Essa afinidade com a Força apenas cresceu quando decidiu se exilar enquanto cuidava do jovem Luke. Foi durante essa época que ele dominou um de seus mais impressionantes e mais memoráveis feitos, aprendendo a como se tornar um com a Força após morrer e viver como um Fantasma da Força, uma habilidade incrivelmente rara.

8The Son

Um personagem bem obscuro das Guerras Clônicas, The Son existia fora das distinções binárias do que era ser Jedi ou Sith. The Son fazia parte do trio de poderosos portadores da Força, chamados de The Ones.

The Son representava o Lado Negro da Força. Enquanto sua contra-parte, The Daughter, a Luz, enquanto o patriarca do grupo, The Father, era o equilíbrio entre eles.

The Son tinha um incrível controle sobre o Lado Negro. Ele foi capaz de assumir muitas formas diferentes.

Ele até mesmo conseguiu enganar Anakin Skywalker, aparecendo como sua mãe, Shmi. The Son também podia criar poderosas visões da Força para controlar outros. A mordida do The Son podia também infectar outros seres com o Lado Negro.

The Son é indiscutivelmente o mais poderoso dos The Ones e Anakin foi capaz matá-lo apenas com uma arma única.

7Revan

O protagonista e personagem do jogador de Cavaleiros da Velha República, Revan tem sido descrito como o usuário da Força mais poderoso da sua época. Quando falava sobre ele, Darth Traya explicava que olhar para Revan, era como olhar direto para “o coração da Força”.

Revan explorou ao máximo os limites de seus poderes. Ele foi capaz de portar o Lado da Luz e o Negro da Força, e possuía incríveis poderes telecinéticos a sua vontade, e pode se comunicar telepaticamente através da galáxia. Revan usou o seu controle da Força para resistir à uma quantidade tremenda de dor e curar ferimentos mortais.

Cronologicamente falando, Revan foi um dos primeiros Jedi (e Sith), criando assim um precedente para muitos seguirem. O cânon do personagem (e assim como a sua própria existência) está ainda em fluxo dada a continuidade de Star Wars, mas ainda assim, ele continua sendo bem forte.

6Lord Vitiate

Como um grande antagonista, se não o maior vilão do MMO de Star Wars a Velha República, Vitiate usou seus poderes para se colocar como o Imperador da Galáxia. Apesar de não ter nenhum poder político, ele teve um enorme controle da Força e do Lado Negro, o que permitiu a sua ascenção.

Ele quebrou o pescoço de seu pai adotivo com um mero pensamento, ainda quando era uma criança e foi reconhecido como um Lord Sith aos 14.

Vitiate usou seus poderes para dominar a mente de milhares, criando um exército próprio que acreditava apenas no medo e no uso do Relâmpago da Força. Vitiate era tão poderoso no Lado Negro, que isso corrompeu seu corpo e com isso, conseguiu desenvolver uma técnica de transferir sua consciência para vários corpos.

A queda de Vitiate foi por ser muito confiante, e acabou tendo assim um reinado relativamente curto, porém violento.

5Líder Supremo Snoke

Snoke não foi como a maioria dos vilões de Star Wars, ele pareceu existir fora da constante disputa entre Jedi e Sith. Apesar de não ser um Sith, Snoke indubitavelmente é um mestre do Lado Negro da Força.

Ele ainda pode ser um mistério, mas ele foi mostrado com um grande controle sobre a Força, especialmente em Os Últimos Jedi. Ele foi capaz de jogar Rey para todos os lados como uma boneca de pano e foi capaz de entrar na mente dela sem muito esforço e descobrir a posição de Luke.

Snoke também conseguiu conectar Rey e Kylo através da Força apesar de conhecer apenas um deles. Por último, Snoke jogou Hux no chão mesmo estando do outro lado da galáxia.

A única razão de Snoke não estar melhor qualificado nessa lista, foi por não ter sentido que Kylo Ren era uma ameaça.

4Darth Vader

Anakin Skywalker já era um incrivelmente forte usuário da Força e Jedi. Quando ele caiu para o Lado Negro, se tornando Darth Vader, esse poder apenas ficou mais forte.

