CRÍTICA – Não Sou Uma Dessas (2014, Lena Dunham)

0
1663
livro Não Sou Uma Dessas

Lena Dunham é conhecida, principalmente, pela série Girls, da HBO, do qual é criadora, roteirista e protagonista. Em seu primeiro livro, Não Sou Uma Dessas,Lena conta sobre a sua vida, seus problemas, suas vitórias e passa ensinamentos aos leitores.

Confira a sinopse do livro:

“Lena Dunham apresenta uma coleção de relatos pessoais hilários, sábios e dolorosamente sinceros que a revelam como um dos jovens talentos mais originais da atualidade. Em Não Sou Uma Dessas, Lena conta a história de sua vida e faz um balanço das escolhas e experiências que a conduziram à vida adulta.

Comparada a Salinger e a Woody Allen pelo New York Times como a voz de sua geração, Lena é conhecida pela polêmica que desperta e por sua forma única e excêntrica de se expressar e encarar a vida. Engajada, a autora revela suas opiniões sobre sexo, amor, solidão, carreira, dietas malucas e a luta para se impor num ambiente dominado por homens com o dobro da sua idade.”

Lena Dunham comentou sobre seu livro:

“Já estou prevendo a vergonha que sentirei por ter pensado que tinha algo a oferecer. Mas se eu puder pegar o que aprendi e tornar alguma labuta mais fácil para você ou evitar que você tenha o tipo de sexo em que sinta que deve continuar de tênis para o caso de querer sair correndo durante o ato, então cada passo em falso que dei valeu a pena.”

No livro, ela conta sobre suas experiências desde a infância, passando pela adolescência, sua vida na Universidade e chegando na sua vida adulta. O livro se divide em cinco seções: Amor e Sexo, Corpo, Amizade, Trabalho, Panorama.

Lena fala sobre os temas considerados tabus com muita naturalidade, tais como estupro, DSTs e morte, o que pode causar um estranhamento aos leitores. Ao mesmo tempo que alguns dos temas que a autora aborda, tais como ansiedade, problemas do sono, padrões de beleza, aceitamento do próprio corpo e personalidade, podem parecer aos olhos de alguns polêmicos, são de extrema importância de serem discutidos.

Ela constrói boas análises sobre inúmeros acontecimentos e revela aspectos distintos para as muitas opiniões que apresenta. E ao ler o livro você certamente irá se identificar com alguma história de Lena.

O livro é todo ilustrado, com ilustrações no início de cada capítulo e nos cantos das páginas. As imagens são de autoria de Joana Avillez, amiga de Lena e também é autora de Life Dressing e tem seus trabalhos publicados no The New York Times, New York Magazine e The Wall Street Journal.

Nas 304 páginas de seu livro, Lena Dunham ao falar sobre amor, sexo, dietas, carreira, autoestima, cenas de nudez, infância, adolescência e maturidade, de maneira sincera e intensa, ela realmente conta tudo o que aprendeu durante a sua vida. Mostrando que não é uma dessas que se importa com o que os outros falam.

Confira abaixo a capa e os detalhes:

Título: Não sou uma dessas
Autora: Lena Dunham
Editora: Intrínseca
Ano de Publicação: 2014
Páginas: 304

Avaliação: Excelente

E aí, já leu Não Sou Uma Dessas? Ficou curioso? Nos conte a sua opinião aqui nos comentários! Se achou legal, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais:

Facebook – Twitter – Instagram – Pinterest

Para ler outras resenhas e conhecer outros livros, clique aqui.

Curte ebook? Aproveite a oportunidade da Amazon e experimente gratuitamente por 30 dias o novo Kindle Unlimited, clicando aqui! Nele você terá acesso ilimitado a milhares de ebooks para ler à vontade. Aproveite!