Início LIVROS Crítica CRÍTICA – A História do Cinema para Quem Tem Pressa (2018, Valentina)

CRÍTICA – A História do Cinema para Quem Tem Pressa (2018, Valentina)

70
0
CRÍTICA – A História do Cinema para Quem Tem Pressa (2018, Valentina)

O livro A História do Cinema Para Quem Tem Pressa faz parte de uma grande coletânea literária da Editora Valentina que busca facilitar o entendimento de determinados períodos e acontecimentos da história mundial. Tudo isso de modo rápido em publicações de 200 páginas.

Escrito por Celso Sabadin, sócio-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), a obra traz o melhor da sétima arte, desde seu surgimento pelas mãos dos irmãos Lumière até o cinema de franquia dos dias atuais. Passando por produções de diversas nacionalidades, o livro explica de forma objetiva os principais acontecimentos de cada época e a importância do cinema na história da humanidade.

 

A forma como os capítulos são elencados torna a leitura agradável e acessível, facilitando ao leitor que, futuramente, utilize o livro como um guia para se aprofundar em outros acontecimentos que possam ter ficado de fora da publicação (afinal, ela possui apenas 200 páginas).

Ancorado em uma vasta pesquisa bibliográfica, Sabadin nos conduz pela história do cinema, remontando suas fases e apresentando detalhes que, para muitos, podem causar surpresa. Há também espaço reservado para indústrias não tão consumidas no ocidente, como é o caso de Bollywood, com suas inúmeras produções dançantes e coloridas; e a indústria Chinesa, que movimenta bilhões em bilheteria todos os anos.

Para aqueles que amam cinema, mas nunca tiveram tempo de se aprofundar na concepção e criação das produções, o livro é de grande valia, pois abre horizontes para descobertas inebriantes sobre a sétima arte. Do cinema mudo ao Cinema Novo, do Neorrealismo à Nova Hollywood: tudo está contemplado nesse estudo.

A linguagem utilizada na concepção dos capítulos é outro ponto interessante da publicação. Com uma escrita acessível, A História do Cinema Para Quem Tem Pressa é um livro que pode ser apreciado por qualquer pessoa, até mesmo aquelas que já consomem cinema há muitos anos e querem ter uma consulta de bolso para eventuais dúvidas.

Em um período como o que estamos vivendo, em que os cinemas estão parados e a indústria está tendo que se reinventar, é extremamente enriquecedor olharmos para trás e entendermos como pessoas inovadoras criaram uma indústria do zero e a moldaram perante diversas dificuldades (guerras, ditaduras e desastres). É reconhecendo as lutas travadas no passado que aprendemos a encarar os desafios do futuro.

Se você possui curiosidade em saber como os grandes estúdios surgiram, como o cinema avançou do cinema mudo para o falado, e como chegamos na era dos remakes e grandes faturamentos após a ascensão da Nova Hollywood, A História do Cinema Para Quem Tem Pressa é certamente o livro para você.

Nossa nota

Editora: Valentina

Autor: Celso Sabadin 

Páginas: 200

Já leu esse livro? Deixe seus comentários e a sua avaliação. Aproveite e compre pelo nosso link de afiliados da Amazonclicando aqui.

Nota do publico
Obrigado pelo seu voto

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Comentários