PRIMEIRAS IMPRESSÕES – Santa Evita (Minissérie, 2022, Star+)

    A série Santa Evita é baseada no livro homônimo do escritor argentino Tomás Eloy Martínez e narra a história de vida e pós morte da líder política Evita Perón. Na produção executiva está a atriz mexicana Salma Hayek, com roteiro de Marcela Guertye direção de Rodrigo García e Alejandro Maci

    No elenco estão Natalia Oreiro, Ernesto Alterio, Diego Velázquez, Francesc Orella e Darío Grandinetti. A série estreia no dia 26 de junho na Star+, mesmo dia de falecimento de Evita. 

    SINOPSE

    María Eva Duarte de Perón (Natalia Oreiro), também conhecida como Evita, foi uma importante líder política da Argentina. Após a morte aos 33 anos de idade, seu corpo foi embalsamado, ficou exposto à visitação por um período e chegou a ser roubado. Agora, eventos reais e ficção se misturam para contar as histórias de vida da ex-primeira-dama argentina. 

    ANÁLISE

    A ficção não tem obrigação com a realidade, a partir de licenças poéticas é possível reinventar a história, ainda que às vezes não seja de bom tom. Mas, como apontou o escritor argentino Tomás Eloy Martínez, escrever a história é diferente de inventar e principalmente, na América Latina, realidade e ficção tendem a se confundir. Dessa forma, Santa Evita acompanha todo o desenrolar de uma história que parece surreal e que no final das contas faz sentido dado a magnitude de uma única mulher. 

    Evita Perón foi uma líder política, mais do que isso, foi uma líder espiritual para a Argentina. De origem humilde, aos 15 anos se tornou atriz em Buenos Aires, após se envolver em causas beneficentes conheceu Juan Domingo Perón, então vice-presidente da Argentina em 1944. Pouco depois Perón foi eleito presidente do país e casou-se com Evita em 1946. Durante sete anos, Evita criou uma verdadeira comoção no povo argentino: apoiadora da classe trabalhadora, dos direitos humanos, das mulheres, das crianças e dos mais humildes. A primeira dama se tornou um símbolo em seu país e uma das mulheres mais importantes e poderosas do mundo em seu tempo. 

    Tragicamente, Evita faleceu em 26 de julho de 1952, aos 33 anos, em decorrência de um câncer de útero. Seu corpo foi então embalsamado e exposto à visitação pública. Contudo, após o golpe de Estado que derrubou Perón em 1955, seu corpo foi roubado por militares e só entregue novamente ao ex-presidente em 1971. 

    A contextualização dos acontecimentos de vida e morte de Evita é importante para entender de que ponto a série da Star+ parte. Santa Evita não se apega a detalhes para explicar os feitos e impacto de Evita na Argentina, em vez disso, prefere contar os acontecimentos após sua morte e como a primeira dama se tornou uma figura mítica. Nos primeiros episódios a produção acompanha os militares tentando se livrar de seu corpo, como também, uma investigação jornalística sobre seu paradeiro. Além disso, a série alterna entre flashbacks de sua infância e vida artística. 

    Apesar de ser uma série bem ambientada e que traz à tona um dos eventos mais importantes da Argentina, é evidente o desconforto que a exposição do corpo de Evita causa, visto que, em grande parte sempre está na presença de homens. Logo, a série faz questão de mostrar a obsessão dos homens com o corpo de Evita e o quanto ela era desejada e temida. 

    Para mais, Santa Evita é uma série que requer atenção dobrada, visto que é fácil se perder entre os flashbacks e diferentes linhas temporais. A narrativa lembra bastante histórias de true crime com uma boa dose de suspense a partir de investigações e alguns mistérios que rondam a figura de Evita. Os atores estão muito bem caracterizados, em especial, Natalia Oreiro têm um grande presença no papel de Evita. Resta saber se a série manterá sua qualidade e principalmente, se fará jus a María Eva Duarte de Perón, popularmente conhecida como Evita Perón. 

    VEREDITO

    Santa Evita é uma série que traz à luz a figura de Evita Perón, ainda que sua existência seja envolta de mistérios. Nos primeiro episódios é interessante é ver os esforços falhos dos militares para que Evita não se tornasse um mito após a sua morte. Ainda que ela tenha partido, suas ideais e essência permanecem até os dias de hoje na Argentina e na América Latina. 

    Santa Evita estreia dia 26 de julho no Star+. Confira o trailer:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA – Manifest (2ª temporada, 2020, NBC)

    A segunda temporada de Manifest aprofunda ainda mais a história sem resolver arcos do passado. Mas isso é bom, ou ruim?

    Sandman: Quem é quem na série da Netflix?

    Sandman é um dos grandes lançamentos do mês de agosto na Netflix e conta com um bom elenco. Confira agora os principais nomes da série.

    PRIMEIRAS IMPRESSÕES – Sandman (1ª temporada, 2022, Netflix)

    Sandman chega na Netflix amanhã, 05 de agosto. Veja o que achamos dos primeiros episódios da adaptação das HQs de Neil Gaiman!

    Sem Limites: Quem é o elenco da série do Prime Video?

    A minissérie Sem Limites conta a história de Fernão de Magalhães em sua empreitada de mapear um novo caminho até as Índias. Conheça o elenco!