CRÍTICA | The Black Monday Murders – Vol. 1: Dinheiro, Poder e Magia (2019, Devir)

    The Black Monday Murders é uma HQ escrita por Jonathan Hickman e conta com arte de Tomm Cooker. Publicada originalmente em 2016 pela Image Comics, esse volume é publicado aqui no Brasil pela Editora Devir, reunindo as edições #1 à #4.

    ANÁLISE

    Em The Black Monday Murders é ocultismo clássico onde as várias escolas de magia são, na verdade, cartéis bancários clandestinos que controlam toda a sociedade.

    Um mundo secreto onde vampiros oligarcas russos, papas negros, aristocratas americanos encantados e assassinos do fundo monetário internacional trabalham juntos para manter todos nós em nosso devido lugar.

    Agora um dos líderes desse grupo de banqueiros do ocultismo é encontrado brutalmente assassinado e resta ao detetive Theodore Dumas investigar o que levou a esse crime perturbador.

    Com isso, ao longo de sua investigação o detetive Dumas vai estar entrando em mundo sombrio e repleto de simbolismo e bruxaria.

    Nessa HQ, Hickman apresenta uma trama repleta de personagens bem escritos e que aparenta uma mistura de O Lobo de Wall Street, True Detective e Hereditário.

    No entanto, apesar dessa salada mista de referências ser ótima, o leitor pode ficar confuso ao longo da leitura. Pois parece que o autor sempre faz questão de deixar o leitor perdido em qualquer trabalho dele e acaba explicando alguns pontos através de flashbacks e flashforward.

    Por outro lado, apesar da trama ser confusa, a arte de Tomm Cooker é espetacular. O artista tem um traço preciso, noir e sombrio. O que deixa a obra mais densa e impressionante.

    VEREDITO

    The Black Monday Murders – Vol. 1: Dinheiro, Poder e Magia é uma HQ bastante pretensiosa o que certamente pode acabar não agradando aos leitores que procuram apenas uma trama de investigação sobrenatural com soluções rápidas e sem muita enrolação.

    Por outro lado, certamente vai agradar aos fãs de longa data de Jonathan Hickman.

    Nossa nota

    3,5 / 5,0

    Edtora: Devir

    Autores: Jonathan Hickman e Tomm Cooker

    Págins: 240



    Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

    Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Estados Unidos da África’ é uma história que enche o coração de esperança

    Estados Unidos da África conta a história de Serge Ekondo, escrito por Anderson Shon com arte feita Daniel Cesart.

    Conheça os vampiros mais marcantes da cultura pop

    Os vampiros conquistaram seu lugar de destaque na cultura pop; esses seres sedutores e sombrios continuam a cativar a imaginação do público.

    85 anos da Marvel: Do sucesso dos quadrinhos à gigante da indústria cinematográfica

    Há 85 anos, a Marvel Comics estreava no mundo das HQs e dos super-heróis. Conheça a história de uma das marcas mais famosas da cultura pop!

    Rhino: Conheça o vilão presente no live-action de Kraven, o Caçador

    Aleksei Sytsevich também conhecido como Rhino tem uma força e durabilidade incríveis e inimigo de longa data do Homem-Aranha e do Hulk.