Pinguim: Conheça um dos maiores vilões do Batman

    Oswald Chesterfield Cobblepot, também conhecido por Pinguim é um dos maiores antagonistas do Batman. Apesar da sua aparência inofensiva, ele é uma pessoa cheia de raiva e dotado de uma mente criminosa verdadeiramente sem escrúpulos. Com uma história de origem trágica e um império criminoso nas costas, o vilão pode parecer um inimigo fraco à primeira vista, mas é um rival à altura de Bruce Wayne.

    O vilão fez sua estreia na HQ Detective Comics #58, em 1941 e foi criado por Bill Finger e Bob Kane, os próprios criadores do Homem Morcego. Ele foi pensando em um personagem que consolidasse a corrupção e a criminalidade que consumia a cidade de Gotham por dentro. Com o passar dos anos, ele acabou se tornando um dos inimigos mais populares do Cavaleiro das Trevas.

    ORIGEM

    Oswald Chesterfield Cobblepot, membro de uma rica família de Gotham. No entanto, durante a infância, sofreu bullying por conta de sua baixa estatura, obesidade e seu nariz, parecido com um bico de pássaro.

    Quando ainda era criança, Oswald viu seu pai morrer de pneumonia após ficar encharcado durante uma tempestade. Por conta disso, sua mãe o forçava a carregar um guarda-chuva sempre que saia de casa, mesmo em dias ensolarados.

    A mãe do vilão também era dona de uma loja de pássaros. Como os animais foram seus únicos amigos na infância, ele desenvolveu uma obsessão muito grande por aves. Oswald Cobblepot até decidiu estudar ornitologia na faculdade, mas logo percebeu que sabia mais que seus professores.

    Então, ele resolveu que era melhor focar nos negócios e usou o dinheiro que possuía, já que a família era rica, para construir um lounge que recebia dos mais poderosos de Gotham.

    Com o nome de Iceberg Lounge, o ambiente passou a ser onde Pinguim fazia seus primeiros contatos com o crime. Por isso, ele passou a ser o inimigo do Cavaleiro das Trevas, já que tiveram vários embates.

    HABILIDADES

    Este é um dos vilões mais inteligentes que o Batman já defrontou. O Pinguim é excelente em planejar seus crimes e um ótimo líder, características que lhe concederam contatos por todo o mundo criminoso de Gotham. Mas sua inteligência não é a única arma que ele possui.

    Apesar da sua estatura, ele é um ótimo lutador de judô e boxe. Contudo, suas características atléticas eventualmente são alteradas nos quadrinhos, dependendo do autor.

    A sua arma preferida é o seu guarda-chuva, que usualmente esconde uma espada, mas em alguns quadrinhos esse seu acessório pode ser, na realidade, uma metralhadora ou até mesmo um lança-chamas.

    EQUIPES

    Oswald já participou de algumas equipes durante os seus 80 anos de história, se juntando aos grupos Liga da Injustiça, Sociedade Secreta dos Supervilões, Sindicato do Crime e até o Esquadrão Suicida.

    CURIOSIDADES

    No universo Terra Um, uma nova história de origem do Batman traz Oswald Cobblepott abandonando o manto de Pinguim e se tornando o prefeito de Gotham. A família Cobblepott tinha tanta fortuna e influência quanto à família Wayne; com os Cobblepotts servindo como empresários ou promotores públicos na cidade. Oswald planeja acabar com a competição com a família Wayne matando Thomas e Martha Wayne. No entanto, o casal foi assassinado em um assalto não relacionado em uma noite de eleição com o evento transformando Bruce Wayne em Batman. Bruce é mais tarde capturado pelo prefeito corrupto, mas quando sua identidade é comprometida, o leal mordomo de Bruce, Alfred, entra em cena e mata o Pinguim.

