Início SÉRIE Crítica CRÍTICA | João de Deus – Cura e Crime (1ª temporada, 2021,...

CRÍTICA | João de Deus – Cura e Crime (1ª temporada, 2021, Netflix)

A série documental João de Deus - Cura e Crime retrata a história do império de curas e crimes realizados pelo médium João Teixeira de Faria

Um dos casos mais impactantes em nível global, envolvendo assédio sexual e abuso da fé alheia, acaba de ser pauta de uma série documental original da Netflix. A primeira temporada de João de Deus – Cura e Crime chegou ao streaming em 25 de agosto de 2021.

O documentário em formato de série relata a história de ascensão e queda do império religioso criado pelo médium João Teixeira de Faria em Abadiânia, município no Interior de Goiás. Desenvolvida em parceria com a Grifa Filmes, a produção possui 4 episódios com média de 50 minutos de duração.

João de Deus – Cura e Crime conta com uma série de depoimentos de fontes importantes para conhecer bem o caso. Entre elas: vítimas que denunciaram formalmente os abusos, advogadas, promotores de Justiça, moradoras e moradores de Abadiânia, voluntários do hospital de cura criado por João de Deus, além de amigos e familiares do médium.

SINOPSE

Nesta série documental, vamos mergulhar, por meio de entrevistas exclusivas e materiais inéditos, na tenebrosa trajetória de João de Deus, o líder de cirurgias espirituais e dono de um império econômico que se tornou protagonista do maior escândalo de assédio sexual do Brasil.

ANÁLISE DE JOÃO DE DEUS – CURA E CRIME

Antes de começar a análise eu reforço a mensagem exibida no começo de cada episódio, alertando sobre o quão impactante o conteúdo pode ser para algumas pessoas.

Há imagens explícitas de cirurgias não-convencionais, inclusive envolvendo o uso de uma serra elétrica enferrujada, além dos relatos realmente pesados das vítimas.

Então, se você não está em um bom dia, ou sabe que registros visuais explícitos e relatos de abuso sexual podem lhe causar gatilhos emocionais difíceis de lidar, não assista à produção.

Se você ou alguém que você conhece sofre com violência e abuso e precisa de ajuda para encontrar recursos de apoio, acesse www.wannatalkaboutit.com

Dito isso, vamos à análise.

A Netflix expande seus documentários originais de crimes cometidos no Brasil que transcenderam nosso país. Depois de Elize Matsunaga: Era Uma Vez Um Crime, também lançado em 2021, agora com João de Deus – Cura e Crime a gigante do streaming contribui para trazer à tona fatos e registros inéditos.

E novamente faz isso muito bem.

A série documental retoma toda a trajetória do médium João Teixeira de Faria, iniciada na década de 1970, até acontecimentos recentes ocorridos em março de 2021. Os registros em fotos e vídeos, inclusive com materiais inéditos, são um importante diferencial, mas não são o grande mérito da produção.

A série documental João de Deus - Cura e Crime retrata a história do império de curas e crimes realizados pelo médium João Teixeira de Faria

As qualidades que mais merecem reconhecimento são a relevância das fontes ouvidas e como cada pessoa entrevistada realmente contribui para o desenrolar dos fatos. Ninguém está ali à toa, e a equipe documentarista consegue fazer com que cada um e cada uma relate algo que faça a narrativa avançar.

A condução dos episódios também conta com vídeos das coberturas midiáticas de diferentes épocas, todas sinalizadas de modo simples e objetivo a partir da exibição de imagens aéreas das cidades, a fim de mostrar onde e quando se passa o que será mostrado a seguir.

Não há nenhuma locução por parte da equipe documentarista de João de Deus – Cura e Crime. Isso só foi possível graças ao êxito das entrevistas e da excelente montagem.

A série documental situa a audiência muito bem, de modo que até quem nunca acompanhou o caso conseguirá perceber as curas promovidas pelo médium João Teixeira de Faria e suas entidades, facilitando o entendimento sobre a importância que a figura de João de Deus conquistou no Brasil e no mundo.

Da mesma forma, isso também facilita entender como João Teixeira de Faria praticou os abusos, relatados de modo consistente pelas vítimas sobreviventes entrevistadas pelo documentário.

Como diz uma fonte, cujo registro inclusive está no trailer: O tanto que existe de luz e de fenômeno, existe a sombra também. Os registros audiovisuais e os relatos – tanto das vítimas, como de quem foi curado – comprovam que essa dualidade é real.

VEREDITO

João de Deus – Cura e Crime é uma excelente série documental perturbadora do início ao fim.

Dos registros históricos à importância de cada relato das fontes, a produção da Netflix e da Grifa Filmes acertou em todas suas decisões. Tudo isso foi coroado com uma montagem simples, objetiva e que pode servir como referência para outros documentários de true crime.

Nossa nota

5,0 / 5,0

Assista ao trailer de João de Deus – Cura e Crime:

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Artigo anteriorDespero: Conheça tudo sobre o novo vilão de The Flash
Próximo artigoCRÍTICA – Zona de Confronto (2021, Frederik Louis Hviid e Anders Ølholm)
Jornalista pós-graduado em Jornalismo Digital, fã de Mr. Robot, Pokémon e com uma menção honrosa a 24 Horas, o seriado que me fez entrar no mundo de séries e filmes.