Noites Sombrias #41 | Diretoras do medo: Qual sua favorita?

    O terror cinematográfico para a maior parte de sua história tem sido quase exclusivamente contada por homens, porém depois de um progresso minúsculo de 1980 a 2010, a porta se abriu e um fluxo de grandes diretoras têm chegado ao gênero; em parte devido à mudança social, em parte devido a redes e contatos, mas esse movimento é principalmente devido ao puro talento e mérito dessas mulheres.

    E por que o terror está ajudando a liderar o ataque? À primeira vista, pareceria um gênero estranho carregar uma tocha feminista, dada toda a vitimização e misoginia na história do tipo. Mas, lembre-se de que o terror sempre recompensa aqueles que correm riscos. É uma entrada de baixo custo com retornos potencialmente grandes, onde você pode experimentar com seu estilo e voz, e como você pode fazer isso de maneira barata e ainda ser reconhecido no circuito de festivais, pode se tornar extremamente recompensador.

    E não podemos deixar de falar sobre a cineasta Kathryn Ann Bigelow, que se tornou a primeira mulher a ganhar um Oscar de melhor direção por Guerra ao Terror. O prêmio também era disputado por Avatar de James Cameron, ex-marido de Kathryn.

    Pensando em tudo o que essas mulheres incríveis passaram para ocuparem seu espaço no cinema, listei alguns dos melhores filmes de terror dirigidos por “Elas”:

    QUANDO CHEGA A ESCURIDÃO (1987, Kathryn Bigelow)

    Sinopse: Caleb (Adrian Pasdar) é seduzido por Mae (Jenny Wright), uma bela garota que também é uma vampira. Após ser mordido e transformado em uma criatura da noite, Caleb se junta a uma gangue de vampiros que aterroriza o interior dos Estados Unidos.

    Elenco: Adrian Pasdar, Jenny Wright, Lance Henriksen e Bill Paxton.

    PSICOPATA AMERICANO (2000, Mary Harron)

    Sinopse: Patrick Bateman (Christian Bale) é um jovem, branco, bonito e sem nada que o diferencie de seus colegas de Wall Street. Protegido pela conformidade, privilégio e riqueza, Bateman também é um serial killer, vaga livremente e sem receios em busca de uma nova vítima. Seus impulsos assassinos são abastecidos por um zeloso materialismo e uma inveja torturante quando ele encontra alguém que possui mais do que ele. Após um colega dar-lhe um cartão de visitas melhor que o seu em tinta e papel, a sede de sangue de Patrick Bateman surge e ele aumenta ainda mais suas atividades homicidas, tornando-se um perigoso e violento psicopata.

    Elenco: Christian Bale, Willem Dafoe, Jared Leto e Reese Witherspoon.

    BABADOK (2014, Jennifer Kent)

    Sinopse: Seis anos já se passaram desde a morte de seu marido, mas Amelia (Essie Davis) ainda não superou a trágica perda. Ela tem um filho pequeno, o rebelde Samuel (Noah Wiseman), e tem dificuldades para amá-lo. O garoto sonha diariamente com um monstro terrível e ao encontrar um livro chamado The Babadok reconhece imediatamente seu pesadelo. Certo de que Babadok deseja matá-lo, o menino começa a agir irracionalmente, para desespero de Amélia.

    Elenco: Essie Davis, Daniel Henshall, Noah Wiseman e Hayley McElhinney.

    BOAS MANEIRAS (2017, Juliana Rojas)

    Sinopse: Ana (Marjorie Estiano) contrata Clara (Isabél Zuaa), uma solitária enfermeira moradora da periferia de São Paulo, para ser babá de seu filho ainda não nascido. Conforme a gravidez vai avançando, Ana começa a apresentar comportamentos cada vez mais estranhos e sinistros hábitos noturnos que afetam diretamente Clara.

