Bucky Barnes: Conheça o Soldado Invernal

    James Buchanan “Bucky” Barnes, ou como é mais conhecido: Soldado Invernal, é um herói da Marvel Comics criado por Joe Simon e Jack Kirby.

    Sua primeira aparição como Bucky Barnes foi na HQ Captain America Comics #1 em março de 1941 e mais tarde Ed Brubaker finalmente trouxe Bucky de volta à vida quando o restaurou em outro retcon, desta vez mostrando como ele se tornou o Soldado Invernal em Captain America – Vol. 5 #1 em janeiro de 2005.

    ORIGEM E EQUIPES

    James Barnes nasceu em Shelbyville, Indiana em 1925. O pai era um soldado responsável pelos treinamentos no campo de Leigh. Em certo momento, seu pai morre no mesmo campo e sua mãe fica sem condições financeiras para sustentar o filho. Motivados pela solidariedade, os soldados “adotam” Bucky e lhe ensinam tudo sobre armas e lutas.

    Foi nesse mesmo campo de treinamento que Bucky Barnes conheceu Steve Rogers, na mesma época em que o Capitão América começou a ser visto na região.

    Inesperadamente BuckySteve usando o traje do Capitão América e descobre que ele é o tal herói. Para manter segredo, Bucky Barnes pediu para ser o companheiro do herói. Juntos, Capitão América e Bucky Barnes lutaram contra os nazistas até o fim da guerra.

    Mais tarde os dois se juntaram ao Esquadrão Vitorioso, que nos anos 70 daria origem a um grupo chamado de Os Invasores. Bucky também foi o líder dos Jovens Aliados e foi quem organizou o grupo A Legião da Liberdade, entre a formação dos Invasores e o do pós-guerra Esquadrão Vitorioso. 

    No final da Segunda Guerra Mundial, Capitão América e Bucky Barnes tentam deter o roubo de um avião experimental pelo Barão Zemo. Porém, Zemo havia preparado uma armadilha, colocando explosivos no avião. A aeronave explode, lançando o Capitão América nas águas geladas do oceano. O corpo de Steve Rogers se mantém preservado em animação suspensa num bloco de gelo e depois de décadas ele é resgatado pelos Vingadores

    As forças americanas não encontraram o corpo de Bucky, presumindo que o mesmo estivesse morto. Descrito como caso encerrado para o exército americano, um general russo chamado Vasily Karpov o encontra e o traz de volta a vida. Ao acordar, Bucky Barnes não se lembrou de sua identidade, dando uma oportunidade para Karpov reprogramar sua mente e transformá-lo em um assassino conhecido por Soldado Invernal.

    Ele foi enviado por todo o globo, cometendo assassinatos políticos com enormes efeitos sobre a Guerra Fria.

    Após os acontecimentos da Guerra Fria, Bucky demostrou certa instabilidade mental e o mesmo foi mantido em imobilismo entre missões para impedir que se rebelasse por completo.

    No século XXI, tendo envelhecido apenas 5 anos desde seu acidente, devido ao longo tempo em animação suspensa, o Soldado Invernal dessa vez foi controlado pelo russo Aleksander Lukin (um menino adotado por Karpov durante uma batalha da Segunda Guerra Mundial), dono da Corporação Kronas e que depois foi dominado pelo Caveira Vermelha através do Cubo Cósmico.

    PODERES E HABILIDADES

    Bucky também perdeu o braço esquerdo onde foi implantado um braço biônico, que lhe deu força sobre-humana e reflexos que superam de longe os de um artista marcial, também pode disparar descargas elétricas, granadas e outros tipos de explosivos.

    Por ter um alto treinamento, Bucky quase nunca falha em suas missões, pois passa quase que despercebido por qualquer pessoa.

    Também é um dos assassinos mais letais do Universo Marvel e é capaz de utilizar qualquer tipo de arma de fogo.

    CURIOSIDADES

    Após a aparente morte de Steve Rogers, o Capitão América original, Bucky Barnes foi escolhido pelo Homem de Ferro (quando este era líder da S.H.I.E.L.D.) para ser o novo herói americano.

    Sua parceira nas missões e aventuras passaria a ser Natasha Romanoff, a Viúva Negra original. Ele, além do escudo do Capitão América, usaria uma pistola e uma faca de combate, além de aproveitar o implante cibernético no braço esquerdo, para ter mais força para segurar o escudo.

    Outro fato interessante é que por um breve período Rick Jones usou o uniforme de Bucky e tentou ser parceiro do Capitão América, mas Steve Rogers, ainda chocado com a morte do antigo amigo, recusou a parceria.

    OUTRAS MÍDIAS

     

    Bucky já apareceu em vários desenhos da Marvel como: Os Vingadores: Os Super-Heróis mais Poderosos da Terra e Vingadores Unidos. Ele também aparece em flashbacks do Capitão América no desenho Os Super Heróis Marvel.

    No Universo Cinematográfico Marvel, Bucky Barnes é interpretado pelo ator Sebastian Stan e teve a sua primeira aparição no filme Capitão América: O Primeiro Vingador (2011) e mais tarde teve um papel maior como Soldado Invernal no filme Capitão América e o Soldado Invernal (2014). 

    Após os acontecimentos de Vingadores Ultimato, Bucky retornará na série criada pela Marvel Studios para o Disney+: O Falcão e o Soldado Invernal, que mostra uma parceria entre Bucky e Falcão (Anthony Mackie). 

    LEIA TAMBÉM:

    Conheça Sam Wilson, o Falcão

    Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

    Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Estados Unidos da África’ é uma história que enche o coração de esperança

    Estados Unidos da África conta a história de Serge Ekondo, escrito por Anderson Shon com arte feita Daniel Cesart.

    Conheça os vampiros mais marcantes da cultura pop

    Os vampiros conquistaram seu lugar de destaque na cultura pop; esses seres sedutores e sombrios continuam a cativar a imaginação do público.

    Yasuke: O icônico samurai negro e suas principais adaptações

    A história do Japão feudal está repleta de figuras lendárias, mas poucas são tão intrigantes e únicas quanto Yasuke, o samurai negro.

    Um Completo Desconhecido: Conheça alguns dos feitos de Bob Dylan

    A vida de Bob Dylan chegou aos cinemas através da cinebiografia Um Completo Desconhecido, o longa é estrelado por Timothée Chalamet.