CRÍTICA – The King of Fighters XV (2022, SNK)

    The King of Fighters XV, também chamado de KOF XV, é o mais novo capítulo na Saga Shun’ei e ocorre logo após os eventos de The King of Fighters XIV; a narrativa gira principalmente em torno de dois lutadores com poderes sobrenaturais, Shun’ei e Isla, entre outros personagens que retornam enfrentando ameaças revividas.

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    O mais novo título da franquia chega ao PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X | S e PC (Steam e Epic Games Store) nesta quinta-feira (17).

    O game não estará disponível para Xbox One e a razão da indisponibilidade no console da Microsoft segue um mistério.

    SPOILER: Na segunda-feira (14) teremos live do game em nosso canal no YouTube.

    SINOPSE

    Apenas os lutadores mais fortes do mundo podem competir no maior torneio de artes marciais do mundo. Embora um ser misterioso chamado Verse tenha destruído a arena KOF, sua ameaça foi reprimida graças aos bravos esforços dos desafiantes vencedores.

    O tempo passou desde o encerramento daquele torneio tumultuado, e o próximo KOF começa, apoiado por um novo patrocinador. Enquanto isso, Chizuru Kagura sente algo interferindo no Selo de Orochi, também conhecido como Vontade de Gaia. Ela se une a Kyo Kusanagi e Iori Yagami para se juntar ao torneio e investigar.

    Em meio a esses inúmeros motivos, lutadores ressuscitados após a derrota de Verse também se juntam à briga. Mais uma vez, uma tempestade está no horizonte.

    ANÁLISE

    Desde sua estreia em 1994, a série de jogos de luta The King of Fighters tem levado o mundo à emoção com seus personagens atraentes e sistema de jogo único. Seis anos se passaram desde o último título da série (pasmem!), e agora KOF XV busca superar todos os seus antecessores em termos de gráficos, sistemas e experiência online. E isso foi apresentado em seu slogan:

    Quebrar todas as expectativas“.

    Informaçãos técnicas

    The King of Fighters XV é o primeiro jogo da franquia a usar o Unreal Engine 4 e também o primeiro a usar a rede de reversão GGPO, o novo título segue o antecessor com combates que acontecem sob uma perspectiva 2.5D – ou seja, com gráficos tridimensionais sob um plano 2D; iguais aos do KOF XIV, porém melhorados.

    Personagens

    Tela de seleção do primeiro Beta aberto.

    Com um total de 45 personagens (incluindo DLCs) já confirmados e mais duas equipes a serem lançadas como DLCs; o novo título irá superar seu antecessor, que contava com 50 personagens incluindo duas DLCs, um subchefe e o chefão final.

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    Dificuldade

    Se comparado com KOF XIV a dificuldade está finalmente balanceada. Agora o jogador finalmente sente algum grau de dificuldade ao enfrentar as equipes até chegar ao último desafio (que também foi balanceado; no caso, “nerfado”). Resumidamente, antes era “um passeio” até o chefão final, já o chefão final era uma apelação total. Agora em KOF XV todas as lutas – no modo história, no caso – são mais equilibradas.

    Modo online

    O netcode de rollback, tópico em alta na comunidade de jogos de luta, está confirmado em The King of Fighters XV. A tecnologia faz com que ambos os jogadores estejam sempre sincronizados nas partidas online, dispensando o atraso na resposta dos comandos, comum em outros games com o chamado netcode de delay. Com isso, a ideia é que a comunidade de jogadores seja ainda maior no ecossistema online de KOF XV.

    Observação: Até a data de publicação deste crítica, não consegui encontrar adversário para testar o modo online; tendo em vista que o lançamento do game será apenas no dia 17.

    Barra de energia

    Agora o jogador não precisa esperar ter sua barra totalmente cheia para realizar golpes especiais, além de também ser possível realizar golpes simples, porém mais fortes (“energizados”) que consomem uma parte de sua barra de energia. O que não é muito útil para quem não conhece os comandos de um determinado personagemos ou os noobs como esse que vos escreve, por exemplo. Mas, para os pro-players será uma possibilidade de realizar combos incríveis.

    VEREDITO

    Visualmente o jogo está muito bonito, desde o menu principal, passando pela tela de seleção de personagens até o loyaout da tela de combate, porém as cutscenes poderiam ter sido melhor trabalhadas, saindo do 2.5D; durante a gameplay em si, efeitos visuais como impactos, magias e especiais parecem estar “mais coloridos” ou com uma cor mais forte; o que talvez gere certo desconforto para jogadores com olhos mais sensíveis a luminosidade.

    Apesar do bom número de lutadores, o título infelizmente conta apenas com 2 personagens jogáveis inéditos e 1 repaginado para fugir de direitos autorais envolvendo Tetsuo, personagem de Akira. #saudadesK9999

    A franquia já consolidada a muito tempo, parece seguir na busca da retomada de seus tempos de glória entre os gamers como foi com KOF 97 e KOF 2002; e parece que o mais recente título fará com que a franquia se aproxime cada vez mais de seu maior rival: Street Fighter V; principalmente nas competições online.

    Nossa nota

    3,0 / 5,0

    Assista ao trailer oficial legendado:

    The King of Fighters XV chega ao PS4, PS5, Xbox Series X | S e PC nesta quinta-feira (17).

    https://www.twitch.tv/feededigno

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