Início SÉRIE Artigo Dark: Linha do tempo da série da Netflix explicada!

Dark: Linha do tempo da série da Netflix explicada!

2679
0
Dark: Linha do tempo da série da Netflix explicada!

Falando abertamente, a série alemã de ficção-científica, Dark é uma das séries sobre viagem no tempo mais complexas no ar agora – o que significa que a linha do tempo da série pode ser um pouco complicada de ser acompanhada.

A série se passa nos mais diversos períodos de tempo, e conta com personagens que ativamente insistem em quebrar as regras mais tradicionais de viagem no tempo — como não interagir consigo mesmo no passado —, ambas as temporadas de Dark prenderão a atenção dos expectadores de todas as formas possíveis.

Ambientada em Winden, na Alemanha, Dark conta a história de quatro família — os Neilsens, os Kahnwalds, os Tiedemanns, e os Dopplers — cujas histórias de família estão entrelaçadas com outras, e com o passado, presente e futuro da cidade.

Quando o jovem Mikkel Nielsen misteriosamente desaparece uma noite, uma cadeia de eventos começa a se desenrolar e cada uma dessas quatro famílias estão envolvidas, sendo abaladas para sempre. É revelado que através do poder de viagem no tempo, eventos profetizados e uma guerra em andamento contra o tempo por um grupo secreto que conseguiu atrair todo mundo, ameaçando mudar seu futuro para sempre.



Agora que a segunda temporada de Dark chegou à Netflix, nós podemos finalmente entender melhor a linha do tempo até aqui. Essa não é apenas uma tentativa de te fazer ver melhor todos os acontecimentos, mas sim uma tentativa de mostrar como os eventos da série e os personagens estão conectados. A seguir, está a linha do tempo mais completa possível, que abrangem ambas as duas temporadas.

Vale apontar que essa linha temporal citada e descrita nesta publicação, será feita de forma cronológica e não na ordem dos acontecimentos na série. Para um melhor entendimento, volte a ela quando tiver assistido ambas as temporadas.

A série Dark está disponível na Netflix.

                   Winden 1921                   

Adam, o misterioso líder dos guerreiros viajantes do tempo conhecido como a Sic Mundus, vive em 1921. Seu braço direito, Noah, retorna frequentemente no tempo a fim de ser aconselhado por Adam acerca dos próximos passos a fim de assegurar que o looping temporal de fato aconteça, desencadeando assim, o apocalipse. Jonas de 2019, vai parar em 1921 por acidente, mas a viagem se prova uma jornada esclarecedora.

A fim de facilitar a leitura e compreensão, irei me referir ao Jonas de 2019 como Jonas A, e ao Jonas do futuro como Jonas B.

  • Dois homens (um deles sendo o jovem Noah) são vistos cavando um túnel nas profundezas das cavernas de Winden, que no futuro, permitirá que outros entrem assim, em outros períodos de tempo. O jovem Noah mata seu parceiro por ir contra os preceitos de seu líder, Adam, que também é líder da Sic Mundus.
  • O Jonas A acidentalmente viaja de uma Winden em 2052 para uma Winden de 1921. Ele é confundido com um soldado da Primeira Guerra Mundial que recentemente retornou para casa, e é abrigado pela família dos jovens Noah e Agnes Nielsen.
  • Jonas A encontra o jovem Noah, que o leva até a igreja de Winden onde um Noah mais velho e Adam estão. Jonas A encontra Adam pela primeira vez, e ele se revela como uma versão mais velha de Jonas e como o responsável por tentar causar o looping temporal pela terceira vez, a fim de causar o fim do mundo.
  • Adam conta a Jonas que a única forma de acabar com tudo, é viajar no tempo para um dia antes de seu pai, Mikkel/Michael cometer suicídio, pois é sua morte que dá início a todos os eventos.
  • Adam segue Jonas A de 1921 para 2019 a fim de garantir que Jonas estivesse lá para garantir que ele matará Martha, pois Jonas A quer incessantemente parar os planos de Adam.



