CRÍTICA | Batman: Um Dia Ruim – Vol. 1 – Charada (Panini Comics, 2023)

    Batman: Um Dia Ruim – Vol. 1 – Charada foi originalmente publicado em 2022 e veio a ser publicado no Brasil pela editora Panini Comics em maio de 2023. A obra conta com roteiro do Tom King e arte de Mitch Gerads e possui 64 páginas.

    SINOPSE

    Os maiores vilões do Cavaleiro das Trevas ganham novas e épicas histórias! Os vilões mais icônicos dos quadrinhos pelas mãos dos maiores talentos da atualidade. Neste volume: o Charada! Tom King e Mitch Gerads, a dupla vencedora do Prêmio Eisner por trás de Senhor Milagre e Estranhas Aventuras se reúne para mergulhar fundo na mente do inimigo mais intelectual do Batman! Nigma matou um homem em plena luz do dia aparentemente sem motivo, mas… sempre há um motivo, sempre há regras. Batman chegará ao limite tentando descobrir a verdadeira motivação do Charada neste emocionante thriller psicológico!

    ANÁLISE

    Em Batman Um Dia Ruim Charada temos uma releitura da Piada Mortal, mas dessa vez com o personagem Charada. Inicialmente achei que essa história fosse apenas um caça níquel da editora, por falta de criatividade em criar novas histórias.

    No entanto, felizmente tive uma agradável surpresa de termos uma excelente história que explora de maneira brilhante o passado desse personagem tão icônico de Gotham City. Toda essa obra foi graça a brilhante dupla de Tom King (roteirista) e Mitch Gerads (arte) realizam algo primoroso. Assim como em outros trabalhos que já realizaram para a DC Comics.

    Desse modo, o enredo se desenrola entre passado e presente do Charada e se inicia com um crime que acontece logo nas primeiras páginas. A maneira que essa história se inicia acompanhamos do ponto de vista de um cidadão comum terminando seu dia de trabalho e indo buscar a sua filha para levar a escola sendo brutalmente assassinado pelo Charada
    logo após temos o vilão sendo interrogado pelo tenente Gordon.

    Com isso, o Charada deseja falar apenas com o Batman para revelar o real motivo desse assassino. Conforme o enredo se desenvolve nas 64 páginas temos uma história sombria e realista dentro da perspectiva desse vilão. Assim como em The Batman (2022) o Charada tem uma nova roupagem para os nossos tempos, mas que segue o visual clássico da animação The Batman: The Animated Series.

    Apesar da história ser curta toda a trama é magistralmente bem desenvolvida de maneira genuína e sem deixar pontas soltas. Todo o enredo te prende logo nas primeiras páginas e com final memorável.

    O grande diferencial da narrativa fica por conta da história não ter seu foco total no Batman e sim no passado e presente do Charada. Apesar do morcegão seguir em segundo plano investigando o motivo do asssinato. Tudo isso junto a arte de Mitch Gerads que é simplesmente impressionante com seu traço realista. Além disso, o Bruce Wayne do Gerads tem a cara do ator americano Jon Hamm.

    VEREDITO

    Batman Um Dia Ruim – Charada é um excelente trillhrer psicológico que já se tornou um dos novos clássicos modernos da editora DC Comics e que merece ser conferido por todos os leitores que amam uma história que estuda o psicológico de mais um vilão sombrio de Gotham City.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Charada

    Editora: Panini Comics

    Autores: Tom King e Mitch Gerads

    Páginas: 64

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    Deadpool Corps: Conheça a equipe multiversal de mercenários tagarelas

    A Deadpool Corps é um grupo heróis disfuncional que já salvou o universo algumas vezes. Confira a história do improvável grupo multiversal.

    Sandman: Conheça Destino, Delírio e Destruição

    A segunda temporada de Sandman apresentará ao grande público os três Perpétuos ausentes da trama até agora, Destino, Delírio e Destruição.

    10 fatos sobre Obi-Wan Kenobi que você não sabia

    Obi-Wan é um dos maiores nomes de Star Wars. Seus poderes o tornam o Jedi lendário. Confira 10 fatos sobre o personagem.

    Bastion: Conheça o vilão de X-Men ’97

    Saiba mais sobre o vilão da Marvel Comics. Bastion teve sua primeira aparição na HQ X-Men #52, publicada em maio de 1996.