Início FILMES Crítica #52filmsbywomen 36 – Torre das Donzelas (2018, Susanna Lira)

#52filmsbywomen 36 – Torre das Donzelas (2018, Susanna Lira)

730
0
torre das donzelas

Torre das Donzelas é um documentário de 2018, dirigido por Susanna Lira e aborda as lembranças das sobreviventes do presídio de Tiradentes conhecido como Torre das Donzelas, durante o período da ditadura militar no Brasil.

Um dos maiores feitos de Susanna Lira em Torre das Donzelas é recriar o espaço físico do presídio, e como ele era dividido. A narrativa parece se desenhar sob essa luz, assim como as donzelas desenham suas memórias dos espaços do presídio em Tiradentes. Essa reconstrução do espaço permite ao espectador – auxiliado pelos breves momentos de dramatização de algumas ações – se inserir nas memórias apresentadas, e a participar dessa reconstrução tão pessoal e, também, tão coletiva das presas políticas da torre.

Uma retórica comum a filmes relacionados a ditaduras, presos políticos e torturas, é a exploração da dor. Essa dor é real e precisa ser sentida, lembrada, curada. Essa dor está presente de forma latente em Torre das Donzelas, mesmo que descrições ou explicações sobre as torturas sofridas não ocorram. É uma dor que se expressas nas mãos trêmulas, no contato, na emoção ao ver o local de suas memórias refeito, reimaginado. É uma dor presente nas palavras, nos gestos. Mas para além da dor, Lira propõe aqui um filme de resistência. As donzelas da torre, em suas próprias palavras, não se deixam vencer pelo isolamento do cárcere, mas re-significam o cárcere de sua própria maneira, transformando em liberdade a penitência.

A oportunidade de testemunhar os relatos dessas mulheres, e de como assumiram o controle de seu espaço e tempo mesmo quando todo o controle lhes foi tirado, é uma lição para todas e todos nós, de que a direção do nosso mundo sempre está sob nosso controle. Em meio a polarização social e política que vivemos, em tempos sombrios de incertezas e ódio, Torre das Donzelas oferece memória. E oferece força.

Confira abaixo o trailer:

Torre das Donzelas é um documentário de 2018, que teve sua estréia nacional no 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; e foi ovacionado pelo público presente e premiado com o prêmio especial do júri.

E aí, o que achou da indicação de hoje? Deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos e lembre-se de conferir as indicações anteriores da nossa campanha 52 Films By Women.