Início QUADRINHOS Crítica CRÍTICA | H.P. Lovecraft – O Cão de Caça e Outras Histórias...

CRÍTICA | H.P. Lovecraft – O Cão de Caça e Outras Histórias (2015, JBC)

57
0

O maior escritor do horror cósmico, H.P. Lovecraft, ganhou um grande destaque no mainstream nos últimos tempos em diversas mídias visuais. Isso é excelente, pois dá oportunidade para que outras pessoas busquem conhecer a fonte literária desse extraordinário autor.

Com isso em mente, temos o mangá O Cão de Caça e Outras Histórias escrito e desenhado pelo fenomenal mangaká Gou Tanabe.

Na obra temos três contos do grande mestre do horror, O Templo, O Cão de Caça e A Cidade sem Nome.

A obra foi publicada originalmente no Japão em 2014 e sendo publicado aqui no Brasil pela editora JBC em 2015; Em um volume único.

ANÁLISE

Na trama de O Templo temos um submarino alemão à deriva e uma estranha maldição guia o enredo.

Em seguida O Cão de Caça, onde dois amigos violadores de túmulos tentam escapar de uma criatura terrível.

E por último A Cidade sem Nome, em que um explorador se embrenha pelas ruínas de uma antiga civilização desconhecida e descobre que a realidade pode ser muito mais aterrorizante do que imaginava.

Tanabe é um visionário e trata a obra original de H.P. Loveraft com devido respeito. Quanto ao traço do mangaká, posso dizer que é simplesmente fenomenal. Sua arte não é aquele estereótipo shonen, pelo contrário. É bem realista e sombrio.

Garanto que os três contos adaptados são excelentes, o ritmo narrativo é formidável junto ao mistério que vai sendo criado a cada página. Foram raras as vezes que encontrei HQs e mangás que adaptaram tão bem as nuances da obra original.

Portanto, se você nunca leu nenhuma obra de H.P. Lovecraft esse mangá é uma ótima porta de entrada para o assombro mundo dos Cthulhu Mythos e Gou Tanabe.

VEREDITO

Por fim, essa é a primeira obra de Tanabe publicada no Brasil e foi uma surpresa ter descoberto esse excelente mangaká que merece ser também conhecido por outros leitores que apreciam obras de terror.

Gou Tanabe possui outras adaptações da obra de H.P. Lovecraft. Além de ser indicado prêmio Eisner em 2020 na categoria Melhor Adaptação de Outra Mídia por Nas Montanhas na Loucura. Infelizmente ainda não temos outras obras do mangaká publicadas aqui no Brasil.

Espero que a editora JBC traga logo outros trabalhos desse mangaká que certamente já entrou para a minha lista de favoritos.

Nossa nota

Editora: JBC

Autor: Gou Tanabe

Páginas: 170

E você, já leu H.P. Lovecraft – O Cão de Caça e Outras Histórias ou alguma outra obra de Gou Tanabe? Deixe seus comentários e sua avaliação!

Nota do público
Obrigado pelo seu voto



Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.