Em abril de 2020, uma das personagens mais importantes para a trajetória da DC Comics completou 80 anos de história. A nossa Selina Kyle, mundialmente conhecida como Mulher-Gato, teve suas evoluções ao longo dos anos, sendo sempre uma das personagens mais notáveis do Universo, não só dos quadrinhos, mas no cinema, TV, animações e até na moda com seu estilo marcante.
Com uma trajetória tão longa quanto a do Cavaleiro das Trevas, Selina possui uma narrativa que vai além da sensualidade que lhe é atribuída.
Aparecendo pela primeira vez em Batman #1, a Mulher-Gato estava muito longe da ladra que conhecemos e amamos hoje. Com uma peruca e óculos falsos, Selina Kyle se esgueira a bordo de um iate disfarçada de velhinha para roubar um colar de esmeraldas, apenas para entrar em conflito com Batman e Robin. Nessa primeira aparição, ela se chamava apenas A Gata.
Duas edições depois, ela aparece novamente, desta vez como Mulher-Gato. No entanto, seu visual ainda não era o que conhecemos hoje. Ela usava um vestido amarelo e uma capa laranja, com uma máscara de cabeça de gato assustadoramente realista.
ORIGENS DA MULHER-GATO
Selina Kyle possui diversas origens diferentes, além da sua primeira aparição na fase da Era de Ouro, dez anos depois, em Batman #62, é revelado que Selina é uma aeromoça com amnésia que se voltou para uma vida de crime depois de sofrer um golpe na cabeça durante um acidente de avião.
Em Brave and the Bold #197, de 1983, no entanto, ela admite que tudo isso era mentira. O que realmente aconteceu foi que, ao fugir de um marido abusivo, ela invadiu seu cofre particular para recuperar suas joias e gostou tanto que se tornou uma ladra.
Então, em Batman: Ano Um, de 1987, Frank Miller decidiu que Selina Kyle era na verdade uma garota de programa que foi inspirada a deixar essa vida por causa do Batman.
Enquanto isso, o filme Batman: O Retorno, de 1992, ignorou todas as origens anteriores da Mulher-Gato, desta vez fazendo de Selina uma secretária que, depois de ser jogada pela janela, é ressuscitada de forma sobrenatural por gatos – uma origem que foi adaptada para os quadrinhos durante o reboot dos Novos 52.
HABILIDADES DA MULHER-GATO
Num universo repleto de personagens carregados de super poderes, a Mulher-Gato se destaca por não ter nenhum. Todas as suas habilidades são reflexo do seu treino e experiência, ela é uma excelente lutadora e sua flexibilidade, resistência e velocidade a tornam bem perigosa.
Além disso Selina é uma sedutora, tendo já utilizado essa sua perícia para sair de algumas situações bem mais complicadas. Outra característica desta personagem é a sua facilidade em se disfarçar, adotando a identidade de outras pessoas.
EQUIPES
Durante sua trajetória, Selina Kyle já participou de várias equipes famosas no meio da vilania tendo filiações com os Renegados, Aves de Rapina, Sociedade Secreta dos Supervilões, Liga da Injustiça e Sereias de Gotham.
CURIOSIDADES
Selina pode ter saído de casa para se tornar uma ladra, mas sua irmã escolheu um caminho completamente diferente. Magdalene Kyle, também conhecida como Maggie, ingressou em um convento e se tornou freira. Pois é, ela e Selina são totalmente opostas. Onde Selina queria vingança pelos erros cometidos contra ela, Maggie pregava misericórdia.
OUTRAS MÍDIAS
A anti-heroína apareceu em diversas animações, games e até na TV, sendo elas:
ANIMAÇÃO
- Batman/Superman Hour (1968);
- Batman: The Animated Series (1992);
- The New Adventures of Batman (1997);
- The Batman (2004);
- Batman: The Brave And The Bold (2008);
- Batman: Year One (2011);
- DC Showcase: Catwoman (2011);
- Batman vs. Two Face (2017);
- Harley Quinn (2020);
- Batman: The Long Halloween (2021);
- Catwoman: Hunted (2022).
GAMES
- Batman: O Retorno (1992);
- Batman: A Série Animada (1993);
- As Aventuras de Batman e Robin (1994);
- Mulher-Gato (1999);
- Batman: Gotham City Racer (2001);
- Mulher-Gato: O Filme (2004);
- LEGO Batman (2008);
- Mortal Kombat Vs. DC Universe (2008);
- Batman: Os Bravos e os Destemidos (2010);
- Batman: Arkham City (2011);
- LEGO Batman 2 (2012);
- O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012);
- Injustiça: Deuses Entre Nós (2013);
- Batman: Arkham Origens (2013);
- LEGO Batman 3 (2014);
- Batman: Arkham Knight (2015);
- LEGO Dimensions (2015);
- DC Legends (2016);
- Batman: The Telltale Series (2016);
- Injustiça 2 (2017);
- Batman: The Enemy Within (2017);
- LEGO DC Supervilões (2018).
FILMES E TV
Várias adaptações de mídias relacionadas ao Batman levaram a Mulher-Gato para às telas. As atrizes Julie Newmar, Lee Meriwether e Eartha Kitt a interpretaram nas séries de televisão e filme do Batman na década de 60.
Uma das representações mais marcantes da personagem foi sem dúvida a performance inigualável de Michelle Pfeiffer, que viveu Selina Kyle em Batman: O Retorno (1992). Em 2004, veio a fatídica versão de Halle Berry que protagonizou o filme Mulher-Gato, um fracasso comercial e de crítica que assombra muitos fãs da anti-heroína até hoje.
Anne Hathaway interpretou uma versão da personagem no grande sucesso Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012). Aqui, o codinome “Mulher-Gato” nunca é mencionado, a personagem usa apenas Selina Kyle.
Já na série Gotham, as atrizes Camren Bicondova e Lili Simmons vivem, respectivamente, uma versão mais jovem e uma versão mais velha da anti-heroína.
The Batman que é dirigido por Matt Reeves e estrelado por Robert Pattinson, conta com Zoë Kravitz interpretando a Mulher-Gato, além de Jeffrey Wright como Jim Gordon, Paul Dano dando vida ao Charada, Colin Farrell como Pinguim entre alguns outros.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | DC Comics: 10 personagens femininas que merecem um filme solo
The Batman irá estrear no dia 3 de março de 2022 nos cinemas.
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!