CRÍTICA: ‘Uma Loja Para Assassinos’ combina gêneros de forma muito competente

    Um pouco de adrenalina sempre é uma boa pedida para sair de uma rotina de produções mais conceituais e nessa mudança de ares nada melhor do que uma boa e velha ação dramática. Uma Loja Para Assassinos (A Shop for Killers) é um seriado produzido pela Project Onion, escrito e dirigido por Lee Kwon inspirado na novel The Killer’s Shopping Mall escrita por Kang Ji Young. Contendo 8 episódios a série foi lançada entre 17 de janeiro a 17 de fevereiro de 2024 no serviço de streaming Star+ em linguagem original com legendas em português. 

    O elenco é formado por Lee Dong Wook (Tale of the Nine Tailed 1938), Kim Hye-Jun (Inspetora Koo), Jo Han Sun (Hot Stove League) nos papéis principais; com Park Jin Bin (Blind) e Geum Hanna (A Vilã) no elenco de apoio. 

    SINOPSE

    Uma Loja Para Assassinos é sobre Jian (Kim Hye-Jun) que pouco tempo após ingressar na faculdade recebe uma ligação da polícia local informando-a do “suicídio” de seu tio. Seu cuidador desde a morte de seus pais, o tio Jeong Jin Man (Lee Dong Wook), sempre foi quieto e misterioso, mas nunca suicida.

    ANÁLISE

    Uma Loja para Assassinos

    Mesmo tendo uma boa camada de ação e sendo mais breve do que o esperado se tratando de uma produção coreana, Uma Loja Para Assassinos tem uma carga dramática surpreendente e um roteiro que brinca de uma forma agradável com o espectador criando pequenas surpresas no caminho. 

    O que mais me chama atenção nos aspectos técnicos são o roteiro que em todos os oitos episódios apresenta um cenário que não é exatamente o que aparenta, indo desde o amigo que não é bem um aliado ou um inimigo que na verdade não é adversário; tudo acontecendo de acordo com a perspectiva de Jian: conhecendo um mundo que não havia ideia que existia. 

    Essa situação acontece de forma mais evidente na relação do tio Jin Man com a sobrinha que convive de forma significativa com ele, mas não fazia ideia do seu passado ou do que acontecia na loja de mangueiras. A química entre os atores coloca um conteúdo emocional importante que contribui de forma significativa para a jornada narrativa como um todo. 

    O mistério em torno de quem realmente é Jeong Jin Man é convidativo a seguir para a próxima parte da história e, aliado aos aspectos técnicos, a atuação de Dong Wook é de muita qualidade, algo que não surpreende ao conhecer seus trabalhos anteriores; desenvolvendo assim um personagem que nunca é o que aparenta e isso vale para toda a sua participação no seriado.

    Uma Loja para Assassinos

    Todos os personagens têm uma participação muito significativa na história, com seu próprio arco narrativo a ser contado e conectando-se aos dois personagens principais. Pode soar algo muito simples mas é desafiador para um trabalho de roteiro conseguir estabelecer essas conexões sem precisar de um núcleo secundário na história ou episódios focados apenas para esse desenvolvimento mesmo que eles tenham uma longa duração como no caso do seriado com a média de uma hora por capítulo. 

    A direção de Uma Loja Para Assassinos é outro ponto muito positivo, porque sabe concatenar as ideias do roteiro de uma forma dinâmica para a tela, não sendo uma produção que é frenética ou muito cadenciada, explorando as qualidades dramáticas dos atores em seu máximo. As cenas de ação também são muito bonitas por terem uma excelente coreografia por parte da equipe de atores e dublês, algo que em produções asiáticas sempre é um ponto muito forte. 

    Essa formação familiar não nuclear é uma excelente reflexão a respeito dos detalhes que não ficam perceptíveis nas relações que temos, ficando muito evidente por parte de Jian que espera uma forma diferente de demonstrar carinho enquanto. Por outro lado, Jin Man mesmo gostando da sobrinha não tem recursos emocionais que possam ajudá-lo a se expressar de uma forma afetuosa como era na relação com os pais e tenta fazer isso de acordo com a sua visão de mundo e profissão sendo algo que a menina vai compreendendo ao longo do seriado até seu desfecho que é surpreendente. 

    VEREDITO

    Uma Loja Para Assassinos é um seriado com uma ótima dose de ação em harmonia com um ótimo drama familiar garantindo uma história com um excelente ritmo e profundidade.

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Assista ao trailer:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Unicorn: Warriors Eternal’ dos épicos de fantasia aos filmes de artes marciais

    Unicorn: Warriors Eternal nos lança por uma história e por um visual deslumbrantes. Criado por Genndy Tartakovsky.

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em abril

    Abril já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    Magnatas do Crime: Conheça os personagens da série

    Bem-vindo a Magnatas do Crime, uma série que expõe o nefasto submundo que se esconde sob a refinada sociedade da aristocracia britânica.

    X-Men: Os 10 melhores episódios da animação clássica

    Os anos 90 foram marcados por uma Era Dourada para os fãs de super-heróis na TV, e nenhum exemplo brilhou mais do que a série dos X-Men.