CRÍTICA – Uma Equipe Muito Especial (1ª temporada, 2022, Prime Video)  

    A série Uma Equipe Muito Especial (A League of Their Own), baseada em acontecimentos reais e em um filme de 1992, aborda a primeira liga profissional feminina de beisebol dos Estados Unidos. A produção do Prime Video é uma criação de Will Graham e Abbi Jacobson.

    No elenco, além de Abbi Jacobson temos também Chanté Adams, D’Arcy Carden, Gbemisola Ikumelo, Melanie Field, entre outros nomes.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA – TBT #190 | Uma Equipe Muito Especial (1992, Penny Marshall)

    SINOPSE

    Em 1943, Carson Shaw (Abbi Jacobson) vai até Chicago para fazer um teste para a Liga de Beisebol Profissional All-American Girls. Lá, conhece Greta (D’Arcy Carden), uma mulher que também sonha em jogar profissionalmente e pessoas que expandem seu mundo.

    ANÁLISE

    Com um olhar mais contemporâneo e dramático, a série Uma Equipe Muito Especial supera o filme homônimo de 1992, de Penny Marshall, mas também reforça conceitos marcantes de seu antecessor, como companheirismo esportivo e feminino em uma época extremamente difícil para as mulheres. 

    Isso acontece, em parte, pelo apagamento que tanto a história original, como o longa sofreu com o decorrer dos anos. Poucas pessoas lembram que existiu uma liga profissional de beisebol feminina nos Estados Unidos que fez alguns campeonatos durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto os homens estavam fora do país. Até mesmo no esporte, esse acontecimento é constantemente deixado de lado, o que reforça que ainda existe muito a superar quando o assunto é mulheres no esporte. 

    De certa forma, a série co-criada e estrelada por Abbi Jacobson tem um papel difícil em mãos. É preciso reviver uma história incrível, honrar um clássico, mas também superá-lo à medida que se torna mais relevante para os dias atuais e o resultado não poderia ser mais positivo. Uma Equipe Muito Especial mantém o tom cômico com boas piadas a partir do conservadorismo da década de 40, mas seu grande potencial é tratar de temas complexos como gênero e sexualidade. 

    É ainda mais cativante quando o assunto vem através de uma série onde o tema central é um esporte majoritariamente masculino. A um “que” de audácia na produção do Prime Video que vai de encontro a um show extremamente divertido e emocionante. E a produção não está sozinha, atualmente, outras séries de comédia, como Nossa Bandeira é a Morte e O Que Fazemos nas Sombras, também subverteram alguns gêneros dito como “masculinos” e criaram ótimas experiências. 

    Nesse sentido, Uma Equipe Muito Especial apresenta a história de Carson Shaw, que deixa sua casa e seu marido que está na guerra para se juntar ao time de beisebol Rockford Peaches. Logo, ela conhece Greta, por quem acaba se apaixonando, e outras várias garotas que adoram jogar beisebol. 

    Chanté Adams como Max Chapman.

    Enquanto Carson precisa entender seus sentimentos e também ajudar o seu time a vencer outros clubes e principalmente rebater o machismo da época, também acompanhamos Max, interpretada por Chanté Adams. Max é proibida de entrar no time por ser uma mulher negra, logo, a série a segue em sua jornada por reconhecimento e aceitação própria. 

    À medida que a série avança para suas cenas mais dolorosas, alguns temas como sexismo, racismo e LGBTfobia ganham discussões importantes e necessárias. Mas não é só isso, a produção também debate outros assuntos, como a participação dos negros na guerra e a entrada das mulheres no mercado de trabalho. 

    Dessa forma, a série consegue amarrar todas as tuas tramas e assuntos complexos, sem deixar a essência do basebol de lado, o que fica evidente nos arranjos técnicos. Uma Equipe Muito Especial tem o tom das produções sobre esportes com eletrizantes montagens de jogos e uma trilha sonora vibrante. Não à toa, a série se destaca por ser carismática e excitante na medida certa. 

    VEREDITO

    Uma Equipe Muito Especial é uma série única que resgata uma bela história e dá mais contornos a um filme clássico. Com um roteiro divertido e comovente e uma produção assertiva prova que essa história é atemporal. Logo, é incrível assistir essas mulheres em campo fazendo algo que genuinamente amam.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Assista ao trailer legendado:

    A 1ª temporada de Uma Equipe Muito Especial já está disponível no catálogo do Prime Video.

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Unicorn: Warriors Eternal’ dos épicos de fantasia aos filmes de artes marciais

    Unicorn: Warriors Eternal nos lança por uma história e por um visual deslumbrantes. Criado por Genndy Tartakovsky.

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em abril

    Abril já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    Magnatas do Crime: Conheça os personagens da série

    Bem-vindo a Magnatas do Crime, uma série que expõe o nefasto submundo que se esconde sob a refinada sociedade da aristocracia britânica.

    CRÍTICA: ‘Uma Loja Para Assassinos’ combina gêneros de forma muito competente

    Uma Loja Para Assassinos é um seriado, escrito e dirigido por Lee Kwon inspirado na novel The Killer's Shopping Mall. Veja o que achamos!