TBT #231 | Guardiões da Galáxia (2014, James Gunn)

    Guardiões da Galáxia é 10º filme da Marvel Studios e o 4º da Fase 2 do Universo Cinematográfico Marvel, a produção dirigida por James Gunn nos apresentou um grupo de super-heróis pouco conhecido do grande público.

    O longa é estrelado por Chris Pratt, Zoe Saldana, Dave Bautista, Vin Diesel, Bradley Cooper, Lee Pace, Michael Rooker, Karen Gillan, Djimon Hounsou, John C. Reilly, Glenn Close e Benicio Del Toro.

    SINOPSE

    Peter Quill (Chris Pratt) foi abduzido da Terra quando ainda era criança. Adulto, fez carreira como saqueador e ganhou o nome de Senhor das Estrelas. Quando rouba uma esfera, na qual o poderoso vilão Ronan (Lee Pace), da raça Kree, está interessado, passa a ser procurado por vários caçadores de recompensas. Para escapar do perigo, Quill une forças com quatro personagens fora do sistema: Groot, uma árvore humanóide (Vin Diesel), a sombria e perigosa Gamora (Zoe Saldana), o guaxinim rápido no gatilho Rocket (Bradley Cooper) e o vingativo Drax, o Destruidor (Dave Bautista). Mas o Peter Quill descobre que a esfera roubada possui um poder capaz de mudar os rumos do universo, e logo o grupo deverá proteger o objeto para salvar o futuro da galáxia.

    ANÁLISE

    Há quase uma década atrás fui ao cinema apenas com a confiança na Marvel Studios; afinal eu não conhecia os Guardiões da Galáxia e não tinha grandes expectativas para o longa de James Gunn. Entretanto, fui arrebatado pela magia da Sétima Arte.

    Desde o início, Gunn leva este filme a um caminho muito diferente do resto do UCM até então. Engraçado como em seus primeiros dias, as coisas mais próximas dessa franquia de uma ideia de outro mundo eram uma armadura e um cara ficando verde quando fica com raiva; agora temos espaçonaves alienígenas, guaxinins falantes, árvores sencientes, assassinos ciborgues e mulheres ninjas verdes.

    Com músicas de David Bowie, The Jackson 5, The Runaways e muitos outros; a trilha sonora é possivelmente a característica mais marcante de Guardiões da Galáxia e isso confirmou-se em seus dois outros filmes seguintes: Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017) e Guardiões da Galáxia Vol. 3 (2023).

    É incrível como o trabalho de direção, juntamente com o roteiro de Nicole Perlman (e James Gunn), somado com uma equipe talentosa é capaz de fazer. Temos aqui o melhor filme da Fase 2 do Universo Cinematográfico Marvel ou no mínimo empatado com Capitão América: O Soldado Invernal (2014).

    VEREDITO

    Guardiões da Galáxia é um filme engraçado, doido e irreverente, cheio de emoção, ação, ótimas atuações e personagens simpáticos. Não tenho dúvidas de que muitos espectadores ficaram com um sorriso no rosto e precisando respirar depois de tanto rir enquanto assistiam essa obra-prima de James Gunn.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Assista ao trailer:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em novembro

    Novembro já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em outubro

    Outubro já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    Maggie Smith: Conheça a atriz e seus 10 melhores trabalhos

    Muito conhecida por seu papel na franquia Harry Potter ao interpretar a Profª Minerva McGonagall, Maggie Smith faleceu hoje, aos 89 anos.

    ‘Bad Boys: Até o Fim’ eleva o tom da narrativa da franquia

    A franquia de filmes Bad Boys é um dos grandes sucessos das carreiras de Will Smith e Martin Lawrence e depois de muitos anos...