                   Winden 1953-1954                   

O jovem, Helge Doppler, é uma criança solitária que repentinamente se encontra nos meios dos planos de Noah, após algumas reviravoltas do destino acaba pondo sua vida em risco. Ulrich Nielsen, à procura de seu filho Mikkel, acaba indo parar nessa época. Enquanto ele tenta procurar por seu filho, Ulrich acaba por bater de frente com as autoridades locais, e é levado pelo policial Egon Tiedemann, e Ulrich é preso por suas atividades suspeitas e seus comentários por crianças perdidas e tem a intenção de parar Helge antes que ele possa crescer e causar qualquer tipo de dano. Benrd Doppler confirma que a usina nuclear foi construída em 1960.

Em 1953:

  • Bernd Doppler, pai de Helge Doppler, anuncia seus planos de construção da Usina Nuclear de Winden.
  • 5 de Novembro: O corpo de Erik, que viajou no tempo de 2019 para 1986, através da cadeira de Noah de viajar no tempo, no Bunker dos Doppler, é transportado ainda mais para o passado, para 1953. E levado por Helge de 1986 para o local de construção da Usina Nuclear.
  • 9 de Novembro: O corpo de Yasin, que também viajou de 2019 para 1986, é transportado no tempo para 1953, e mais uma vez o Helge de 1986 leva seu corpo para o mesmo local que o corpo de Erik.
  • 10 de Novembro: Helge de 1953 vê a polícia investigando o corpo de Erik e Yasin no local da construção e conta à seus pais sobre os corpos. No mesmo dia, Agnes Nielsen e seu filho, Tronte, chegam à Winden. Além disso, Ulrich Nielsen de 2019 viaja para 1953 procurando por Mikkel de 2019, e consegue encontra seu próprio pai, Tronte, enquanto apontava a direção para Agnes e Tronte para sua nova casa, e tem um pequeno surto ao conhecer seu pai enquanto criança e sai correndo. Ele então vai até a loja do relojoeiro H.G. Tannhaus, que também escreve o importante livro Uma Jornada Através do Tempo, para confrontá-lo acerca de suas teorias escritas no livro. Ulrich de 2019 deixa sua jaqueta na loja de Tannhaus e mais tarde, o dono da loja descobre seu celular. Ulrich de 2019, vai até a cabana de Doppler no meio da mata, e encontra um Helge ainda criança, e tenta matá-lo na tentativa de que seu filho e outras crianças não desapareçam no futuro. Na mesma noite, uma já velha Claudia Tiedemann, filha de Egon Tiedemann, visita Tannhaus a dá a ele a planta da máquina que mais tarde passaríamos a conhecer como a máquina do tempo, que é essencial para a viagem para diferentes períodos no tempo.
  • 12 de Novembro: Ulrich é preso por Egon Tiedemann de 1953, e culpado pela morte de Helge, Erik e Yasin (que a polícia não sabia que eram crianças vindas do futuro).
  • A noite de 12 de Novembro: O portal do tempo abriu em Winden. Helge de 1953, que acordou em um bunker abaixo da casa dos Doppler após ser cruelmente agredido pelo Ulrich de 2019, vê o portal se abrir. Do outro lado está Jonas A, preso no mesmo bunker mas em 1986. Os meninos tocam as mãos e Helge de 1953 é transportado para a versão de 1986 do bunker.



                   Winden 1986-1987                   

Dark: Linha do tempo da série da Netflix explicada!Mikkel de 2019 acaba indo parar em 1986, assustado e procurando por seus pais. Jonas viaja de 2019 para 1986 a fim de procurar por Mikkel mas acaba descobrindo verdades assustadoras sobre viagem no tempo. O novo diretor da usina nuclear de Winden é Claudia Tiedemann, a quem é revelado alguns segredos da empresa, sobre a natureza da substância que está sendo produzida na usina pelo antigo diretor, Bernd Doppler.