    OUTRAS MÍDIAS

    O vilão apareceu em diversas animações, games e até na TV, sendo elas:

    ANIMAÇÃO

    • Super Amigos (1973);
    • Batman: A Série Animada (1992);
    • O Batman (2004);
    • Batman: Os Bravos e Os Destemidos (2011)
    • Batman: Ataque Ao Arkham (2014)
    • Batman e o Longo dia das Bruxas: Parte 1 e 2 (2021);

    PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:

    CRÍTICA | Batman: O Longo Dia das Bruxas – Parte 1 (2021, Chris Palmer)

    CRÍTICA | Batman: O Longo Dia das Bruxas – Parte 2 (2021, Chris Palmer)

    GAMES

    • Batman Returns (1992);
    • The Adventures of Batman & Robin (1994);
    • Batman: Partners in Peril (1996);
    • Batman Chaos in Gotham (2001);
    • Batman Gotham Racer (2001);
    • Batman Justice Unbalanced (2004);
    • LEGO Batman The Videogame (2008);
    • DC Universe Online (2011);
    • Batman Arkham City (2011);
    • LEGO Batman 2 DC Super Heroes (2012);
    • Injustice (2013);
    • Scribblenauts DC Comics Adventure (2013);
    • Batman Arkham Origins (2013);
    • Batman Arkham Origins Blackgate (2013);
    • LEGO Batman 3 Beyond Gotham (2014);
    • Batman Arkham Knight (2015);
    • Batman: The Telltale Series (2016);
    • LEGO DC Super Villains (2018).

    CINEMA E TV

    O falecido Burgess Meredith se tornou o primeiro ator a interpretar Oswald em um projeto live-action. No entanto, suas adaptações mais famosas se deram no filme Batman: O Retorno (1992), onde foi interpretado por Danny DeVito, bem como na série Gotham (2014-2019), onde é um dos personagens principais e é vivido por Robin Lord Taylor.

    SUA PARTICIPAÇÃO EM THE BATMAN E SÉRIE SOLO

    Ainda não há mais detalhes confirmados sobre o projeto ou previsão de lançamento, mas tudo indica que a história da série de The Batman será inteiramente ambientada em Gotham e deverá contar toda a jornada de Oswald Chesterfield Cobblepot (Colin Farrel) até tornar-se o rei do crime da cidade.

    Além da série focada no vilão, o longa-metragem já tem outro programa derivado intitulado de Gotham P.D., apresentando a visão dos oficiais de polícia de Gotham sobre a cidade do crime, além de poder contar com o retorno de Jeffrey Wright como Comissário Gordon.

    Enquanto isso, The Batman é dirigido por Matt Reeves e estrelado por Robert Pattinson. O elenco da produção ainda conta com Zoë Kravitz interpretando a Mulher-Gato, Jeffrey Wright como Jim Gordon, Paul Dano dando vida ao Charada, Colin Farrell como Pinguim entre alguns outros.

    The Batman irá estrear no dia 3 de março de 2022 nos cinemas.

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Johanna Constantine: Quem é a personagem de Sandman?

    Criada por Neil Gaiman, a personagem Lady Johanna Constantine está presente nas HQs de Sandman e agora na série da Netflix inspirada na obra.

    A Casa do Dragão: Conheça Rhaenys Velaryon

    Conheça a Princesa Rhaenys Targaryen, conhecida como A Rainha Que Nunca Existiu. A personagem em A Casa do Dragão será vivida por Eve Best.

    Alto Evolucionário: Quem é o vilão de Guardiões da Galáxia Vol. 3?

    Alto Evolucionário foi criado por Stan Lee e Jack Kirby, estreou na HQ Thor #134 - Os Criadores de Pessoas, publicada em novembro de 1966.

    CRÍTICA | Prisioneiro dos Sonhos – Vol. 2: O Processo (2022, Comix Zone)

    Veja o que achamos da HQ Prisioneiro dos Sonhos - Vol. 2: O Processo que recebeu o Prêmio de Melhor Roteiro do Festival de Angoulême.