CRÍTICA – Jogo da Corrupção (1ª temporada, 2022, Prime Video)

    Jogo da Corrupção é uma série antológica do universo de El Presidente, contando a história da FIFA por uma ótica diferente. O elenco conta com Eduardo Moscovis e Maria Fernanda Cândido.

    SINOPSE DE JOGO DA CORRUPÇÃO

    João Havelange (Albano Jerónimo) é um dirigente de futebol lendário no Brasil e que depois de muitas maracutaias e polêmicas chegou a presidência da FIFA, a maior entidade do esporte bretão que se tornou uma potência política no mundo.

    ANÁLISE

    El Presidente foi uma série que contou de uma forma impactante e divertida tudo que aconteceu no Fifagate, um dos casos de corrupção mais emblemáticos da história do futebol e que trouxe à tona toda a sujeira que existe nos bastidores do poder no esporte mais amado do mundo. Com uma linguagem irreverente, encantou os amantes do futebol e também quem curte um bom produto com uma produção digna das séries de Hollywood.

    O sucesso da aposta da Prime Video foi grande, recebendo indicações em premiações, o que ocasionou na criação de Jogo da Corrupção, uma continuação/antologia, que conta a história de um dos atores mais importantes que foi João Havelange, já citado como uma espécie de easter egg de El Presidente.

    Havelange foi uma figura polêmica que teve um papel fundamental na ascensão da CBF, da Seleção Brasileira e da FIFA no mundo. Sua história envolve de tudo um pouco e Jogo da Corrupção aproveita a vida conturbada dele para criar um produto divertido, envolvente e, ao mesmo tempo, chocante.

    Desde seu início somos avisados que não devemos crer em tudo que estamos vendo por conta dos exageros e alterações em algumas falas e fatos, tornando a narrativa um puro entretenimento narrado por um personagem conhecido e cativante do público que acompanhou a antecessora El Presidente: Sergio Jadue, ex-presidente da Confederação Chilena de Futebol, uma figura carismática interpretada mais uma vez brilhantemente por Andrés Parra que dá alguns ares de Michael Scott ao narrador.

    A estética setentista que remete aos tempos de ditadura no país é muito bem feita, com um excelente trabalho na fotografia e na produção. Além disso, as atuações estão muito boas, mesmo que o trabalho de maquiagem cause bastante estranhamento. Albano Jerónimo traz uma imponência ímpar ao poderoso protagonista com sua fisicalidade que mostra como funcionava a estrutura de poder. A trilha sonora foi escolhida a dedo, dando um tom boêmio que mistura a malandragem com um ar mafioso. De negativo, mais uma vez a artificialidade das partidas e as forçadas de barra do roteiro na espetaculizaração de alguns fatos são algo que podem atrapalhar um pouco, mas nada que prejudique a experiência.

    O mais curioso é que Havelange é apresentado quase como um antiherói, uma vez que ele saiu de baixo como um homem que queria ser grande até chegar ao topo, algo que nos cativa em diversos personagens e um dos grandes pontos da série. Figuras emblemáticas como o polêmico Castor de Andrade, vivido por Moscovis são a cereja do bolo para o seriado ser eletrizante.

    VEREDITO

    Jogo da Corrupção é um tapa na cara dos amantes de futebol, mas que apresenta mais uma escolha excelente da Prime Video em ampliar suas fronteiras com uma produção latino americana de destaque. Para quem gosta de tramoias e de filmes e séries de máfia, o novo produto da Amazon é uma excelente pedida.

    Nossa nota

    4,4/5,0

    Leia também:

    CRÍTICA – El Presidente (1ª temporada, 2020, Amazon Prime Vídeo)

    Confira o trailer:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Séries e filmes coreanos para assistir na Netflix nos próximos meses

    A Netflix terá lançamentos para todos os gostos nos próximos meses: a maior e melhor variedade de conteúdo coreano disponível!

    CRÍTICA: ‘Lovely Runner’ é sobre o amor entre as linhas do tempo 

    Lovely Runner é a mais nova série de drama coreano lançada pelo serviço Viki Rakuten. A série é executada por Boo Sung Chul.

    As melhores séries de médicos que você precisa assistir

    Desde que a TV se tornou popular, as séries de médicos sempre foram classificadas entre os tipos de programas favoritos dos espectadores.

    The Acolyte: Conheça Tràkata, o estilo de luta usado por Qimir, o Estranho

    Tràkata é um estilo de luta muito particular. Chamado por muitos de injusto e indignos, foi o estilo de luta utilizar por Qimir, o Estranho.