Sendo severamente ferido em Mustafar sua Força diminuiu ao ponto dele se afastar de seu verdadeiro potencial. Ainda assim, Vader era um dos usuários da Força mais formidáveis na história de Star Wars.

Vader não foi capaz de se mover livremente devido ao que seu corpo se tornou, uma casca quebrada e queimada. Entretanto, ele compensou isso com seu controle da Força. Vader tinha a habilidade de lançar seu sabre de luz, enforcar as pessoas usando a Força, assim como usar Ondas de Força para causar destruição em massa e assassinatos. O controle de Vader da telecinese, era na verdade o seu maior atributo como guerreiro.

A armadura de Vader (assim como seu ódio extremo) o mantiveram vivos. Então, depois dele voltar para a Luz, ele rapidamente morreu devido aos seus novos e antigos ferimentos.

3Palpatine

Palpatine foi facilmente um dos usuários da Força mais bem sucedidos na história de Star Wars. Ele vagarosamente construiu seu controle e foi a mente por trás de quase 30 anos de eventos históricos na galáxia. E nem mesmo isso é páreo para o seu controle do Lado Negro.

Ele tomou para si séculos de história e conhecimento, combinando isso uma incrível maestria da Força. Sendo visto como a própria personificação do Lado Negro por Darth Vader e Luke Skywalker.

Palpatine conseguiu quase se tornar o Jedi mais poderoso por décadas e conseguiu esconder suas verdadeiras intenções malignas. Palpatine se tornou um mestre do Relâmpago da Força, e todas as habilidades cinéticas e a Velocidade da Força (explicando assim a sua habilidade de pegar impulso no ar).

Não há ninguém em Star Wars que possa ser páreo para o controle do Lado Negro de Palpatine, mas com a Luz é diferente.

2Luke Skywalker

O salvador da galáxia mais de uma vez, Luke Skywalker é o segundo pois perde apenas para um icônico usuário da Força. Luke, ao contrário de quase todos dessa lista, foi autodidata, o que faz de seus feitos algo ainda mais incrível.

A afinidade de Luke com a Força é exemplificada na forma como ele se tornou um com ela, não necessariamente a usando para aumentar sua força. (Apesar da Força permitir que Luke aumente suas habilidades físicas.)

Ele parece ter entendido e explorado a Força melhor que a maioria dos Mestres Jedi, sendo capaz de desligá-la completamente. Luke também era capaz de ver e comunicar com Fantasmas da Força sem nenhum treinamento.

O feito mais impressionante de Luke foi sua habilidade de se projetar do outro lado da galáxia, usando essa habilidade para derrotar seu sobrinho sem nem ao menos tocá-lo fisicamente. Foi um ato fatal, mas assim, Luke atingiu o objetivo de se tornar um com a Força.

1Yoda

O característico alien, é sinal de conhecimento e maestria, Yoda é o supremo usuário da Força em Star Wars. Ele não apenas introduziu a ideia de que a Força é muito mais que as habilidades de combates ou poderes mágicos, ele a incorporou.

Apesar de Yoda quase não conseguir caminhar sozinho, ele usou sua conexão com a Força para atingir feitos físicos quase impossíveis. Ele usou a Força para lutar no nível de openentes muito maiores ou mais jovens. Yoda podia facilmente absorver enormes quantidades do Relâmpago da Força com um pequeno esforço, e também outros inúmeros poderes telecinéticos.

O controle de Yoda e conhecimento da Força foram levados além de sua morte. Como Obi-Wan (e Vader/Anakin) Yoda desenvolveu a habilidade de se tornar um Fantasma da Força. Ainda nessa forma fantasmagórica Yoda era capaz de destruir um golpe do Relâmpago da Força. Tamanho e poder não importam para o Mestre de fala calma e complicada.

“Faça ou não faça. Tentativa não há”

E aí que achou da nossa lista? Deixe seu comentário caso tenhamos esquecido algum personagem importante e lembre-sede nos acompanhar no também no Facebook, TwitterInstagram Pinterest.

Livros e e-books de Star Wars com preço especial? Confira essa lista na loja da Amazon! Comprando por esse link você ajuda o nosso site a crescer! 

Leia mais sobre Star Wars.

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Comentários