Em 1986:

  • Verão de 1986: Uma explosão na Usina de Winden abre um buraco de minhoca que conecta Winden de 1986 à Winden de 1921, Winden de 1953 e Winden de 2019.
  • Outubro 1986: Jana Nielsen, mãe de Ulrich Nielsen e esposa de Tronte NielsenHelge de 1986 discutindo com um Noah mais velho.
  • 9 de Outubro: Mads Nielsen, irmão de Ulrich e filho de Jana e Tronte Nielsen, é sequestrado em 1986 por Helge e trazido para o bunker abaixo da cabana dos Doppler.
  • 4 de Novembro: Helge de 1986 viaja através dos túneis nas cavernas de Winden para 2019. Na mesma noite, Mads é preso na cadeira de viagem no tempo de Noah, e é enviado para a Winden de 2019. Mads morreu durante a jornada e seus ferimentos (olhos queimados e tímpanos estourados) deixaram os legistas sem respostas.
  • 5 de Novembro: Erik de 2019 é transportado no tempo para 1953 na cadeira de viagem no tempo para a cabana de Doppler. Mikkel de 2019 emerge da caverna e logo descobre que ele está no passado após tentar encontrar seus pais. Ele vai até o hospital, onde é cuidado pela enfermeira Ines Kahnwald. No mesmo dia, Claudia de 1986 ganha o livro de Tannhaus de Helge, um amigo de infância para seu primeiro dia como diretora da usina.
  • 7 de Novembro: Jonas B visita Tannhaus em sua loja para falar com ele a respeito de suas teorias de viagem no tempo, mais especificamente, buracos de minhoca.
  • 8 de Novembro: Jonas A passa através dos túneis da caverna para 1986 e descobre que viajou no tempo. Ele está procurando por Mikkel de 2019.
  • 9 de Novembro: Jonas B diz que Mikkel está no hospital, sem revelar sua identidade para Jonas B e diz que ele não devia interferir na viagem de Mikkel, pois ele está onde deveria estar. Jonas A volta pela caverna naquela mesma noite. Yasin, de 2019, é transportado para 1953 através da cadeira do bunker de Doppler.
  • 10 de Novembro: Jonas B volta a loja de Tannhaus. Ele precisa que o relojoeiro conserte sua máquina do tempo quebrada, que acidentalmente é a mesma que Tannhaus começou a construir em 1953 após uma já idosa Claudia dar a ele as plantas. Na época, Tannhaus não sabia o que ele estava construindo. Agora, havia duas máquinas do tempo.
  • 12 de Novembro: Jonas B retorna para a loja de Tannhaus para buscar a máquina do tempo consertada. Jonas A retorna a fim de tentar trazer Mikkel de volta, mas ele foi impedido por Noah e Helge de 1986. Na mesma noite, Jonas A acorda no bunker de Doppler e é visitado por Jonas B. Jonas B revela que eles são a mesma pessoa e Jonas A precisa continuar lá onde ele está e que sobreviverá, pois ele (Jonas B) é a prova viva disso. Jonas B deixa Jonas A e vai para as cavernas a fim de fechar o portal aberto no bunker de Doppler, permitindo que Helge de 1953 seja transportado para 1986 e Jonas A seja transportado para 2052.

Em Junho de 1987:

  • A Claudia mais velha visita Claudia em 1987, e conta a ela sobre viagem no tempo e o papel que ela precisa desempenhar nos eventos que virão. Ela dá à Claudia de 1987 um mapa para o local onde uma das máquinas do tempo está enterrada: o jardim da Claudia de 1987. É revelado que uma Claudia mais velha viajou no tempo para 1953, antes da casa ser construída, e colocou a máquina naquela localização específica para que ela fosse encontrada 33 anos depois.
  • Egon de 1987, agora um policial aposentado, vai conversar com Helge a respeito do desaparecimento de Mads Nielsen, mas sua memória o prega peças e ele automaticamente se lembra de um homem preso em 1953 que dizia procurar por seu filho (que é ninguém menos que Ulrich) e um menino (um recém-transportado Mikkel) que entrou em uma delegacia procurando por seu pai, Ulrich. Egon de 1987 encontra Ulrich de 2019, agora um homem muito mais velho, e uma instalação psiquiátrica em Winden; ele está preso lá desde os anos 50.
  • Claudia de 1987 decide encontrar Tannhaus em 1987, que conta a ela a respeito de um livro que ele escreveu que se tornou um importante texto através dos anos.
  • Ulrich de 2019 confirma que ele viajou no tempo para encontrar seu filho e Egon de 1987, que tinha uma imagem de Mikkel que Egon havia pego com a mãe adotiva Ines mostra a foto de Ulrich. Ulrich grita ao perceber que aquele é Mikkel.
  • 26 de Junho: Claudia de 1987 percebe que aquele é o dia em que Egon morrerá. Após passar o dia com ele, os dois brigam na cozinha e ela acidentalmente o empurra, fazendo-o bater a cabeça e sangrar até a morte. Percebendo que ele não estaria morto, caso ela não intervisse, Claudia então percebe que a morte de seu pai é um sacrifício e promete uma forma de fazê-lo sobreviver no próximo looping.



