Resident Evil 4: O que queremos para o remake

    Resident Evil 4 é um dos títulos mais célebres da franquia de zumbis da Capcom. Afinal, na época de seu lançamento, RE4 revolucionou o gênero de ação e aventura em terceira pessoa. Na verdade, ele é tão celebrado que alguns fãs argumentam que não precisa de um remake, principalmente com a divisão de opiniões sobre os remakes da franquia depois do sucesso de Residel Evil 2 e do não tão popular Resident Evil 3.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Resident Evil 2 (2019, Capcom)

    Eu particularmente sou um grande fã de Resident Evil 4 e sinto-me dividido sobre o remake ser necessário ou não. Afinal é impossível saber se o título será bem sucedido como o remake de RE2. Por outro lado, a Capcom poderia voltar sua atenção para Dino Crisis que é uma franquia de peso e totalmente esquecida pelo tempo. 

    Mas, como Resident Evil 4 é um título popular e comercialmente bem-sucedido, trazê-lo de volta para os consoles de última geração não deixa de ser uma perspectiva empolgante, e já que não tem mais volta… Cabe a nós imaginarmos o que gostaríamos de ver na versão remake!

    LOBO

    Pode não parecer importante para a trama, mas gerou boas “tretas” entre os fãs do game original.

    No início do game original Leon encontra um lobo preso em uma armadilha e cabe ao jogador decidir o que fazer: ignorar o sofrimento do animal, libertá-lo ou até mesmo eliminá-lo. A segunda opção rende um momento interessante durante o combate contra um dos chefes do game, mas que não influencia o desenvolvimento da gameplay ou da trama qualquer que seja sua escolha para o animal.

    Por outro lado, os jogadores que escolheram eliminar o animal – seja para poupar o sofrimento ou mesmo por sadismo – eram frequentemente “julgados” por escolherem tal opção. Agora fica o questionamento: qual será a proporção que esse momento pode tomar nos dias atuais?

    O MERCADOR

    Provavelmente o personagem mais misterioso do quarto título da franquia, o “Mercador” era um cara mascarado com um sobretudo recheado de todo tipo de armas, munições e outros itens essenciais para a sobrevivência do jogador ao longo de sua gameplay. Era quase reconfortante encontrar esse lunático nos lugares mais improváveis ao longo do história.

    Podemos dizer que sua presença é indispensável para Resident Evil 4 Remake, afinal é como se o personagem fizesse parte da essência do game de 2005. Agora resta saber como a Capcom fará isso funcionar: os zumbis continuar “dropando” ouro? Joias, artefatos e moedas continuarão existindo para que essas compras possam acontecer?

    Ainda não há confirmações ou detalhes sobre as negociações na nova versão.

    “CABEÇA DE SACO DE PANO”

    A franquia sempre contou com a criatividade ao apresentar inimigos ao longo do percurso dos protagonistas, animais zumbis, monstros que escalam paredes, seres gosmentos cheios de tentáculos, etc. Mas, em Resident Evil 4 Dr. Salvador era mais conhecido como “o cara da serra elétrica” ou “o cabeça de saco de pano” e sem sombras de dúvidas foi o primeiro a eliminar muitos jogadores.

    Sua primeira aparição no game pegou muitos gamers de surpresa que em seu primeiro encontro com o adversário não tiveram tempo de reação suficiente para escapar da velocidade do ataque desse camponês alucinado com sua serra elétrica indo direto no pescoço de Leon e fazendo a cabeça rolar.

    É importante este memorável inimigo estar presente no remake, afinal: a primeira morte chocante de Resident Evil 4 a gente nunca esquece.

    VILÕES

    A franquia Resident Evil tem muitos vilões icônicos, desde Nemesis (RE3) à Lady Dimitrescu (RE Village), e Resident Evil 4 teve alguns no mínimo interessantes. Tivemos desde chefões menos “trabalhosos”, como El Lago até os mais complexos, como Salazar e Jack Krauser; e todos eles enriquecem muito o elenco de vilões do título original.