    Elenco: Isabél Zuaa, Marjorie Estiano, Cida Moreira e Miguel Lobo.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | 5 filmes para entender a nova era do horror no cinema nacional

    SAINT MAUD (2019, Rose Glass)

    Sinopse: Em Saint Maud, acompanhamos a vida de uma jovem enfermeira que acabou de receber alta psiquiátrica. Agora encarregada dos cuidados de Amanda (Jennifer Ehle), uma dançarina aposentada devastada pelo câncer, a fé fervorosa de Maud (Morfydd Clark) rapidamente se transforma em uma obsessão de que ela precisa salvar a alma da mulher, antes que ela seja condenada eternamente ao inferno. Entretanto, forças sinistras e seu próprio passado pecaminoso ameaçam pôr fim a sua sagrada vocação.

    Elenco: Morfydd Clark, Jennifer Ehle, Lily Frazer e Lily Knight.

    RELÍQUIA MACABRA (2020, Natalie Erika James)

    Sinopse: Em Relic, quando a idosa Edna (Robyn Nevin) desaparece inexplicavelmente, sua filha Kay (Emily Mortimer) e sua neta Sam (Bella Heathcote) correm para a decadente casa de campo de sua família, encontrando pistas de sua crescente demência espalhadas. Depois que Edna retorna tão misteriosamente quanto desapareceu, a preocupação de Kay de que sua mãe pareceu relutante ou incapaz de dizer onde ela estava entra em conflito com o entusiasmo de Sam em ter sua avó de volta. Conforme o comportamento de Edna se torna cada vez mais volátil, as duas começam a sentir que uma presença insidiosa na casa pode estar assumindo o controle dela.

    Elenco: Emily Mortimer, Robyn Nevin, Bella Heathcote e Chris Bunton.

    RUA DO MEDO: 1666 (2021, Leigh Janiak)

    rua do medo - netflix

    Sinopse: A terceira parte da trilogia adaptada da obra de R.L. Stine, um grupo de pessoas de um pequeno vilarejo colonial é vítima de uma brutal perseguição religiosa durante o século XVII, o que causa efeitos desastrosos por séculos jogando uma maldição assustadora em todos os moradores daquele lugar.

    Elenco: Kiana Madeira, Ashley Zukerman, Gillian Jacobs e Olivia Welch.

    A LENDA DE CANDYMAN (2021, Nia DaCosta)

    Sinopse: Em um bairro pobre de Chicago, a lenda de um espírito assassino conhecido como Candyman (Tony Todd) assolou a população anos atrás, aterrorizando os moradores do complexo habitacional de Cabini Green. Agora, o local foi renovado e é lar de cidadãos de alta classe. O artista visual Anthony McCoy (Yahya Abdul-Mateen III) e sua namorada, diretora da galeria, Brianna Cartwright (Teyona Parris), se mudam para Cabrini, onde Anthony encontra uma nova fonte de inspiração. Mas quando o espírito retorna, os novos habitantes também serão obrigados a enfrentar a ira de Candyman.

    Elenco: Yahya Abdul-Mateen II, Teyonah Parris, Nathan Stewart-Jarrett e Colman Domingo.
    Direção: Nia DaCosta

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘O Agente Secreto’ é o clímax do cinema político e afetivo de Kléber Mendonça Filho

    Aviso de antemão que tentei maneirar bastante nos spoilers de O Agente Secreto, mas coisa ou outra acabou saindo pelos poros.A primeira vez que...

    Conheça os vampiros mais marcantes da cultura pop

    Os vampiros conquistaram seu lugar de destaque na cultura pop; esses seres sedutores e sombrios continuam a cativar a imaginação do público.

    CRÍTICA: ‘Invocação do Mal 4: O Último Ritual’ encerra uma jornada de uma geração

    Invocação do Mal 4: O Último Ritual nos lança pelo capítulo final da jornada dos Warren. Confira o achamos do filme e mais.

    CRÍTICA: Em ‘Premonição 6: Laços de Sangue’ fugir da morte é coisa de família

    'Premonição 6' nos mostra que sobrevivência é um trabalho de família. Ou pelo menos, às vezes, precisa ser.