                   Winden 2019-2020                   

Dark: Linha do tempo da série da Netflix explicada!Nos dias atuais, encontramos Jonas Kahnwald e sua mãe Hannah; os Nielsen: os pais Ulrich e Katharina e seus filhos, Magnus, Martha e Mikkel; os Tiedemanns: os pais Regina e Aleksander e seu filho, Bartosz; os Dopplers: os pais Peter e Charlotte e suas filhas, Fransziska e Elisabeth.

O desaparecimento de Mikkel afeta a comunidade enquanto Jonas e Ulrich parte em suas próprias missões para encontrar Mikkel. Fazendo isso, eles descobrem túneis abaixo de Winden que dão a habilidade de viajar as pessoas 33 anos no passado. Jonas vai para 1986 e Ulrich vai para 1953. Aleksander, que vai para a usina nuclear de Winden, começa os projetos de enterrar os barris de resíduos radioativos nos túneis sob Winden próximo do perímetro da Usina; os barris contém uma substância que mais tarde se prova útil para viagem no tempo.

Em 2019:

  • 20 de Junho: Jonas A chega de 1921 após Adam o fazer acreditar que para impedir que Mikkel/Michael morra, ele precisa pôr um fim nos loopings temporais e impedir que o apocalipse aconteça. Jonas A senta para conversar com seu pai, que não tinha intenção alguma de se matar, sabendo sua identidade verdadeira, e contar a ele a respeito da carta que ele eventualmente escreveria. Jonas então descobre que seu pai nunca foi um suicida, e ao invés disso, ele acaba por plantar essa ideia na cabeça dele, revelando assim, que Jonas A é a razão de todos aqueles eventos terem se desenrolado.
  • 21 de Junho de 2019: Michael Kahnwald, pai de Jonas Kahnwald e que é na verdade Mikkel Nielsen, se enforca em casa. Ele deixa uma carta para Jonas, mas Jonas não pode abri-la até 4 de Novembro de 2019, às 22:13.
  • 22 de Outubro: Erik é sequestrado por Helge de 1986.
  • 4 de Novembro: Um Helge mais velho escapa do seu lar de idosos e corre para a cidade dizendo “É hora de acontecer de novo.” Uma mais velha Ines Kahnwald lê a carta de Mikkel/Michael. Jonas A vai para as cavernas de Winden com seus amigos, Bartosz Tiedemann, e os irmãos Nielsen — Magnus, Martha e Mikkel de 2019 — para explorar. Às 22:13, enquanto Ines lia a carta de Mikkel/Michael, o velho Helge fala e Mikkel de 2019 é levado para dentro das cavernas e transportado para 1986. Peter Doppler, filho de Helge Doppler, descobre o corpo de Mads Nielsen fora do bunker Doppler em 2019. Ele liga para Tronte Nielsen a fim de identificar o corpo, mas o homem fica confuso ao perceber que Mads não envelheceu nada desde 1986 (é porquê ele foi transportado de 1986 pela cadeira de viajar no tempo de Doppler). A Cláudia mais velha aparece, dá a ele o livro de anotações explicando os eventos passados, presentes e futuros que ainda irão acontecer. Ela instrui os homens à enterrar o corpo de Mads na floresta, deixando-o semi-visível para que a polícia pudesse descobrir seu corpo.