    Até o momento, o único confirmado que podemos ver no trailer de anúncio é Bitores Mendez, o xerife de um estranho vilarejo na Espanha tomado por pessoas descontroladas. Mendes é um dos infectados pelas Las Plagas, parasitas cultivados pelos Los Iluminados, a quem os habitantes servem.

    PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:

    Conheça Nemesis, o vilão mais assustador da franquia

    Lady Dimitrescu: Conheça a vilã de Resident Evil Village

    SEQUÊNCIAS DE QTS

    As sequências em Quick Time Events são famosas em muitas franquias, como God of War, por exemplo. E a Capcom já havia começado a introduzir o QTS no título anterior ao nos depararmos com Nemesis. E em Resident Evil 4, as sequências QTS ficaram mais parecidas com o que estávamos acostumados a ver em outros jogos e tornou-se algo divertido por trazer momentos de adrenalina alta na jornada de Leon.

    Espero que no remake tenhamos a oportunidade de correr de uma pedra gigante apertando X feito louco, pular entre lasers e até fugir da estátua gigante de Salazar. Precisamos aguardar para ver se o primeiro trailer com gameplay apresentará algo parecido com o QTS.

    TEMPO DE GAMEPLAY

    Resident Evil 4: Capcom aprova remake

    O quarto jogo de Resident Evil 4 é um dos maiores da franquia, senão o maior. São muitos lugares por onde o jogador passa com Leon, que agora já não é mais o policial novato de Resident Evil 2. Vilarejos, castelos, laboratórios, ruínas, são muitos cenários cheios de inimigos com diversas dificuldades.

    Resident Evil 3 que é muito provavelmente o mais curto da franquia, sofreu com a ausência da Torre do Relógio na sua versão remake, tornando o título ainda mais curto que o original. A esperança é que a Capcom não cometa o mesmo erro removendo cenários em Resident Evil 4 Remake.

    Na verdade a esperança é que com a oportunidade de relançar um dos títulos mais importantes da franquia para a nova geração de consoles, a Capcom possa ampliá-lo ao invés de podá-lo, aumentando assim a gameplay dos jogadores.

    ASHLEY, A INSUPORTÁVEL

    Ouvir os gritos de socorro de Ashley Graham, a filha do presidente dos EUA, talvez seja a coisa mais irritante de Resident Evil 4. Não pelos perigos que a jovem – desarmada – precisa enfrentar durante a missão de resgate de Leon, mas sim pela “burrice” da personagem. Muitas vezes ao longo do jogo original, a personagem mais atrapalha do que ajuda; transformando a missão de resgate – e a gameplay – num verdadeiro inferno.

    Por ser o objetivo principal do título, obviamente Ashley estará presente. Obviamente, seria pedir muito que a Capcom mudasse toda a trama para remover a jovem; por outro lado, será muito bem vindo se na versão remake que a personagem possa pelo menos possa utilizar algum tipo de arma para se defender; ou pelo menos ser mais ágil e esperta.


    Assista ao trailer de anúncio:

    Resident Evil 4 será lançado no dia 24 de março de 2023 exclusivamente para o PlayStation 5.

    LEIA TAMBÉM:

    Resident Evil: Confira os 5 melhores jogos da franquia

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    EU CURTO JOGO VÉIO #9 | ‘Paper Mario’ é o início incrível de uma franquia cheia de personalidade

    Paper Mario 64 é um mergulho em um dos melhores jogos de RPG do Nintendo 64. O game 2D nos lança em um mundo conhecido, ligeiramente diferente.

    CRÍTICA: ‘Sker Ritual’ combina terror com muita ação

    Sker Ritual é um fps de terror repleto de ação. O game é o sucessor espiritual do game do mesmo estúdio Maid of Sker.

    EU CURTO JOGO VÉIO #8 | ‘The Darkness’ era uma escapada da rotina dos FPS

    The Darkness é um jogo FPS desenvolvido pela Starbreeze e publicado pela 2K, lançado em 2007 para PlayStation 3 e Xbox 360.

    Indie World: Confira todos os anúncios da conferência da Nintendo

    A Indie World chegou rapidinho e trouxe incríveis anúncios. O evento anunciou indies que chegarão ao Switch durante todo o ano.