Ambientado na Los Angeles dos anos 2000, somos lançados à história de Memphis Raines, um ex-ladrão de carros que se vê forçado à voltar aos antigos hábitos a fim de salvar a vida de seu irmão. Após abrir mão de uma carreira promissora como um dos melhores ladrões de carros de Los Angeles e optar por levar uma vida pacata, Memphis retorna ao lar após 6 anos longe, para descobrir que a vida de seu irmão mais novo mudou bastante.
Estrelado por Nicolas Cage, Angelina Jolie, Tymothy Olyphant, Delroy Lindo e grande elenco, o filme é uma ode ao filmes de roubos. Sendo assim, Velozes e Furiosos que viria a ser lançado um ano depois parece ter bebido muito da fonte.
SINOPSE
Randall “Memphis” Raines (Nicolas Cage) um lendário ladrão de carros. Nenhuma fechadura ou alarme pode pará-lo e ele consegue roubar seu carro em apenas 60 segundos. Durante anos, Memphis iludiu a polícia local, aplicando todo tipo de golpe imaginável. Mas quando o cerco ficou muito intenso, ele decidiu por largar a vida de crimes e partir para uma vida completamente diferente. Mas agora, quando seu irmão caçula (Giovanni Ribisi) está tentando seguir seus passos no mundo do assalto a automóveis, Memphis volta a agir para tentar salvar a vida de seu irmão.
ANÁLISE
Após ser obrigado a voltar para o mundo do crime, Memphis se vê obrigado a roubar 50 carros em um prazo curtíssimo de 3 dias. Enquanto precisa montar uma equipe, antigos parceiros retornam, dando à vida do ex-ladrão um sentido de continuidade, cuja vida ele havia interrompido bruscamente na tentativa de não ser preso. Assim sendo, o filme é ambientado em uma janela de 4 dias e nesse período de tempo, acompanhamos uma história de gato e rato, enquanto ladrões tentam roubar uma quantidade obscena de carros, a polícia os acompanha de mais perto do que imaginam.
Sendo hoje, um clássico do cinema norte-americano de ação, 60 segundos elenca a incrível lista de filmes estrelado por Nicolas Cage no final do século XX. Quando comparamos o filme com outros da mesma época, vemos que ele acabou por mudar ligeiramente o cinema, assim como a franquia Bourne mudou para sempre a franquia 007.
Ao longo do suas quase duas horas, somos lançados por uma Los Angeles clandestina, e por um mundo conhecido por muitos. Sendo assim, o longa nos faz ser maravilhados com as sequências de perseguição e ação, os planos policiais para capturar os bandidos e impedir que eles obtenham êxito em seu plano.
VEREDITO
Quando paramos para pensar nos filmes de ação dos anos 90/2000, poucos atores acabam elencando a lista dos “brucutus” do cinema. Mas Nicolas Cage sempre foi um ator que chamou minha atenção, não só pelos filmes de ação como Con-Air, 8 Milímetros, A Outra Face e A Rocha, mas também por Arizona Nunca Mais, Adaptação e Atraídos Pelo Destino.
Ainda que Nicolas Cage tenha abraçado algumas das facetas de seus personagens, vê-lo como um ator de ação em 60 segundos é um dos motivos que me fazem entender a razão de adorar quase todos os filmes estrelados pelo ator.
5,0 / 5,0
60 Segundos está disponível no Star+.
Confira o trailer do filme:
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!