CRÍTICA – Rugas (2021, Devir)

    Nesse mês de março a editora Devir está republicando o emocionante quadrinho Rugas, do quadrinista espanhol Paco Roca. Esse foi o primeiro trabalho do autor publicado no país.

    O quadrinho já se encontra em pré-venda e está com lançamento previsto para 12 de abril.

    SINOPSE

    Internado em um asilo para idosos porque sofre de Alzheimer, Emílio encara a vida comunitária como uma prova difícil de se vencer. Mas ele aceita rapidamente o seu novo ambiente e decide lutar para escapar da decadência que sua doença o levará.

    ANÁLISE

    A trama de Rugas se inicia com uma visão da juventude de Emílio, de quando era gerente de um banco, mas isso logo muda ao vermos nosso protagonista já na terceira idade vivendo na casa do filho; e sua família tendo dificuldades em estabilizar a vida profissional com os cuidados do Sr. Emílio que já apresenta sinais de Alzheimer.

    Com isso, a família toma a difícil decisão de deixar o Sr. Emílio em um asilo para idosos, a partir daqui acompanhamos a nova vida de Emilio na casa junto de seus habitantes que apresentam histórias de abandono e memorias da juventude.

    Os personagens de Rugas são inspirados em pessoas reais, pois o autor teve a preocupação de frequentar durante um tempo esses asilos para produzir uma trama o mais próximo possível da realidade dessas pessoas que vivem nesses locais.

    Além da maneira brilhante que Paco Roca escreve suas histórias, seu traço não fica atrás, pois apesar de ter um traço simples mais repleto de detalhes, o mesmo expressa o sentimento de cada personagem de uma forma muito linda. Em paralelo, sua colorização apresenta cores vibrantes que dão um tom maravilhoso para toda a obra.

    O destaque de Rugas vai para a maneira que Roca apresenta as consequências de uma pessoa que começa a ter o Alzheimer e que infelizmente não quer aceitar essa doença que destrói a memória e outras funções mentais.

    Em outras palavras, Rugas é um quadrinho formidável que toca em temas como velhice e Alzheimer de forma cômica, emocionante e dramática. Paco Roca tem uma magia especial em contar histórias humanas, repleta de personagens que parecem já ter participado de algum momento da nossa vida.

    VEREDITO

    Rugas é um quadrinho cheio de humor, mas que de repente vai te deixar com olhos marejados ao final de sua leitura.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Autor: Paco Roca

    Editora: Devir

    Páginas: 108

    Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

    Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

    Artigos relacionados

    85 anos da Marvel: Do sucesso dos quadrinhos à gigante da indústria cinematográfica

    Há 85 anos, a Marvel Comics estreava no mundo das HQs e dos super-heróis. Conheça a história de uma das marcas mais famosas da cultura pop!

    Rhino: Conheça o vilão presente no live-action de Kraven, o Caçador

    Aleksei Sytsevich também conhecido como Rhino tem uma força e durabilidade incríveis e inimigo de longa data do Homem-Aranha e do Hulk.

    Quando Doutor Destino se Torna Herói: A história do Infame Homem de Ferro

    Embora O Infame Homem de Ferro esteja sendo mencionado sobre o retorno de Robert Downey Jr. como Doutor Destino, a trama é inversa. Entenda!

    Guerras Secretas: Conheça o arco que será adaptado pela Marvel

    As Guerras Secretas serão adaptados pela Marvel mas com uma leve mudança. Doutor Destino estará no centro de toda trama e não Kang.