Início FILMES Artigo Star Wars: Todos os 4 sabres de luz que Rey usou e...

Star Wars: Todos os 4 sabres de luz que Rey usou e quando ela usou

243
0
Rey

Quais sabres de luz Rey usa na trilogia de sequência Star Wars? Para a maioria dos Jedi, o sabre de luz é uma arma bem pessoal. E é algo essencial para o treinamento de um padawan.

A construção de seu próprio sabre é um teste importante no currículo da Força, e requer um conhecimento Jedi extenso e um tremendo controle da força para conseguir.

O laço do Jedi com seus sabres de luz, cria um laço que pode se expandir por diversas gerações – armas não usadas não são simplesmente jogados fora, eles são preservados e passados a frente. Após forjar essa conexão, os Jedi não gostam de trocar de sabres de luz a menos que eles sejam destruídos em batalha, ou por exemplo, perdido em um planeta feito de nuvens.

É sabido que Luke Skywalker usou o sabre de luz azul de seu pai antes de construir um próprio verde. Enquanto isso, Obi-Wan empunhou diversos sabres de luz ao longo dos anos, e Anakin possuiu dois sabres como um Jedi antes de construir seu próprio sabre Sith vermelho.

É claro, o calor da batalha costuma ditar que um Jedi deve usar qualquer sabre de luz que puderem colocar as mãos. Por exemplo, Obi-Wan Kenobi usou o sabre de luz de seu mestre para derrotar Darth Maul após o seu próprio ser lançado no abismo.

Através das trilogia sequel de Star Wars, Rey vai além ao empunhar 4 sabres de luz diferentes.

O treinamento Jedi de Rey foi extremamente confuso. Ela primeiro recebeu um sabre de luz sem qualquer ideia de como usá-lo, depois foi treinada por Luke em Os Últimos Jedi, e depois, seu mestre se sacrificou antes do filme.

Leia assume o treinamento de Rey em A Ascensão Skywalker, mas ela também falha ao finalizar o treinamento. Por fim, Rey passa a aprender o que é ser uma Jedi sozinha, assim como Luke na trilogia original, e a personagem de Daisy Ridley acaba por imitar o personagem de Mark Hamill ao eventualmente criar uma arma inteiramente nova para chamar de sua.

Aqui estão todos os sabres de luz que Rey empunhou.

SABRE DE LUZ DE ANAKIN

Rey

O segundo sabre de luz de Anakin Skywalker é talvez o item mais importante da franquia Star Wars, certamente, dentro do contexto da saga Skywalker.

Construído após seu sabre de luz ser destruído em Ataque dos Clones (a ironia da frase “Obi-Wan vai me matar” ainda se tornou marcante), Anakin usou essa arma através das Guerras Clônicas e durante os eventos de A Vingança dos Sith e o manteve mesmo após se virar para o lado negro.

Há sangue de aprendiz no sabre azul. Após ser confiscado por Obi-Wan em Mustafar, esse sabre de luz é passado para o filho de Anakin, Luke, que o usa até sua derrota em Cloud City. De alguma forma, Maz Kanata consegue o sabre e o dá para Rey em O Despertar da Força.

Rey

Apesar de Finn empunhar o antigo sabre de Anakin, Rey finalmente consegue tomar o sabre para si no fim de O Despertar da Força.

Após usá-lo para derrotar e ferir Kylo Ren, a lâmina azul se torna a principal arma de Rey através da sequência de Star Wars. Mesmo após o sabre ser destruído em uma batalha pela Força contra Kylo, Rey consegue consertar a arma para A Ascensão Skywalker – após Rian Johnson dar um retcon no filme de J.J. Abrams.

O sabre de Anakin está presente até a batalha contra o Imperador em Exegol, após isso, Rey enterra o sabre nas areias de Tatooine. Anakin ficaria feliz ao saber que sua antiga arma agora está guardada no planeta em que ele nasceu.

O SABRE DE LUZ DE LEIA ORGANA

Rey

Os fãs de Star Wars nem sabiam que a Princesa Leia possuía um sabre de luz até A Ascensão Skywalker. Após Leia usar a Força para voar igual a Mary Poppins para dentro da nave em Os Últimos Jedi, ficou claro que a Princesa possuía uma afinidade com a Força que era bem mais forte nela do que a trilogia original sugeria.

A sensibilidade à Força de Leia foi melhor desenvolvida em A Ascensão Skywalker, por meio de computação gráfica, o filme recriou flashbacks que revelavam que Luke na verdade treinou sua irmã. Isso continuou até que Leia sentiu perigo no futuro e esperava que desistir de seu treinamento como Jedi mudaria o destino mortal para seu filho Ben. Luke manteve o sabre de luz de Leia, esperando passá-lo em frente para um Jedi digno.

