CRÍTICA – A História da Mitologia Para Quem Tem Pressa (2020, Mark Daniels)

    Lançado originalmente em 2015, A História da Mitologia Para Quem Tem Pressa já se encontra em sua 7ª edição pela editora Valentina. O livro de Mark Daniels conta com tradução de Heloísa Leal e capa magnifica de Sérgio Campante.

    SINOPSE

    Profundamente pesquisado, conciso e didático, A História da Mitologia Para Quem Tem Pressa é uma jornada iluminadora pelo mundo fascinante da mitologia.

    Descubra por que Odin, o Pai dos Deuses na mitologia nórdica, estava tão interessado em perder o olho, a importância do mito de Osíris no Antigo Egito, mitos gregos, astecas, chineses, nórdicos, egípcios, romanos, e muito mais. Tudo que você precisa saber sobre mitologia, explicado e introduzido de forma clara, resumida e ilustrada.

    ANÁLISE

    De vastas civilizações a sociedades locais no mundo inteiro, todas criaram um rico catálogo de divindades, heróis, monstros e mitos. Esses personagens e estruturas contam a história de nossas origens, triunfos e desastres, agindo como ferramentas criativas para comunicar as lições de vida mais importantes. A escala e a dramaticidade desses relatos épicos, aos quais não faltam elencos de criaturas fantásticas e grandes famílias separadas pelo amor e a guerra, dão de dez em qualquer novela moderna.

    Nesta introdução à mitologia, Mark Daniels explora com uma escrita de fácil entendimento, imagens, árvores genealógicas e tabelas explicativas as antigas histórias dos aborígenes australianos, sumérios, egípcios, chineses, índios norte-americanos, maias, incas, astecas, gregos, romanos e nórdicos, entre outros.

    Numa tentativa de desemaranhar a complexa teia de deuses e deusas, divindades menores e monstros, o autor revela as criaturas e as narrativas do passado que tanta influência exerceram sobre as culturas do presente.

    VEREDITO

    Ao passarmos pelas mitologias australiana, maori, suméria, egípcia, chinesa, indígena norte-americana, centro e sul-americana, grega, romana e nórdica, o trabalho de Daniels – em apenas 200 páginas – desperta nossa curiosidade por histórias menos conhecidas como A Serpente Arco-Íris da mitologia aborígene australiana e personagens como Maui-Tikitiki da mitologia maori, por exemplo.

    Apesar de termos muita informação e conteúdos em diversas mídias sobre as mitologias grega, romana, nórdica e até a egípcia, aqui o leitor tem obviamente uma experiência superficial sobre as mitologias já citadas, mas que certamente despertará a curiosidade para alguma delas.

    Para quem busca um conhecimento mais aprofundado, obviamente ficará frustrado, visto que a quantidade de páginas é insuficiente para aprofundar qualquer uma das mitologias, quem dirá todas elas em um único livro; porém, para quem busca uma “iniciação” em mitologias o exemplar é um excelente primeiro contato.

    Nossa nota

    3,0 / 5,0

    Editora: Valentina

    Autor: Mark Daniels

    Páginas: 200

    Assista ao vídeo de apresentação da série História Para Quem Tem Pressa:

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – A História do Cinema Para Quem Tem Pressa (2018, Celso Sabadin)

    Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

    Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

    Artigos relacionados

    Noites Sombrias #115 | 5 filmes de terror que viraram livros

    Não estamos acostumados a ver filmes de terror se transformarem em livros, mas essa situação ocorre mais frequentemente do que se imagina!

    Jogos Vorazes: As maiores diferenças entre o filme e o livro

    Com um novo livro sendo lançado em um novo filme em desenvolvimento da franquia Jogos Vorazes, é hora de retornar à franquia criada por...

    CRÍTICA – Ascensão (2019, Suma)

    A obra de Stephen King possui lindas ilustrações de Mark Edward Geyer e ganhou o prêmio Goodreads Choice Awards de Melhor Horror em 2018.

    Coraline: As maiores diferenças entre a história original e o filme

    Coraline ganhou o coração de muitos fãs após ganhar uma adaptação em stop-motion. Veja as maiores diferenças entre o material fonte e o livro.