CRÍTICA – 3 Tonelada$: Assalto ao Banco Central (Minissérie, 2022, Netflix)

    Dirigida e roteirizada por Daniel Billio, com direção geral de Rodrigo Astiz, 3 Tonelada$: Assalto ao Banco Central conta detalhadamente em três episódios de 60 minutos cada a história surreal do roubo mais audacioso do Brasil.

    A minissérie documental chegou ao catálogo da gigante do streaming nesta quarta-feira, 16.

    SINOPSE

    Em 2005, um grupo de criminosos invadiu através de um túnel subterrâneo a caixa-forte do Banco Central, em Fortaleza (CE), e levou uma quantia superior a 160 milhões de reais em cédulas de R$ 50,00 que, juntas, pesaram mais de três toneladas.

    ANÁLISE

    Para destrinchar a história do caso, a produção recriou momentos importantes da investigação, com simulações reais para explicar o passo a passo dos bandidos na execução do crime; com relatos das principais mentes envolvidas na investigação feita pela Polícia Federal, mais de trinta pessoas foram entrevistadas para o documentário, entre policiais federais, jornalistas, pesquisadores, procuradores e juízes em São Paulo, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre e da cidade de Boa Viagem, no interior do Ceará, além de pessoas envolvidas no crime, entre elas, um dos líderes do grupo.

    A minissérie documental também conta com muitos detalhes interessantes e pouco explorados pela imprensa na época, como a tentativa de outro assalto semelhante em Porto Alegre pela mesma quadrilha, e a existência de policiais corruptos que perseguiram os bandidos por conta própria para se apossar de parte do valor retirado do caixa-forte.

    A produção da Netflix, diferente do longa Assalto ao Banco Central (2011), dirigido por Marcos Paulo que foi baseado no livro Toupeira – a História do Assalto Ao Banco Central, de Roger Franchini, é objetiva e conta uma história menos glamurosa.

    VEREDITO

    Em um período recente em que séries de roubo estão em alta, como La Casa de Papel (2017-2021) e Lupin (2021-em andamento), é até engraçado relembrar que anos atrás o Brasil já tinha sua própria história de roubo audacioso; e na vida real!

    Para os fãs de true crime os três episódios prende a atenção ao relembrar e apresentar com dados, fatos e boas reconstituições toda a complexidade do assalto; e as consequentes ramificações que duraram anos e tiveram diversos impactos no mundo do crime.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Assista ao trailer:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Se a Vida te der Tangerinas’ celebra o amor e a resiliência nos invernos das nossas vidas

    'Se a vida te der Tangerinas' conta uma jornada de amor e resiliência em alguns dos momentos mais difíceis da nossa vida.

    Demolidor: Renascido e a relação entre Matt Murdock e Wilson Fisk

    O que seria do Demolidor sem o Rei do Crime? E o que seria o Rei do Crime sem o Demolidor? Os fãs sabem que é impossível um sem o outro.

    Conheça 6 produções médicas disponíveis na Max

    Quando a vida está por um fio, eles entram em ação para salvar pacientes em situações críticas. Conheça as melhores séries médicas do Max!

    CRÍTICA | ‘Frieren e a Jornada para o Além’ nos leva para um caminho muito diferente em um anime de fantasia

    Frieren foi um sucesso e merece ser assistido por fãs de animes, ou por quem não sabe por onde começar a assistir.