Foi o fantasma da Força de Luke Skywalker que dá o sabre de Leia para Rey em A Ascensão Skywalker. Ela o leva até a batalha em Exegol para enfrentar Palpatine, e isso se mostra extremamente inteligente, já que um Ben Solo após sua redenção chega ao planeta sem um sabre de luz.

Rey usa sua conexão com a Força, para entregar o sabre de Anakin para Ben, enquanto mantém para si o sabre de Leia. Quando Rey é deixada sozinha no duelo final contra Palpatine, ela utiliza o sabre de Leia e de Anakin para repelir os Raios da Força de Darth Sidious, extinguindo-o de uma vez por todas. Provavelmente, o sabre de Leia foi enterrado com o de Anakin em Tatooine.

SABRE DE LUZ DE KYLO REN

Kylo Ren possui um sabre de luz único, que foi motivo de discussão quando o trailer de O Despertar da Força foi lançado, o que causou uma onda de comoção e antecipação para a nova trilogia de Star Wars.

O ameaçador punho em formato de cruz, é incrível, e altamente não-prático, e deu uma impressão de que Kylo Ren era de fato um vilão.

A arma foi originalmente o sabre de luz de Ben Solo enquanto um Jedi, com uma lâmina azul única, diferente do sabre de Kylo. Após sua mudança para o lado negro, Kylo mudou o cristal Kyber azul de sua antiga arma por um cristal vermelho fraturado, que resultou no formato diferente do sabre, que por vezes parece falhar, com suas saídas laterais a fim de evitar superaquecimento.

Kylo Ren usa seu sabre por toda a trilogia de Star Wars, desde o começo até sua batalha com Rey em Kef Bir.

O ponto alto da batalha mostra Kylo desarmando sua oponente e se preparando para o golpe final, mas Leia usa sua última energia mental para falar com seu filho pela última vez através da Força.

Quando Kylo deixa seu sabre de luz cair, Rey o pega e acerta Kylo em sua barriga, finalizando a luta. A derrota de Kylo, a morte de sua mãe e a misericórdia de Rey, forçam Kylo a lutar com sua lealdade ao lado negro. Em um ato simbólico, seu sabre é jogado nas ondas de Kef Bir.

Será que essa arma pode ser usada por algum vilão no futuro da franquia Star Wars?

Essa não é a primeira ocasião em que Rey empunha o sabre de luz de Kylo Ren. Enquanto foi mantida prisioneira por Snoke na sala do trono em Os Últimos Jedi, Rey usa a Força para capturar o sabre de Kylo de seu punho e avança em direção ao Líder Supremo, pronto para cortá-lo ao meio. Mas infelizmente, ela não teve sucesso e Kylo logo pega sua arma de volta.

SABRE DE LUZ AMARELO DE REY

Diferente de seus antecessores Jedi, nenhum dos sabres anteriores de Rey foram construídos por ela, pessoalmente.

O sabre de Anakin foi passado por Maz Kanata, o de Leia foi dado a ela por Luke e Kylo perdeu o seu sem necessidade. Já que todos sabem que a construção de um sabre de luz é uma espécie de rito de passagem para qualquer Jedi, fez sentido que A Ascensão Skywalker terminaria com Rey empunhando seu próprio sabre de luz inteiramente novo, especialmente porque ela planejava enterrar os outros.

A cena final da saga Skywalker tem como conceito honrar o passado em seguir com confiança para o futuro. Por um lado, o fim cria um sentido de legado quando Rey adota o sobrenome Skywalker, mas ela olha para frente deixando os sabres de luz antigos e revelando um sabre de luz amarelo completamente novo.

A cor única parece simbolizar o novo e um novo começo, apesar de simbolizar de certa forma o passado de Rey como uma catadora, criando seu sabre a partir de peças de seu antigo bastão. Se distanciando dos sabres azuis e verdes, e também ajudando a diferenciar Rey de sua herança Jedi (e permite que a Disney lance diversos brinquedos novos).

O melhor exemplo das lâminas amarelas na história dos Jedi vem dos sentinelas que guardavam o Templo Jedi, possivelmente uma coincidência mas talvez indique que a Rey é a única protetora da fé Jedi no mundo de Star Wars.

Segundo as lendas de Star Wars, o sabre amarelo indica:

“O sabre de luz amarelo reflete a persistência inabalável e dedicação implacável a procurar e destruir todas as forças do mal.”

Na sua opinião, qual o sabre de luz mais icônico da franquia Star Wars? Conta pra gente aqui nos comentários!

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.