CRÍTICA – Missa da Meia-Noite (Minissérie, 2021, Netflix)

    Missa da Meia-Noite é uma minissérie original da Netflix do diretor Mike Flanagan (Doutor Sono) que já foi responsável pelas séries a Maldição da Mansão Hill e a Maldição da Mansão Bly.

    SINOPSE

    O jovem padre Paul (Hamish Linklater) vai para uma ilha pacata, pois está substituindo o padre anterior que não voltou para lá, e começa a fazer diversos milagres. Entretanto, será que as suas intenções com essa humilde comunidade são as melhores?

    ANÁLISE

    Missa da Meia-Noite é o tipo de série que traz diversas reflexões sobre alguns pilares coléricos da nossa sociedade: o fanatismo e o vício. 

    As alegorias que são apresentadas por Flanagan são bem inventivas, pois por meio da fantasia e de personagens inspirados, vemos o pior das pessoas. As atuações são competentes, principalmente de Samantha Sloyan, uma vez que a sua entrega é poderosa em uma antagonista que é uma religiosa fervorosa, preconceituosa e que demonstra uma personalidade passivo-agressiva. Hamish Linklater entrega um carisma interessante, mas, ao mesmo tempo, consegue ser ameaçador quando necessário.

    A estrutura textual da série é inspirada, pois mostra como o fanatismo destrói por completo uma comunidade. Líderes carismáticos e mitológicos podem com sua voz levar à ruína os seus seguidores e Missa da Meia-Noite apresenta isso de forma bastante eficaz, com uma fotografia lavada e amarelada que lembra de forma filosófica o período da inquisição, além de mostrar o eterno embate da fé x religião de maneira bastante filosófica, mesmo que em diversos momentos a trama arrastada nos afaste um pouco do que a série está nos mostrando.

    VEREDITO

    Com uma história pesada, mas muito rica em detalhes e filosofia, Missa da Meia-Noite possui bastante qualidade. Se tivesse uns minutos e personagens a menos em seus episódios, com certeza a série ganharia ainda mais seguidores, mas, mesmo assim, há muito de coisa boa para se assistir aqui.

    Nossa nota

    4,0/5,0

    Confira o trailer de Missa da Meia-Noite:

    Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

    Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘GTO’ é um anime marcante e muito divertido

    GTO é uma das mais recentes adições à Netflix. A adição da Netflix é uma das mais surpreendentes aqui. GTO é um anime ligeiramente curioso.

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em maio

    Maio já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    CRÍTICA – ‘A Inspeção’ de ‘O Gabinete de Curiosidades’: das belas cores berrantes do anos 70 ao horror corporal

    A Inspeção de 'O Gabinete de Curiosidades' nos lança por uma viagem nostálgica, no comando de Panos Cosmatos.

    CRÍTICA: ‘The Last Days of Ptolemy Grey’ é sobre fins, começos e reflexões

    'The Last Days of Ptolomy Grey' é uma joia escondida na AppleTV. Estrelada por Samuel L. Jackson, e grande elenco, o acompanhamos em uma jornada emocional e profunda.