  • 5 de Novembro: A polícia descobre o corpo de Mads. Jonas B chega à 2019 e aluga um quarto no hotel de Regina Tiedemann, filha de Claudia Tiedemann. Jonas A descobre um mapa das cavernas no estúdio de Mikkel/Michael.
  • 6 de Novembro: Jonas A começa a explorar as cavernas enquanto Jonas B o vigia de longe. Elisabeth Doppler de 2019, filha de Peter e Charlotte Doppler, conhece Noah. Noah, dá a Elisabeth um relógio de bolso que devia ter sido entregue à Charlotte.
  • 7 de Novembro: Jonas B entra no quarto de Jonas A pela manhã enquanto ele dorme e adiciona marcações cruciais ao mapa para ajudar Jonas A a encontrar o caminho pelos túneis para que ele possa viajar no tempo. Yasin é sequestrado por Helge de 1986. Durante o dia, Jonas A recebe um pacote de Jonas B contendo a carta que Mikkel/Michael escreveu na noite que morreu explicando o que havia acontecido e uma lanterna.
  • 8 de Novembro: Jonas A viaja no tempo para 1986. Ulrich de 2019 encaixa as peças de que o garoto descoberto na floresta em 5 de Novembro, era seu irmão mais novo, Mads.
  • 9 de Novembro: Ulrich confronta um Helge idoso, após Jana, dizer acreditar que Helge de 1986 havia sido quem sequestrou Mads. Ao invés de conseguir respostas a respeito de como Mads morreu, Ulrich consegue o livro de Tannhaus, que estava sob posse de Helge, e entra na caverna para tentar encontrar Mikkel. Ulrich acaba indo para 1953. Um Helge mais velho escapa do asilo e entra na caverna, e vai para 1986, a fim de impedir que ele mesmo de 1986 pare de sequestrar crianças através de vários períodos de tempo; Helge de 1986 se recusa. Jonas A retorna de sua viagem de 1986 e queima a carta de Mikkel/Michael. Charlotte vai até o bunker e encontra um papel de parede velho, rasgado do bunker de 1986 e sabe que tem algo de errado.
  • 10 de Novembro: A Cláudia mais velha encontra Bartosz e conta a ele para dar a Regina, uma foto das duas, de 1986, como uma forma de lembrar de sua mãe. Regina encontra todo o material de estudo de Jonas B, que ele havia deixado no quarto antes de sair sobre viagem no tempo, buracos de minhoca e o grupo Sic Mundus, e como todos estavam conectados. Jonas B vai até a usina nuclear e extrai a substância de um dos barris escondidos nas cavernas que se revelou como a substância que é combustível da máquina do tempo.
  • 12 de Novembro: Jonas A viaja no tempo para 1986 pela última vez na tentativa de trazer Mikkel/Michael de volta. Essa é a viagem onde ele é capturado e colocado no bunker dos Doppler, e é então enviado até o futuro. Charlotte descobre que Ulrich ficou preso em 1953 após ela encontrar um artigo daquele ano nos arquivos mostrando a sua prisão.

Em Junho de 2020:

  • 21 de Junho: 1 ano após a morte de Mikkel/Michael. É confirmado que a Usina Nuclear de Winden irá fechar dentro de 6 dias, em 27 de Junho. Jonas B retorna à sua casa da infância e conta a sua mãe, Hannah Kahnwald, quem ele realmente é. Ele continua contando a ela tudo que ele sabe sobre viagem no tempo, a verdade sobre Mikkel/Michael, e que o apocalipse acontecerá dentro de seis dias. No mesmo dia, Elisabeth está na loja de Tannhaus com seu pai, Peter, e é revelado que Tannhaus criou Charlotte que era como um avô para ela. Elisabeth descobre uma foto de 1921 da Sic Mundus e vê Noah lá. Ela conta a Peter, que conta a Charlotte (Charlotte e Peter estão trabalhando juntos a fim de descobrir mais sobre viagem no tempo), que continua pensando quais segredos seu avô, Tannhaus escondia.
  • 21-22 de Junho: Jonas B leva Hannah para 1987 para que ela possa ver Mikkel/Michael, provando assim, que viagem no tempo é real e confirmar que Mikkel não está morto, nem desapareceu.
  • 22-23 de Junho: Claudia de 1987 viaja para 2020 e vai para a casa de sua filha Regina. Ela descobre que Regina está em estágio avançado de câncer e decide ir vê-la. Regina fica chocada, mas reconhece sua mãe na hora. Claudia pede desculpa por não ter sido uma mãe melhor. Hannah, Charlotte, Peter e Jonas B se reúnem no bunker dos Doppler e descobrem sobre viagem no tempo ao compartilhar histórias sobre viagem no tempo, buracos de minhoca e o que irá acontecer a Winden. Claudia vai até a livraria de Winden e descobre que seu pai, Egon morre em 26 de Junho de 1987, e que ela havia desaparecido misteriosamente de seu trabalho na usina nuclear em 1987.
  • 27 de Junho: Jonas B se encontra com Magnus, Bartosz e a irmã mais velha de Elisabeth, Fransziska e viaja com eles para o futuro para salvá-los do apocalipse. Jonas A tenta salvar Martha do apocalipse, mas é confrontado por Adam, que atira e mata Martha, e conta a Jonas que a morte de sua amada era necessária. A Usina Nuclear de Winden explode, devastando Winden e matando quase todos os seus habitantes. Fica implícito que os efeitos de um apocalipse nuclear se espalharam pela Europa, se não para todo o mundo. Uma Martha de uma dimensão alternativa aparece e leva Jonas A com ela, para onde ela veio.



                   Winden 2052-2053                   

Dark: Linha do tempo da série da Netflix explicada!A Winden do futuro está presa em um inverno nuclear seguindo os eventos da destruição da usina em 2020. Muito poucos sobreviveram e os que sobreviveram, agora são liderados por uma Elisabeth Doppler mais velha. Ela e outros sobreviventes de Winden estão tentando descobrir como usar a “Partícula de Deus” que agora existe nas profundezas da usina, acreditando que ela pode ser a chave para reverter o apocalipse.

Em 2052:

  • Jonas viaja de dentro do bunker Doppler em 1986 para Winden de 2052. Ele é encontrado por um grupo de sobreviventes, e um deles acaba por nocauteá-lo.

Em 2053:

  • Jonas escapa da custódia dos sobreviventes e se refugia na casa de sua infância. Ele sai para reunir suprimentos ao longo do dia. Ele também testemunha um homem francês ser executado por Elisabeth Doppler, agora a líder dos sobreviventes, que executou o francês por atravessar os muros da antiga usina para reunir informações da “Partícula de Deus”, que a entidade costumava usava viajar no tempo e o que outros suspeitavam que reverteria o inverno nuclear.
  • Durante uma visita dentro das profundezas da usina, Jonas descobre um buraco de minhoca ativo, porém instável. Ele ouve áudios das descobertas de Claudia Tiedemann de 1986 da natureza do buraco de minhoca e descobre que ele precisa ser estabilizado com a quantidade certa de eletricidade e consegue estabilizar o buraco de minhoca por um curto período de tempo mas precisam de outros suprimentos para torná-lo estável tempo o suficiente para uma viagem.
  • Jonas e outros sobreviventes voltam para a usina.
  • Jonas viaja de 2053 para a Winden de 1921.
  • Elisabeth decide ir até as profundezas da usina. Enquanto ela está lá embaixo, os seguidores de Adam em 1921 estabilizam e abrem buracos de minhoca através de vários períodos. Elisabeth vê sua mãe, Charlotte em 2019, através de uma janela do tempo. As duas tocam as mãos.

O que você achou da série? Confusa? Esperamos que essa timeline te ajude a compreender melhor os acontecimentos. Se deixamos passar algo, comente abaixo que iremos adicionar!

A segunda temporada de Dark estreou no dia 21 de junho na Netflix!

Comentários