REVIEW – Microfone PM422 USB (2020, Maono)

    O microfone PM422 USB da Maono é um aparelho voltado para podcasters, criadores de conteúdo online e cantores que buscam a comodidade do plug & play. Por possuir entrada USB, o PM422 é configurado de forma rápida e intuitiva.

    A Maono é uma empresa focada no desenvolvimento de microfones e aparelhagem de áudio profissionais. A companhia também comercializa acessórios como headphones, isolation shields, pop filters e muito mais. Lançado em 2020, o PM422 USB é um dos modelos mais recentes de plug & play da Maono.

    Transparência: essa não é uma avaliação paga. A Maono nos enviou o produto para avaliação e, portanto, essa análise é imparcial e sem qualquer vínculo comercial com a empresa.

    Confira abaixo a nossa análise do microfone PM422 USB.

    CARACTERÍSTICAS

    O PM422 USB é um microfone profissional plug & play que possui padrão polar cardióide, tecnologia que reduz a captação de sons laterais e traseiros, melhorando o isolamento da fonte sonora desejada. O aparelho também possui articulação com qualidade de estúdio e inteligibilidade perfeita para canto, podcasting, locução, gravação em campo e gravação em estúdio doméstico.

    Features

    Resposta de freqüência: Hz-20 20kHz
    Taxa de amostragem: 192kHz/24bit
    Requisitos de alimentação: USB (5V DC)
    Cabo USB: USB A para B, 2.5m de comprimento
    Controle Mute: painel de toque

    ANÁLISE DO MICROFONE PM422 USB

    Qualidade sonora a um preço acessível é algo difícil de encontrar. Dentre as diversas experiências que eu já tive com aparelhos de áudio e som, poucas foram as vezes em que eu consegui gravar um áudio limpo, de qualidade, sem que precisasse ser tratado em uma pós-produção.

    É óbvio que, com produtos premium, é muito mais fácil chegar a esse resultado. Entretanto, quando pesquisamos por produtos com melhor custo-benefício e que possam melhorar a forma de produzirmos vídeos e podcasts, a tarefa se torna um pouco mais complexa.

    O microfone PM422 USB da Maono é um aparelho com um material premium de qualidade. O ótimo acabamento é perceptível logo quando você abre a caixa, pois o microfone é um pouco pesado e possui um ótimo revestimento de alumínio.

    Avaliando o kit como um todo, o PM422 USB vem acompanhado de um braço para apoio do microfone, uma espuma e o pop filter (ambos utilizados para diminuição de ruídos). Seu preço base é de US$ 87,99, ficando abaixo do valor de produtos premium de outras marcas como a Blue Yeti, JBL e Zoom.

    Visualmente, o PM422 é muito bonito. Claro que só o visual não deve ser a principal característica para você escolher um microfone, mas no uso da aparelhagem para gravação de vídeos e lives, o design ajuda muito e compõe o ambiente. Sua configuração também é feita em questão de minutos, pois a função plug & play torna tudo extremamente fluido. É só conectar o USB no seu computador e ele estará pronto para uso em todos os seus softwares.

    O primeiro teste que eu fiz com esse microfone foi durante esta live no Youtube utilizando a ferramenta StreamYard. Em comparação ao meu aparelho anterior, um microfone não tão profissional assim, a diferença na captação e isolamento do áudio é nítida. Eu já tive problemas de captação pelo StreamYard com outros aparelhos, inclusive com fone de ouvido, mas isso não aconteceu com o PM422.

    REVIEW - Microfone PM422 USB (2020, Maono)

    Em lives na Twitch, por exemplo, outra ótima performance: mesmo que você esteja há uma certa distância do microfone enquanto joga, é possível captar o áudio perfeitamente, sem que ele se perca em meio aos efeitos sonoros e trilhas dos games.

    O botão de mute com touch é muito útil, pois além de não possuir o barulho de um botão comum (que acaba sendo captado durante a gravação), ele também tem um efeito LED muito bonito e intuitivo, ficando com uma luz vermelha quando o áudio está mutado. Dessa forma, fica fácil pausar a captação de áudio em momentos de necessidade e também se orientar para saber se o áudio está ligado ou não.

    A possibilidade de acoplar um fone de ouvido direto no microfone e ouvir seu áudio enquanto grava também é um recurso muito útil. Dessa forma, você pode analisar se o microfone está configurado corretamente e se os níveis do áudio estão de acordo com o que você estipulou.

    Um diferencial do PM422 USB é a forma como ele consegue dar peso aos graves dos áudios, tornando a captação mais nítida. Os agudos não ficam estridentes, o que é um problema em alguns microfones, principalmente quando não se tem um setup profissional para equalizar e tratar o áudio numa pós-produção.

    O microfone só possui o padrão cardióide, o que pode ser uma limitação para quem busca um aparelho que possua mais de uma atribuição (stereo, omnidirecional etc). Entretanto, ele é uma ótima escolha para quem está começando a desenvolver conteúdo com mais qualidade na internet e certamente entregará um ótimo resultado.

    VEREDITO

    O PM422 USB da Maono é uma ótima opção de microfone para podcasters, streamers e criadores de conteúdo digital. Com um ótimo custo-benefício, design belíssimo e materiais premium, o modelo é uma ótima aposta da Maono para competir com outras grandes marcas do segmento de áudio profissional.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    REVIEW – Thunderobot G25 (2022, Thunderobot)

    O Thunderobot G25 é uma opção de entrada para controles que funcionam com sistemas de PC e Android em modos cabeados ou wireless.

    REVIEW – EasySMX ESM-9124 (2022, EasySMX)

    Vale a pena comprar EasySMX ESM-9124? Leia o review do controle multiplataforma que funciona para Nintendo Switch, PC, Android e iOS.

    REVIEW – Thunderobot G70 (2022, Thunderobot)

    Veja o que achamos do controle mecânico Thunderobot G70. Conheça o controle, a ficha técnica e seus prós e contras para sua gameplay!

    REVIEW – Teclado Mecânico K835 (2022, Logitech)

    O K8935 é um ótimo teclado mecânico da Logitech. Seu custo-benefício o coloca à frente de muitos teclados mecânicos do mercado.