CRÍTICA: ‘The 8 Show’ é impactante e reflexivo

    As produções asiáticas ganham cada vez mais os corações e atenção do público brasileiro, especificamente as coreanas que passaram a ser presença constante em todos os serviços de streaming disponíveis e no mês de maio chegou mais uma novidade impactante. ‘The 8 Show‘ é um drama coreano produzido pelo Studio N e lançado pelo serviço de streaming Netflix em 17 de maio com todos os seus oitos episódios sendo uma adaptação das weebtoons Money Game e Pie Game de Bae Jin Soo disponível na plataforma Naver Webtoons.

    Dito isso é importante deixar um aviso de alerta de gatilho a respeito do seu conteúdo que possui cenas de muita violência sendo recomendado não prosseguir assistindo e aconteça outros sintomas procurar ajuda profissional.

    A direção é feita por Han Jan Rim (Alerta de Emergência) e o elenco é formado por Ryu Jun-yeol, Chun Woo-hee, Park Jeong-min, Lee Yul-eum, Park Hae-joon, Lee Zoo-young, Moon Jeong-hee e Bae Seong-woo.

    SINOPSE

    Em The 8 Show, oito desconhecidos ficam confinados em um prédio de oito andares e dependem uns dos outros para sobreviverem o máximo de tempo e conquistarem um prêmio milionário. No drama coreano, oito pessoas que precisam desesperadamente de dinheiro são convidadas a participar de um reality show por 100 dias a troco de um prêmio multimilionário. Porém, eles acabam descobrindo que não só o valor final precisa ser compartilhado entre os participantes, mas também tudo o que eles consumirem durante o tempo do programa será deduzido da quantia.

    ANÁLISE

    The 8 Show

    Depois de assistir os oito episódios realmente precisei de um tempo para pensar a respeito de tudo o que foi esse k drama que não é uma das experiências mais fáceis de conhecer. O que tinha trazido minha atenção para ele foi a comparação realizada com o famoso Round 6 que terá uma nova temporada ou até mesmo o filme que fez muito sucesso O Poço, mas poderia ser o nome de qualquer outro reality show que realizasse esse paralelo também seria algo válido.

    A respeito de critérios técnicos a direção é muito boa e o que torna essa produção tão impressionante é o trabalho de atuação do elenco que expressa as emoções daqueles personagens que apenas são conhecidos por números, mas gradativamente vamos conhecendo a jornada de cada um para que chegassem ao ponto de aceitarem participar desse jogo.

    Usar a arte e entretenimento para uma autocrítica não é a grande novidade dessa história que consegue ir mais além deixando uma pergunta que poderia ser feita para nossa sociedade como um todo: o que é entretenimento?

    The 8 Show

    A escolha do diretor em usar os flashbacks como um filme antigo é excelente porque cria uma paralelo entre essas pessoas fora do ambiente do show com o que estamos acompanhando colocando uma lente de aumento e uma grande reflexão sobre o que as pessoas se tornam nesse tipo de competição e quais os limites que passam para isso.

    No k-drama as pessoas precisam fazer algo que gere entretenimento em recompensa de tempo para um prêmio maior e chega ser assustador a forma como tudo vai escalonando de forma tão violenta ao ponto de torturar física e psicologicamente uns aos outros.

    Além disso existe um paralelo com a nossa realidade que torna a trama mais intensa que é uma divisão social interna entre os participantes, algo que me lembra em muito a exposição sofrida por pessoas mais pobres apenas pela geração de engajamento ou entretenimento.

    A conclusão deixa uma reflexão muito importante a respeito dos temas abordados, conclui sua história de forma marcante, porém consegue deixar a possibilidade de uma nova temporada sem diminuir a produção como um todo.

    VEREDITO

    The 8 Show é uma das melhores produções coreanas do ano de 2024 com uma narrativa que choca, dialoga com temas atuais empurrando o espectador a ter uma reflexão crítica a respeito.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Confira o trailer da série:

    Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

    Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

    Artigos relacionados

    A Casa do Dragão: Onde paramos e para onde vamos?

    Após uma 1ª temporada cheia de intrigas e reviravoltas, A Casa do Dragão, finalmente chegou com sua segunda temporada no dia 16 de junho!

    CRÍTICA: A temporada final de ‘Sweet Tooth’ é tão especial quanto a jornada de seu protagonista

    A série Sweet Tooth chegou ao fim. Mudando ligeiramente final, acompanhamos os últimos capítulos da jornada do Bico Doce e do Grandão.

    CRÍTICA: ‘Sugar’ é suspense noir de mais alto nível

    Sugar é a mais nova série do Apple TV+. Estrelada por Colin Farrell e grande elenco, acompanhamos a jornada do investigador John Sugar.

    Doctor Who: Conheça algumas curiosidades sobre a série

    A nova temporada de Doctor Who chegou com o melhor da série: muito humor, grandes vilões, incríveis batalhas e muitas voltas no tempo.