CRÍTICA – O Ensaio (1ª temporada, 2022, HBO)

    O Ensaio (The Rehearsal) é uma série de comédia original da HBO lançada no dia 15 de julho de 2022. A produção foi criada pelo humorista Nathan Fielder e teve os seis episódios lançados semanalmente no canal de TV e na HBO Max.

    Confira nossa análise de O Ensaio sem spoilers.

    SINOPSE DE O ENSAIO

    Nesta série, pessoas comuns podem se preparar para os maiores momentos da vida “ensaiando-os” em simulações cuidadosamente elaboradas. Quando um único passo em falso pode destruir seu mundo inteiro, por que deixar a vida ao acaso?

    ANÁLISE

    E se você pudesse ensaiar cada tomada de decisão, cada passo dado, cada frase dita? Essa é a doida premissa de O Ensaio, algo bem desafiador de construir em tela, e que o criador e protagonista Nathan Fielder executa muito bem.

    A série de comédia com toques de drama – o popular dramédia – pega elementos de clássicos da TV e do cinema, como o seriado The Office e o filme O Show de Truman (1998), para criar algo único.

    No seriado, o protagonista atende clientes que precisam se preparar para viver determinadas situações. Então, ele ensaia tudo (até o primeiro contato com os possíveis clientes) e aplica o seu método autoral, The Fielder Method (O Método Fielder, em português).

    Sabe aquele momento de ansiedade por conta de algo que precisa fazer em breve? O Ensaio potencializa esse momento e cria um longo looping que faz com que muita gente se identifique, seja pela própria ansiedade frente a um gatilho ou ao desconhecido, como também pelos próprios receios que envolve tentar algo novo.

    Entretanto, se você costuma ter crises de ansiedade, não se preocupe. As situações apresentadas em telas não são pesadas nem angustiantes, pois o humor inteligente do roteiro e o absurdo de algumas situações tornam tudo agradável. O fato de cada episódio ter em média 30 minutos também ajuda a dar essa leveza.

    O elenco de O Ensaio é liderado pelo criador da série e há espaço até mesmo para seu intérprete, o falso Nathan Fielder, vivido pelo ator Alexander Leiss. É incrível que tanto atores e atrizes que interpretam pessoas “reais”, como os estudantes/intérpretes do método se saem muito bem em seus papéis.

    Não há termo melhor para definir O Ensaio como um looping. Um grande e bem humorado looping de bizarrices. A série ainda tem espaço para seus momentos de drama e uma pitada de crítica social.

    A cereja do bolo é o momento em que faz a audiência questionar: O Ensaio é real? Isso tudo é sério ou é roteirizado?

    Certamente você vai passar por essa situação em algum momento do seriado. Fato é que uma produção capaz de fazer isso enquanto diverte é simplesmente genial, mesmo que seja bizarra.

    VEREDITO

    O Ensaio é uma grande surpresa de 2022. Surpreende por ter chegado “do nada” à grade da HBO e ao catálogo da HBO Max, como também por pouco a pouco ser assistida por mais pessoas. O roteiro de Nathan Fielder dá vida a uma comédia bizarra e muito bem executada.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Assista ao trailer da primeira temporada de O Ensaio:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Séries e filmes coreanos para assistir na Netflix nos próximos meses

    A Netflix terá lançamentos para todos os gostos nos próximos meses: a maior e melhor variedade de conteúdo coreano disponível!

    CRÍTICA: ‘Lovely Runner’ é sobre o amor entre as linhas do tempo 

    Lovely Runner é a mais nova série de drama coreano lançada pelo serviço Viki Rakuten. A série é executada por Boo Sung Chul.

    As melhores séries de médicos que você precisa assistir

    Desde que a TV se tornou popular, as séries de médicos sempre foram classificadas entre os tipos de programas favoritos dos espectadores.

    The Acolyte: Conheça Tràkata, o estilo de luta usado por Qimir, o Estranho

    Tràkata é um estilo de luta muito particular. Chamado por muitos de injusto e indignos, foi o estilo de luta utilizar por Qimir, o Estranho.